NOTÍCIAS 2002
PT Inovação se expande e chega ao Brasil
Depois da sua consolidação em Portugal na área de
Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações, a Portugal Telecom Inovação S/A chega ao
Brasil. No dia 7/2/2002, uma subsidiária da empresa - a primeira fora de Portugal - iniciou suas
atividades no País, atendendo a uma necessidade imposta pelo crescente interesse detectado no
mercado brasileiro.
A estratégia de implantação da empresa no Brasil é o resultado da necessidade de expansão dos negócios da empresa e acompanha
o processo de internacionalização do Grupo Portugal Telecom. Esse processo se fundamenta numa estratégia de desenvolvimento de
soluções para os mercados e de integração vertical para outros países, aproveitando as competências e as vantagens desenvolvidas no
mercado doméstico.
A liberalização do mercado de telecomunicações, ocorrida nos anos 90, condicionou
internamente o crescimento da Portugal Telecom e dos seus negócios, surgindo a necessidade de expandir o seu mercado além
fronteiras, com especial enfoque no Brasil, em razão das afinidades lingüísticas e culturais existentes.
Foi assim que a PT Inovação iniciou o processo de internacionalização dos seus negócios e
hoje está presente em mercados como o de Marrocos, Botswana, Angola e Brasil, entre outros. Em 2000, o volume consolidado dos
negócios da empresa atingiu 40,3 milhões de Euros, e cerca de 40% dessa receita resultaram da sua atividade em outros países.
A tecnologia do Baby, primeiro sistema pré-pago da Telesp Celular, e uma das marcas de maior
destaque no mercado brasileiro, foi criada pela PT Inovação. Por essa razão, o mercado brasileiro constitui uma extensão natural
para os negócios da empresa portuguesa.
O potencial do mercado - impulsionado pela constituição da parceria entre a Portugal Telecom
e a Telefônica - e o crescente volume de compromissos e de envolvimento da PT Inovação com dois dos principais operadores
brasileiros de telefonia celular constituíram o fator determinante para a criação da PT Inovação Brasil.
O início das atividades da PT Inovação Brasil proporciona maior aproximação da empresa e dos
seus quadros ao mercado, garantindo um melhor acompanhamento da sua evolução. A PT Inovação já detém cerca de 4 milhões de usuários
da sua tecnologia móvel no Brasil, com expectativa de crescimento de mais um milhão até o início de 2003.
A presença da empresa no mercado brasileiro possibilitará também o recrutamento local de
mão-de-obra qualificada e a transferência de novas tecnologias e de conhecimento. Hoje, um grupo de engenheiros brasileiros realiza
estágio na sede da empresa, em Aveiro.
A instalação da PT Inovação Brasil garantirá maior cooperação com o Centro de Pesquisa de
Desenvolvimento em Telecomunicações (CPqD), de Campinas/SP, e proporcionará melhor aproximação do mercado de telecomunicações
sulamericano, apontado por analistas como o que provavelmente registrará o maior crescimento em escala mundial nos próximos anos.
Meio século - Empresa do Grupo Portugal Telecom criada há 50 anos, a PT Inovação
acumula credibilidade e experiência tecnológica na área de telecomunicações. Ao longo dos últimos anos, seus resultados
influenciaram a modernização do sistema de telecomunicações em todos os níveis, através da criação de novas tecnologias. Sua
atividade se concentra em domínios tão importantes como a pesquisa aplicada, o desenvolvimento de serviços e sistemas, a prestação
de serviços de engenharia e a formação tecnológica.
Esses resultados impulsionaram fortemente a indústria das telecomunicações em Portugal e no
mundo, e possibilitaram avanços notáveis na automatização das redes rural, regional e interurbana, bem como a digitalização da rede
telefônica
portuguesa. O domínio das novas tecnologias, notadamente nas áreas das redes inteligentes e
multimídia, permitiu a introdução comercial de novos serviços.
A PT Inovação se consolida como agente idôneo de transferência do conhecimento para o
mercado e a indústria, e constitui o maior pólo de formação em telecomunicações de língua portuguesa. Os seus técnicos foram também
pioneiros na construção da sociedade da informação em Portugal, ao promover e dinamizar, desde 1990, demonstradores de tecnologia e
serviços, com a participação ativa de clientes e usuários.
A empresa tem assegurado uma boa parte da representação de Portugal em organismos
internacionais de normalização (ETSI e ITU), realizando cooperação ativa com universidades e demais instituições em programas
nacionais e internacionais
de investigação e desenvolvimento (I&D) como o IST e o Eurescom.
Com sede em Portugal, na cidade de Aveiro, pólos em Lisboa e Porto e, a partir de agora,
também em São Paulo, a empresa tem cerca de 300 colaboradores, a maioria especialistas em telecomunicações e sistemas de informação,
com idade média inferior a 35 anos. |