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NOTÍCIAS 2002

Brian Harris promove seminário em São Paulo

Conquistar a fidelidade do cliente para aumentar as vendas e a competitividade e garantir a sobrevivência das empresas são os objetivos do seminário "Gerenciamento por Categorias – Nível Avançado", evento promovido pela Associação ECR Brasil, que traz o consultor norte-americano Brian Harris para mostrar como indústria, atacado e varejo brasileiros podem aplicar metodologia empregada com sucesso por empresas de todo o mundo.

O encontro será na capital paulista, nos dias 14, 15 e 19/3, das 8h30 às 18h00, realizado junto com a consultoria The Partnering Group (TPG), nas instalações da Associação Paulista de Supermercados (Apas) - Rua Pio XI, 1.200, bairro Alto da Lapa, com detalhes pelo telefone (0**11) 3838.4520 ou correio eletrônico.

Será conduzido pelos consultores Brian Harris, criador do processo e dos conceitos, uma das maiores autoridades no assunto e presidente da TPG, e Lou Hall e Peter M. Eschenburg, sócios-gerentes dessa empresa de consultoria. Baseado em resultados práticos, abordará as mais recentes aplicações da metodologia em diversas áreas, sendo dividido em três temas com duração de um dia cada:

14/3 - Técnicas Avançadas de Gerenciamento por Categorias - conduzido por Brian Harris, presidente da consultoria TPG e criador do processo e dos conceitos de gerenciamento por categorias, e Peter Eschenburg, sócio-gerente da TPG e o criador do programa Menu de Serviços.

15/3 - Aplicando o Gerenciamento por Categorias no Setor de Perecíveis - conduzido por Brian Harris e Lou Hall, sócio-gerente da consultoria TPG.

19/3 - O Processo de Gerenciamento por Categorias para a Cadeia de Atacadistas/Pequenos e Médios Varejistas - conduzido por Brian Harris.

De acordo com o superintendente da Associação ECR Brasil, Claudio Czapski, o evento é uma oportunidade inédita para que profissionais da indústria e do varejo, principalmente de médio e pequeno porte, fiquem a par das mais modernas realizações no mundo em termos de gestão empresarial. "O seminário dirigido a
atacadistas e empresas de pequeno e médio varejo, por exemplo, será realizado pela primeira vez fora dos Estados Unidos e apresentará uma nova metodologia, o gerenciamento por categorias operacional (GCO), concebido especificamente para o canal atacadista", destaca.

Contexto - Nunca o consumidor dispôs de uma variedade tão grande de produtos e marcas à sua escolha, destinados a satisfazer, praticamente, qualquer tipo de necessidade. Por outro lado, nunca a indústria e o varejo enfrentaram concorrência tão acirrada, com empresas nacionais e internacionais, grandes, médias e pequenas, competindo entre si para aumentar o espaço no mercado.

É por esse motivo que fabricantes, atacadistas e supermercados estão investindo cada vez mais em conceitos e ferramentas de gestão que permitam, ao mesmo tempo, melhorar a qualidade de serviços ao consumidor. O objetivo é transformá-lo em um cliente fiel, oferecendo os produtos que ele quer em um ambiente agradável, com bom atendimento e preço justo.

Uma das metodologias que mais vêm sendo empregadas no mundo por empresas como Unilever, Coca-Cola, Nestlé, Kraft, Johnson&Johnson e Wal-Mart é o gerenciamento por categorias. No Brasil, já foi adotada por suas subsidiárias e por companhias nacionais, entre elas, Pão de Açúcar e Sadia, e também por supermercados de médio e pequeno porte.

O gerenciamento por categorias é uma metodologia de gestão cujo objetivo é auxiliar as empresas a planejar suas vendas de acordo com o perfil dos consumidores de cada categoria de produtos (por exemplo, biscoitos, refrigerantes, iogurtes e pratos prontos congelados). Em conjunto, o fabricante da categoria e o supermercado realizam um estudo para determinar o perfil do consumidor da loja e da região. Com base nesses dados, o supermercado pode planejar a seção, o sortimento e o mix de marcas preferidos pelos clientes da loja. Assim, é possível melhorar o atendimento ao consumidor e, por conseqüência, as vendas.

A associação - ECR (do inglês efficient consumer response/resposta eficiente ao consumidor) é um movimento global, no qual empresas industriais e comerciais, juntamente com os demais integrantes da cadeia de abastecimento (operadores logísticos, bancos, fabricantes de equipamentos e veículos, empresas de informática etc.) trabalham em conjunto na busca de padrões comuns e processos eficientes que permitam minimizar os custos e otimizar a produtividade em suas relações.

As ferramentas de ECR são hoje aplicadas na Europa, na Ásia, na América do Norte e na América Latina por quase todos os países com alguma expressão econômica. No Brasil, o ECR reúne cerca de 120 empresas, entre elas Unilever, Nestlé, Ambev, Coca-Cola (na indústria); Grupo Pão de Açúcar, Bompreço, Sé Supermercados e Sonae (no varejo); e Banco Itaú, Bradesco e Microsoft (em serviços).

As reduções de custos obtidas, só por eliminar ineficiências, são em média de 6% a 10% do volume total de negócios da cadeia de abastecimento considerada (indústria>transportadoras>supermercado>consumidor, por exemplo).

O papel da Associação ECR Brasil é o de atuar como um fórum técnico de discussões e facilitadora do processo: agregar as empresas interessadas, formar comitês de trabalho em cada um dos temas de desenvolvimento prioritários, divulgar informações e resultados, promover cursos e palestras para difundir os conceitos e qualificar profissionais, e outras atividades afins.