NOTÍCIAS 2002
Nokia cria instituto de tecnologia no Brasil
A empresa Nokia anunciou
em 18/2/2002 a criação do Instituto Nokia de Tecnologia (INT), uma entidade independente e sem fins lucrativos para o
desenvolvimento de projetos de alta tecnologia. Sediado em Manaus, o INT será financiado basicamente pela Nokia Brasil, que
investirá cerca de 1,8% das vendas líquidas geradas por sua fábrica de celulares.
"Esta é mais uma iniciativa que reforça o compromisso da Nokia com o País. A empresa acredita que
pesquisa e desenvolvimento são fatores críticos para manter a competitividade em um mercado dinâmico como o atual", destaca
Alessandra Del Debbio, membro do Conselho do INT. "Em 2001, 2.985 milhões de euros ou 9,6% das vendas líquidas globais da Nokia
foram investidos em pesquisa e desenvolvimento em todo o mundo. É uma grande satisfação poder expandir esta prática para o Brasil".
O Instituto Nokia de Tecnologia contará com profissionais brasileiros – em sua maioria
engenheiros em diversas especializações – e deve entrar em operação em 3/2002. Os projetos a serem desenvolvidos por esta equipe
serão selecionados pela Nokia Corp. Também estão previstos convênios com universidades locais para a troca de informações.
Treinamento - Já a Nokia Networks, divisão de infra-estrutura da Nokia Corp.,
inaugurou em 7/2/2002 a um Centro de Treinamento para a América Latina. Localizado na Barra da
Tijuca, Rio de Janeiro, próximo aos escritórios da empresa, oferece treinamento em soluções para clientes, subcontratados e
funcionários. Com o objetivo de atender às necessidades específicas de cada um destes grupos, os cursos são ministrados em
português, espanhol e inglês.
Especializada em tecnologia GSM, a Nokia assume o compromisso de transferir conhecimentos em
GSM para os mercados de comunicação móvel na América Latina. Com aulas práticas e teóricas, o Centro de Treinamento está totalmente
equipado com um sistema GSM/GPRS dedicado a treinamento. Sua capacidade é de mais de 20 mil alunos por ano.
"A competência de nossa equipe é crítica para o sucesso", diz Carolina Okrongli, gerente do Centro
de Treinamento da Nokia Networks. "Ao investir em pessoal, as operadoras podem reduzir custos operacionais desnecessários que
resultam da falta de conhecimento ou experiência. Nosso treinamento em soluções cobre as exigências do pessoal técnico e de
planejamento, gerenciamento técnico e outros departamentos onde seja necessária habilidade específica para trabalhar com os
equipamentos da Nokia".
Para a Nokia, o treinamento dos clientes não é só um canal para a instrução, mas também uma
parceria para desenvolvimento de competências que provê aos clientes da empresa uma série de serviços, como treinamento em sala de
aula e treinamento de campo, seminários, encontros de trabalho e ensino eletrônico.
O centro de treinamento do Rio de Janeiro se soma a uma longa lista de centros congêneres
que, com a ajuda de mais de 200 profissionais em tempo integral, atendem clientes, parceiros e funcionários em todo o mundo e estão
localizados em Bangkok, Beijing, Shangai, Dallas, Düsseldorf, Espoo (Finlândia), Huntingdon (Reino Unido), Madrid, Milão, Paris,
Sydney e Tóquio.
Atuação - A Nokia está presente no Brasil desde 1991 e possui escritórios em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte,
Brasília e Salvador, além da fábrica de celulares em Manaus. A Nokia também mantém uma parceria com a Celestica para a produção de
estações rádio-base GSM em São Paulo.
A Nokia atua no mercado de comunicação móvel e, a partir de sua experiência, inovação,
soluções seguras e amigáveis, se destacou na produção de telefones celulares, fornecendo infra-estrutura de redes fixas e celulares
e de protocolos de Internet em todo o mundo. |