Clique aqui para voltar à página inicial  http://www.novomilenio.inf.br/ano02/0202a021.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 02/07/02 22:51:22
Clique na imagem para ir ao índice de Notícias 2002

NOTÍCIAS 2002

Microsoft lança conversor de Java para C#

É a peça que faltava para completar a estratégia Jump to .Net de migração de Java para Microsoft

A Microsoft Corporation anunciou a disponibilidade imediata da versão beta 1 de seu Assistente de Conversão da Linguagem Java (JLCA – Java Language Conversion Assistant) para a plataforma Microsoft. Essa ferramenta, destinada aos desenvolvedores de programas e de aplicações na linguagem Java, é a peça que faltava para completar a estratégia de migração da linguagem Java para C# (pronuncia-se "C-sharp"), a chamada Jump to .Net (Java user migration path to Microsoft). "Nossa intenção é oferecer as condições ideais para que esses desenvolvedores tenham uma transição tranqüila para a construção de serviços Web XML na plataforma .Net", diz Leonardo Tolomelli, gerente do programa de desenvolvedores da Microsoft Brasil.

O assistente de conversão JLCA foi construído sobre a tecnologia de migração ArtinSoft e converte automaticamente a maior parte de códigos-fonte escritos na linguagem Java para o C# para a sintaxe da linguagem de migração e para as chamadas de biblioteca. "A integração é um dos princípios que rege a plataforma .Net. O compromisso da Microsoft de traçar um caminho propício para que os desenvolvedores construam seus serviços Web XML a partir da linguagem de sua preferência é fundamental", diz Tom Button, vice-presidente de mercadologia de ferramentas de desenvolvimento da Microsoft Corporation. "Com o JLCA, oferecemos aos desenvolvedores da linguagem Java uma nova avenida pela qual poderão chegar à construção de serviços Web XML dentro do .Net Framework".

Steve Emmons, diretor geral de tecnologia da Alibre, Inc., empresa responsável por várias aplicações de colaboração em rede em projetos de engenharia mecânica, admite que o JLCA trouxe grande flexibilidade na migração para sua aplicação Alibre Design – sistema de gerenciamento de projetos mecânicos de ponta-a-ponta e compartilhamento de dados – para a plataforma .Net. "Estamos impressionados com o compromisso assumido pela Microsoft junto à comunidade envolvida com a linguagem Java, principalmente junto aqueles desenvolvedores que optaram pelo Visual J++".

O assistente de conversão JLCA aumenta a produtividade, permitindo que os desenvolvedores aproveitem todos seus investimentos feitos na linguagem Java ao passarem para o .NET Framework. O JLCA está disponível para cópia no portal MSDN e será incluído nas próximas versões do Visual Studio.Net.

Solução da ArtinSoft - Para oferecer aos desenvolvedores as ferramentas necessárias para a construção de serviços Web XML, a ArtinSoft, empresa especializada em migração e atualização de programas corporativos, anunciou a disponibilidade da solução JLCA EE (Java language conversion assistant enterprise edition). Um amplo conjunto do JLCA da Microsoft, a solução garante aos usuários que já investiram na plataforma J2EE uma conversão segura e econômica para a linguagem C#, afirma a empresa. A tecnologia na qual se baseiam as soluções da ArtinSoft é a mesma sobre a qual se fundamenta a tecnologia do Assistente de Conversão da Linguagem Java, da Microsoft.

Carlos Araya, diretor executivo e principal executivo da ArtinSoft, divulgou que a empresa trabalha há mais de dois anos com a Microsoft no desenvolvimento de tecnologias de migração automática que permitem aos usuários uma transição segura entre suas atuais linguagens de desenvolvimento e a plataforma .Net. “Nosso produto JLCA EE, associado aos nossos serviços de consultoria, permite que as empresas migrem suas aplicações para a plataforma .Net de uma forma 20 vezes mais simples que se elas tivessem que desenvolver novas aplicações ou reescrever o código manualmente”, garante o executivo.

Independente - A estratégia Jump to .Net, anunciada no início de 2001 pela Microsoft, contém uma série de tecnologias desenvolvidas de forma independente, destinadas a ajudar os programadores a preservar, aprimorar e migrar seus projetos em linguagem Java para a plataforma .Net. A essência dessa estratégia se baseia em duas ferramentas: o Assistente de Conversão da Linguagem Java, JLCA, e uma ferramenta de linguagem Java para o .Net Framework, chamada Microsoft Visual J#.Net. Lançada em 10/2001, a ferramenta permite que os clientes da linguagem Microsoft Visual J++ e outros programadores da linguagem Java possam se beneficiar do código e de seus conhecimentos nestas linguagens para tirar total proveito da plataforma .Net.

O Visual J#.Net é uma linguagem desenvolvida pela Microsoft de forma totalmente independente, não tendo recebido o aval ou a aprovação da Sun Microsystems Inc.

O Microsoft .Net Framework é uma plataforma completa, voltada à construção, instalação e operação de aplicações e serviços Web XML. Com um ambiente de integração considerado pela Microsoft como extremamente produtivo, baseado em padrões de mercado e aberto a múltiplas linguagens, a plataforma permite a integração dos atuais investimentos de tecnologia das empresas com as aplicações e serviços de próxima geração.