Clique aqui para voltar à página inicial  http://www.novomilenio.inf.br/ano02/0202c003.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 02/18/02 16:16:58 
Clique na imagem para ir ao índice de Notícias 2002

NOTÍCIAS 2002

PUC/SP prepara executivos em informática

A exigência de profissionais cada vez mais capacitados, integrados às recentes mudanças nos métodos de gestão e atualizados com os novos conceitos de estrutura organizacional, tecnológica e de negócios, gerou um boom mundial na procura por cursos como o MBA (Master in Business Administration).

Na área de informática, entretanto, as alternativas disponíveis não atendiam diretamente à maior carência de seus profissionais: a integração da administração de negócios aliada a uma atualização tecnológica. Foi para suprir essa lacuna que a Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP) criou o Master in Business Information Systems (MBIS). A proposta do curso, que formou sua primeira turma em 2000, "é fornecer aos profissionais a formação exigida para o desenvolvimento, implantação e  gerenciamento de novas soluções tecnológicas, capazes de ampliar a competitividade das empresas", explica Alexandre Campos Silva, coordenador do curso.

As inscrições para as turmas com início de aulas no dia 22/3/2002 já estão abertas. Podem ser feitas pela Internet (onde está disponível o programa completo) ou na Coordenadoria Geral de Especialização, Aperfeiçoamento e Extensão (Cogeae), na rua João Ramalho, 182 (Perdizes), fone (0**11) 3873.3155. Mais informações pelo telefone (0**11) 3256-1622 ou por correio eletrônico.

O MBIS se destina a todos os profissionais que atuam na área de administração, mercadologia, informática ou correlatas e estão se preparando para assumir cargos executivos. "Nesse perfil, enquadram-se também profissionais como gerentes, assessores e diretores que já estão envolvidos nos processos decisórios de uma empresa e devem liderar o desenvolvimento de projetos que empregam conhecimento da área de Tecnologia da Informação", completa o professor Alexandre.

Dessa maneira, o curso é estruturado para que os alunos mantenham sua rotina profissional praticamente inalterada: a nova turma terá aulas às sextas-feiras (das 16 às 22 horas) e aos sábados (das 9h00 às 15h30).

Programa - O programa tem carga de 500 horas/aula: um ano de aulas e seis meses dedicados à monografia (trabalho de conclusão de curso). Além de disciplinas da área administrativa – como Novas Tecnologias, Avaliação Financeira de Projetos, Recursos Humanos, Mercadologia e outras –, o aluno terá matérias específicas da área de computação, como Redes, Comércio Eletrônico e Armazenagem de Dados. O programa fornece subsídios para o desenvolvimento de projetos com otimização dos recursos humanos e financeiros investidos.

O curso prevê, ainda, um módulo opcional de negócios eletrônicos realizado na Universidade da Califórnia (em Irvine), uma das dez melhores universidades públicas estadunidenses na área. Além de aulas, os alunos têm a oportunidade de visitar empresas como Siebel Systems, Ingram Micro, Unisys que operam projetos de  negócios eletrônicos, e verificar in loco suas respectivas estratégias.

Outro diferencial do MBIS são os seminários de Gestão do Conhecimento e gerenciamento de relações com o consumidor (CRM - customer relationship management), áreas emergentes que visam incrementar a competitividade das empresas. Além de proporcionar uma abrangente visão teórica, o curso contempla a sua aplicação prática nas condições peculiares do ambiente em que atuam as empresas brasileiras.

As atividades e aulas do MBIS são coordenadas e ministradas por professores da PUC-SP, contando ainda com a participação de profissionais de renome de outras instituições, convidados especialmente para integrar o corpo docente. Entre os nomes mais conhecidos estão Demi Getschko (professor da USP, membro do Comitê Gestor Internet Brasil, ex-vice-presidente de tecnologia do IG, diretor de tecnologia da Agência Estado), Geraldo Coen (ex-diretor técnico da Microsoft Brasil e consultor da Oracle do Brasil) e Fernando Antônio Castro Giorno (engenheiro de Sistemas da IBM Brasil) entre outros.