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NOTÍCIAS 2002

Portal Ésaber lança cursos para professores

Dois novos cursos via Internet oferecidos pelo Portal Ésaber, destinados a professores, supervisores e orientadores pedagógicos, começam em 18/2/2002 na Internet, dentro do objetivo de oferecer subsídios para melhor construção da proposta pedagógica das unidades escolares. O programa completo dos cursos e o formulário de inscrições estão no portal.

O curso "Construindo a Proposta Pedagógica da Escola" possui carga horária de 40 horas/aula. Mostrará os recursos pedagógicos e legais para que os estabelecimentos de ensino possam desenvolver um programa educativo de qualidade, de acordo com as suas necessidades. Nele, será possível conhecer a melhor forma de utilizar os recursos disponíveis para a elaboração de uma proposta pedagógica que leve em conta as necessidades da comunidade escolar. Entre os principais aspectos abordados estão a "Fundamentação Filosófica, Teórica e Metodológica" e a Ação Educacional.

"Utilizando Blocos na Construção Lógica" é o outro curso, com carga horária de 20 horas/aula e tendo como objetivo permitir aos professores, supervisores e orientadores pedagógicos desenvolverem técnicas que despertem nas crianças o pensamento lógico, a partir da utilização de jogos interessantes, possibilitando a  melhor compreensão das estruturas matemáticas, dos processos de pensamento e estimulando os alunos a pensarem de maneira autônoma.

Segundo Alícia Bahia de Andrade, pedagoga, especialista em Psicopedagogia e professora da Universidade Federal do Espírito Santo, a proposta pode ser resumida como "Aprender brincando as bases da Matemática". A professora explica que as peças geométricas foram criadas na década de 50 pelo matemático e psicólogo húngaro Zoltan Paul Dienes, e são, até hoje, materiais "muito eficientes para exercitar a lógica e o raciocínio abstrato nas crianças".

Este projeto, segundo ela, justifica-se pela natureza lúdica das crianças que através do jogo aprende pela própria experiência. "Trabalhando em grupo ou sozinha, a criança é estimulada a raciocinar, descobrir e criar. Com o trabalho utilizando os blocos, são criadas oportunidades que provocam na mente das crianças a organização de estruturas de pensamento mais amplas, mais lógicas, possibilitando um fácil e prazeroso acesso à Matemática".