NOTÍCIAS 2002
Portal Ésaber lança cursos para professores
Dois novos cursos via Internet oferecidos pelo
Portal Ésaber, destinados a professores, supervisores e orientadores pedagógicos, começam em
18/2/2002 na Internet, dentro do objetivo de oferecer subsídios para melhor construção da proposta pedagógica das unidades
escolares. O programa completo dos cursos e o formulário de inscrições estão no portal.
O curso "Construindo a Proposta Pedagógica da Escola" possui carga horária de 40 horas/aula.
Mostrará os recursos pedagógicos e legais para que os estabelecimentos de ensino possam desenvolver um programa educativo de
qualidade, de acordo com as suas necessidades. Nele, será possível conhecer a melhor forma de utilizar os recursos disponíveis para
a elaboração de uma proposta pedagógica que leve em conta as necessidades da comunidade escolar. Entre os principais aspectos
abordados estão a "Fundamentação Filosófica, Teórica e Metodológica" e a Ação Educacional.
"Utilizando Blocos na Construção Lógica" é o outro curso, com carga horária de 20 horas/aula
e tendo como objetivo permitir aos professores, supervisores e orientadores pedagógicos desenvolverem técnicas que despertem nas
crianças o pensamento lógico, a partir da utilização de jogos interessantes, possibilitando a melhor compreensão das
estruturas matemáticas, dos processos de pensamento e estimulando os alunos a pensarem de maneira autônoma.
Segundo Alícia Bahia de Andrade, pedagoga, especialista em Psicopedagogia e professora da
Universidade Federal do Espírito Santo, a proposta pode ser resumida como "Aprender brincando as bases da Matemática". A professora
explica que as peças geométricas foram criadas na década de 50 pelo matemático e psicólogo húngaro Zoltan Paul Dienes, e são, até
hoje, materiais "muito eficientes para exercitar a lógica e o raciocínio abstrato nas crianças".
Este projeto, segundo ela, justifica-se pela natureza lúdica das crianças que através do
jogo aprende pela própria experiência. "Trabalhando em grupo ou sozinha, a criança é estimulada a raciocinar, descobrir e criar. Com
o trabalho utilizando os blocos, são criadas oportunidades que provocam na mente das crianças a organização de estruturas de
pensamento mais amplas, mais lógicas, possibilitando um fácil e prazeroso acesso à Matemática". |