NOTÍCIAS 2002
Bips
Kiko Zambianki - O megaportal Terra Lycos promove em 20/2/2002, a partir das 21h00,
um chat show exclusivo com o cantor e compositor Kiko Zambianki. Durante uma hora,
os internautas poderão conversar com o artista, ouvir cinco músicas ao vivo do cantor, que já emplacou várias canções pelo Brasil, e
participar de um sorteio de discos. Quem quiser, pode enviar perguntas antecipadamente através do site.
Kiko Zambianki começou a tocar guitarra na adolescência, na cidade de Ribeirão Preto/SP. Aos
21 anos, já na capital paulistana, conheceu a cantora Marina, que tempos mais tarde, levou às paradas de sucesso uma música de sua
autoria (Eu te Amo Você). Este foi o começo de uma carreira que emplacou vários outros sucessos do músico, como Rolam as
Pedras e Primeiros Erros, esta última regravada pelo grupo de rock Capital Inicial, que em 2000 o convidou para
participar do disco acústico e da turnê pelo Brasil.
No final de 1/2002, o cantor lançou novo CD pela gravadora Abril Music, com 14 faixas, das
quais 11 de autoria do artista, como por exemplo, Norte e Sul, primeiro single enviado para as rádios, e a canção
Tudo é Possível, que se tornou sucesso no país pela banda cearense O Surto.
Página Web do Chat Show
Mico global - Confirma-se cada vez mais a tendência do portal Globo.com se tornar um
dos maiores micos da Internet brasileira. A operadora de telecomunicações Telecom Italia, que pagou US$ 810 milhões por 30% de
participação no provedor das Organizações Globo, descobriu que ele não vale 'virtualmente nada', e poderá se retirar da sociedade em
breve, engolindo o prejuízo obtido nesse investimento.
Tendências - Especializada em detectar tendências de consumo e vender tais
informações às indústrias, a estadunidense Faith Popcorn, de 58 anos de idade, lidera uma equipe de mais de seis mil colaboradores
que coletam dados em todo o mundo. Segundo ela, uma tendência pode estar em diferentes estágios em várias partes do mundo, e seu
papel é perceber as novidades de uma região com potencial para virar moda internacional. Como aquela do gabinete translúcido do
computador pessoal iMac...
Em matéria na revista Veja, Juliana Sabóia alinha 23
dessas tendências de consumo previstas por Faith para os próximos anos (destacamos a de número 14...):
1. Surgirão esportes mais radicais, como deslizar no
escuro (sem botes) nas correntezas rápidas, usando roupas especiais de mergulho, como já ocorre na Nova Zelândia.
2. Realização de pequenas cirurgias estéticas a bordo de
navios de cruzeiro, com a vantagem de que no desembarque as marcas já terão sumido.
3. Fim da padronização nos veículos: jipes de luxo
começam a ser entregues pelos fabricantes com decoração interna ao gosto do comprador, incluindo até vasos de plantas e outros itens
assinados por designers famosos.
4. Áreas para dormir e descansar nas empresas, permitindo
(aos funcionários que precisam dar expediente na sede) um descanso em meio às intensas cargas de trabalho.
5. Estágios de jovens executivos de países ricos em países
pobres, funcionando como nova forma de filantropia já adotada por algumas empresas americanas. Executivos experientes ganharão
licença de até um ano para participar do programa, que também envolverá recém formados em cursos de MBA (Master in Business
Administration).
6. Crescerá o estilo chique simples: clientes bastante
ricas são seduzidas por jeans de US$ 35 dólares e bolsas de US$ 9. Haverá também a mistura de peças caríssimas e símbolos de
status (como uma bolsa Louis Vuitton de US$ 1.000) com uma camiseta básica branca. A tendência também deve chegar a outras
linhas de produtos, como móveis, papelaria e artigos de cama, mesa e banho de design básico e elegante a preços acessíveis.
7. Em 2006, fica pronto o avião Airbus A380, para 555
passageiros, que será um verdadeiro transatlântico dos ares, com bares, restaurantes, cassinos e free-shop: perfeito para
férias de milionários, mercado que a Boeing também disputará.
8. Carros feitos de alumínio ao invés de aço: já existem
modelos à venda em escala comercial, mais leves e 40% mais econômicos na hora de encher o tanque. Em vez de gasolina, o biodiesel,
produzido a partir de óleos vegetais, gordura de animal e óleo de cozinha reciclado.
9. Estacionamentos mecanizados: o motorista estaciona numa
espécie de elevador que levará o carro a um lugar vago numa prateleira gigante. O mesmo sistema devolve o veículo ao dono.
10. As indústrias poderão ser rapidamente desmontadas e
levadas para outros lugares mais atrativos (talvez por aviões-navios), o que vai significar um forte impacto econômico nas nações.
11. Golfe em montanhas e desertos - para quem busca mais
emoções e desafios.
12. Lentes de contato auto-corretivas: desenvolvidas pela
empresa inglesa chamada Adaptive Eyecare, serão preenchidas por um líquido e ajustadas pelo próprio usuário com uma pequena bomba de
água. Preço: US$ 10.
13. Hotéis militares e andares de grifes - ricaços
poderão relaxar em locais que foram verdadeiras fortalezas, ou em hotéis de redes como Marriot e Hyatt que oferecerão andares com
grife, escolhendo o andar Ralph Lauren, Cartier ou mesmo Amazon.com (adornado com os últimos lançamentos de livros).
