NOTÍCIAS 2002
CRM analítico tem nova versão de programa
Especializada em tecnologia de mineração e dados e
gerenciamento analítico de relacionamento com os clientes (aCRM), a SPSS Tecnologia lança no
Brasil a versão 6.5 de seu programa de mineração de dados voltado para gestão de relacionamento com clientes. O Clementine 6.5 traz
como diferencial uma série de recursos baseados em modelos (CATs - Clementine Application Templates) que ajuda os usuários
corporativos a montar passo-a-passo o mapeamento dos consumidores e internautas, bem como elaborar projeções de negócios.
O sistema permite criar modelos que indicam migração de clientes (churn), que
produtos e serviços são mais consumidos e utilizados em conjunto, as páginas e seqüências mais consultadas dentro do site Web e
outras informações para incrementar as soluções de CRM.
O produto mantém as funções básicas do programa original. Ajuda a desenvolver modelos
preditivos inclusive gráficos, endereçados a cada questão específica do negócio, identifica e classifica grupos de consumidores de
acordo com perfil e comportamento, faz agrupamento de casos, entre outros. Com base nessas funcionalidades, os usuários podem traçar
o perfil do cliente, identificar oportunidade de pré e pós venda, atingir novo público alvo, detectar fraudes, reduzir riscos de
negócios e aprimorar serviços e comércio eletrônico.
No entanto, a nova versão do programa reúne uma série de funções e tem interface mais
interativa, que facilitam e agilizam todo o trabalho analítico. O CRM CAT, por exemplo, ajuda a aumentar o lifetime value de
um cliente, revelando informações que contribuem para a redução do churn e prevendo taxas de resposta de ações promocionais.
O programa agora conta com a função Operation Reordering, para reordenar automaticamente as
operações, de modo a enviar quantidade de tarefas do Clementine para a própria base de dados, o que resulta em melhoria na
performance e diminuição do tráfego na rede. Outra novidade é o Expression Builder, sistema que permite selecionar funções de
operação, seleção de campos e manipulação de dados a partir do mouse, o que minimiza erros no processo e o trabalho de
digitar expressões complexas. A ferramenta também faz subdivisão de grupos de dados de acordo com características peculiares e
apresenta um novo algoritmo seqüencial para identificar padrões de informações em ordem cronológica e fazer predições seqüenciais.
O Clementine 6.5 chega com outras funções aperfeiçoadas. É o caso da mineração Web CAT,
usada para colher dados e fazer projeções sobre atividades do site Web. O sistema inclui 14 novos modelos de mapeamento (streams),
com espaços para registros comuns, estendidos e Microsoft IIS. O dispositivo pode ser usado para agregar partes do site no modelo
preditivo, registrar o tempo de navegação do internauta, as páginas mais consultadas e serviços Web mais procurados.
Segundo Ricardo Ventura, presidente da SPSS Brasil, cada vez mais as corporações estão
constatando que as ferramentas analíticas são fundamentais para o sucesso do CRM. E o lançamento da edição 6.5 vem reforçar a
posição do Clementine como a mais prática e completa tecnologia de datamining para gestão de relacionamento com
clientes. O Clementine já é utilizada por mais de 500 companhias no mundo, dos segmentos de manufatura, telecomunicações,
finanças, varejo, saúde, governo, universidades e comércio eletrônico.
O produto - que tem preço a partir de US$ 74.250 - é compatível com o sistema operacional
Windows 95, 98, 2000, XP, ou NT4.0 (cliente); Windows 2000, NT4.0, Solaris 2.6, 7 ou 8, HP/UX 10.20 ou 11, AIX 4.2.2 ou 4.3
(Server). Disponível na versão cliente-servidor. |