Clique aqui para voltar à página inicial  http://www.novomilenio.inf.br/ano02/0202c020.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 02/20/02 15:43:06
Clique na imagem para ir ao índice de Notícias 2002

NOTÍCIAS 2002

Banco Real compra o site WebMotors

O Banco Real adquiriu o portal WebMotors, especializado em serviços destinados ao setor automotivo. A instituição comprou todas as ações, incluindo as participações anteriormente pertencentes a fundos da GP Investimentos e ao JP Morgan Partners. A empresa continuará sob o comando dos fundadores do site, Sylvio Alves de Barros Netto, Helder Siqueira e Danton Velloso.

A decisão estratégica visa a aumentar a atuação do banco no mercado de Internet, no qual a instituição tem investido com sites específicos voltados para grupos de afinidade. "O WebMotors é o principal ambiente em rede de integração e relacionamento entre consumidores e empresas do setor automotivo, o que torna esta aquisição fundamental para ampliar nossa presença em comunidades na Internet e agregar nossos produtos e serviços ao segmento de veículos", ressalta Marcos Matioli, diretor executivo do Banco Real.

Com a transação, a estrutura e o foco de negócios do WebMotors serão mantidos e administrados pelos seus fundadores de forma independente. "A aquisição não mudará o foco de atuação do portal. O WebMotors continuará com a missão de ser o principal ambiente de compra, venda e manutenção de automóveis da Internet brasileira e esta missão implica diversidade, independência, transparência e qualidade de serviços e informações oferecidos ao consumidor de automóveis no Brasil", diz Sylvio Alves de Barros Netto, um dos fundadores do site.

Em 2001, o WebMotors registrou 4 milhões de visitantes únicos. O portal tem 2,2 milhões de usuários cadastrados e mais de 20 mil veículos são anunciados por mês no site. Atualmente, 95% da receita é resultante do provimento de soluções para cerca de 500 empresas, entre montadoras, seguradoras, concessionárias de veículos autorizadas, lojas independentes e fabricantes de autopeças, além de uns 12 mil prestadores de serviço do segmento de manutenção de automóveis.

O Banco Real é uma das primeiras instituições financeiras a oferecer atendimento segmentado pela Internet e em 2001 lançou os sites Espaço Real Médico e Espaço Real Universitário para oferecer conteúdo e serviços a estas comunidades, com as quais a instituição mantém um relacionamento de mais de 20 anos com produtos financeiros.

Empresas - Com atuação em mais de 70 países e cerca de 3,5 mil escritórios em todo o mundo, o ABN Amro possui um total de ativos de EUR 597,7 bilhões, o que o torna o oitavo maior banco europeu. No Brasil desde 1917, o ABN Amro adquiriu em 1998 o Banco Real e o Bandepe, e em 2001 o Paraiban, tornando-se o um dos maiores bancos privados a atuar no País. Isso significa que, atualmente, o Banco Real/ABN Amro mantém como uma de suas principais características a sinergia entre sua experiência em negócios globais e o foco na qualidade do atendimento no varejo bancário local. Combinados os resultados das empresas integrantes do grupo no Brasil, seus ativos totalizam R$ 34 bilhões e o patrimônio líquido, R$ 5,3 bilhões. São 2,9 milhões de correntistas e 4,8 milhões de clientes, com cerca de 4,5 mil pontos de atendimento em todo o País.

Já o WebMotors, fundado em 1995 pelos executivos Sylvio Alves de Barros Netto, Helder Carlos Sanches Siqueira e Danton Velloso, é dividido em três áreas: Compra & Venda, Motor Club e WebNews. É considerado o principal em audiência no segmento automotivo, pelo relatório divulgado pelo Ibope Net Ratings. Segundo esse instituto de pesquisa, em 2001 o portal teve, em média, 85% de alcance entre consumidores que buscam serviços e produtos automotivos na Internet. Do total de internautas ativos no Brasil, o WebMotors possui 4% de alcance, número quatro vezes superior à penetração do maior site do setor automotivo estadunidense (Autotraders.com) em relação à população ativa de usuários nos Estados Unidos.