NOTÍCIAS 2002
Banco Real compra o site WebMotors
O Banco Real adquiriu o portal
WebMotors, especializado em serviços destinados ao setor automotivo. A instituição comprou
todas as ações, incluindo as participações anteriormente pertencentes a fundos da GP Investimentos e ao JP Morgan Partners. A
empresa continuará sob o comando dos fundadores do site, Sylvio Alves de Barros Netto, Helder Siqueira e Danton Velloso.
A decisão estratégica visa a aumentar a atuação do banco no mercado de Internet, no qual a
instituição tem investido com sites específicos voltados para grupos de afinidade. "O WebMotors é o principal ambiente em rede de
integração e relacionamento entre consumidores e empresas do setor automotivo, o que torna esta aquisição fundamental para ampliar
nossa presença em comunidades na Internet e agregar nossos produtos e serviços ao segmento de veículos", ressalta Marcos Matioli,
diretor executivo do Banco Real.
Com a transação, a estrutura e o foco de negócios do WebMotors serão mantidos e
administrados pelos seus fundadores de forma independente. "A aquisição não mudará o foco de atuação do portal. O WebMotors
continuará com a missão de ser o principal ambiente de compra, venda e manutenção de automóveis da Internet brasileira e esta missão
implica diversidade, independência, transparência e qualidade de serviços e informações oferecidos ao consumidor de automóveis no
Brasil", diz Sylvio Alves de Barros Netto, um dos fundadores do site.
Em 2001, o WebMotors registrou 4 milhões de visitantes únicos. O portal tem 2,2 milhões de
usuários cadastrados e mais de 20 mil veículos são anunciados por mês no site. Atualmente, 95% da receita é resultante do provimento
de soluções para cerca de 500 empresas, entre montadoras, seguradoras, concessionárias de veículos autorizadas, lojas independentes
e fabricantes de autopeças, além de uns 12 mil prestadores de serviço do segmento de manutenção de automóveis.
O Banco Real é uma das primeiras instituições financeiras a oferecer atendimento segmentado
pela Internet e em 2001 lançou os sites Espaço Real Médico e Espaço Real Universitário para oferecer conteúdo e serviços a estas
comunidades, com as quais a instituição mantém um relacionamento de mais de 20 anos com produtos financeiros.
Empresas - Com atuação em mais de 70 países e cerca de 3,5 mil escritórios em todo o
mundo, o ABN Amro possui um total de ativos de EUR 597,7 bilhões, o que o torna o oitavo maior banco europeu. No Brasil desde 1917,
o ABN Amro adquiriu em 1998 o Banco Real e o Bandepe, e em 2001 o Paraiban, tornando-se o um dos maiores bancos privados a atuar no
País. Isso significa que, atualmente, o Banco Real/ABN Amro mantém como uma de suas principais características a sinergia entre sua
experiência em negócios globais e o foco na qualidade do atendimento no varejo bancário local. Combinados os resultados das empresas
integrantes do grupo no Brasil, seus ativos totalizam R$ 34 bilhões e o patrimônio líquido, R$ 5,3 bilhões. São 2,9 milhões de
correntistas e 4,8 milhões de clientes, com cerca de 4,5 mil pontos de atendimento em todo o País.
Já o WebMotors, fundado em 1995 pelos executivos Sylvio Alves de Barros Netto, Helder Carlos
Sanches Siqueira e Danton Velloso, é dividido em três áreas: Compra & Venda, Motor Club e WebNews. É considerado o principal em
audiência no segmento automotivo, pelo relatório divulgado pelo Ibope Net Ratings. Segundo esse instituto de pesquisa, em 2001 o
portal teve, em média, 85% de alcance entre consumidores que buscam serviços e produtos automotivos na Internet. Do total de
internautas ativos no Brasil, o WebMotors possui 4% de alcance, número quatro vezes superior à penetração do maior site do setor
automotivo estadunidense (Autotraders.com) em relação à população ativa de usuários nos Estados Unidos. |