14. Terapia da imaginação, para quem perdeu a capacidade de
sonhar. A Internet e outras maravilhas tecnológicas estão fazendo com que as pessoas desenvolvam um pensamento linear e cartesiano.
A terapia da imaginação pretende trabalhar a expansão da mente para trazer de volta as conexões da infância.
15. O consumidor poderá pagar menos na conta do celular
se aceitar ouvir um comercial de 10 segundos durante uma ligação, entre outros descontos exóticos. E haverá uma grande procura por
produtos sem rótulos.
16. Móveis que viram aparelhos de ginástica, para descansar
e, logo depois, fazer exercícios.
17. Um grupo de investidores aposta que a marca mais
famosa do mundo poderá atender, no futuro, pelo nome Mundo da Maconha. A consultora nota que a maconha é típica dos que pregam
causas ambientais, um mundo seguro, pleno e flexível. Os investidores planejam construir hotéis Mundo da Maconha em Paris, Tóquio,
Toronto e outras cidades. Todos os serviços - massagens, alimentos e até vinho - serão baseados na erva (mas sem alteração psíquica,
prometem).
18. A cultura pop nativa é a base de uma das indústrias
mais lucrativas no Japão, cujos jovens estão deixando de se inspirar na cultura do Ocidente: vestem-se com tênis com enormes
plataformas - os atsuzko, inventados por tribos fashions. A moda de rua e a cultura japonesa terão a mesma influência que a
moda inglesa teve nos anos 1970.
19. Pelo menos seis empresas estão desenvolvendo seu
próprio banco de sangue. Não só pelo medo do HIV, mas para prevenir outros vírus ainda não identificados. Logo surgirão campanhas
mercadológicas ligadas a esses bancos e os pacientes poderão especificar que sangue desejam.
20. Os relacionamentos humanos serão determinados por
testes de compatibilidade genética: a pergunta-chave será "o meu DNA combina com o seu?"
21. O lança-perfume (loló) - uma combinação de
solventes, medicamentos com perfume de spray -, conhecido pelos meninos de rua do Brasil, fará sucesso entre os jovens do
Primeiro Mundo - e criará sérios problemas de saúde pública.
22. Com tiragem limitada (10 mil cópias), o livro
Sumo, do fotógrafo Newton Helmut, foi vendido junto com uma mesa de café criada pelo designer Phillipe Starck, ao preço
total de US$ 1.500. Com a união entre escritores, artistas, arquitetos
e designers, livros de poesia serão vendidos com velas de aromaterapia e fotografias
irão para as vitrines com molduras assinadas por arquitetos famosos.
23. Áreas abertas e formas transparentes serão cada vez
mais comuns. O estilo nasceu com o escritório de vidro de Bauhaus em 1925 e foi celebrado com o centro George Pompidou em Paris. No
futuro, a arquitetura de alta visibilidade (ou transparente) chegará a restaurantes e ao design interno dos aviões, onde os
passageiros poderão ver a cabine (a consultora não refez a previsão para os aviões, apesar da onda de terrorismo que explodiu em
2001).
Verdinho - Suco de clorofila: essa é a nova mania que está conquistando os adeptos da
geração saúde e o tema do especial da semana carnavalesca no site Panelinha. A equipe do
site, dirigido pela chef Rita Lobo, pesquisou o assunto e preparou um material com informações sobre os benefícios que esse pigmento verde traz a saúde, receitas de
sucos e guia de restaurantes e bares de São Paulo e Rio de Janeiro que servem o produto.
Segundo estudiosos, a clorofila limpa os tecidos intestinais, ajuda a purificar o fígado,
diminui a queda de cabelo, melhora a flora intestinal, regula a menstruação, acentua a produção de leite e revitaliza o sistema
vascular das pernas. Esses benefícios são possíveis graças às altas taxas de ferro, cobre, magnésio e potássio que a clorofila
possui, explica o site.
De boca em boca - "Em meados de 2001, a Electronic Arts, uma grande empresa norte-americana
produtora de jogos por computador, contratou cerca de 30 atraentes garotas para circular em bares freqüentados por jovens executivos
no horário do fim de expediente. Elas chegavam e cochichavam algo no ouvido do barman e deixavam um cartão de visitas com a
intrigante frase Salve-me, com um número de telefone. Nove em cada dez clientes não resistiam à tentação de ver o cartão e
ligavam para o número, obviamente pensando em alguma aventura. Do outro lado da linha atendia uma voz insinuante que imediatamente
convidava o interessado a descobrir como salvar a heroína do novo jogo on-line, chamado Majestic", conta Carlos
Castilho, em artigo na revista Empreendedor.
Segundo ele, a produtora de jogos "recebeu quase 10 mil ligações só na cidade de San
Francisco, mesmo tendo distribuído não mais de 2 mil cartões. Em matéria de retorno do investimento, os resultados foram
simplesmente fantásticos. Segundo uma pesquisa realizada em maio de 2001 pela empresa McKinsey & Co, a propaganda boca a boca é
responsável direta por 67% das vendas de bens de consumo nos Estados Unidos." E cada vez mais empresas descobrem esse truque... |