Clique aqui para voltar à página inicial  http://www.novomilenio.inf.br/ano02/0202a007.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 02/04/02 22:33:34
Clique na imagem para ir ao índice de Notícias 2002

NOTÍCIAS 2002

Quando tudo começou

Marcos Antunes (*)
Colaborador

Marcos AntunesTerceiro ano da Faculdade, terça-feira, segunda aula, segundo horário.

Não agüentava mais o discurso do professor batendo na mesma tecla, sobre assunto que já tínhamos estudado no 1º. E 2º. ano: A reta da restrição orçamentária. Dizia ele com todo o seu entusiasmo:

- Todos nós temos necessidades ilimitadas, mas os nossos recursos são escassos! Portanto, não podemos gastar mais do que temos.

A cada palavra de sua explanação, sentia-me torturado; perdendo a paciência, pois não agüentava mais a aula e ouvir novamente sobre aquele mesmo assunto, retruquei:

- Professor, todos sabem disso! Não é necessário estar no 3º. Ano de uma Faculdade de Economia para saber tal coisa!

Pacientemente, o professor virou-se para mim com o olhar de quem estava aguardando o momento em que um aluno iria interferir, para nos dar uma importante lição. Sabiamente, ele disse:

- Você tem toda razão. Todos sabem disso, mas poucos fazem isto.

Desse dia em diante, eu sabia que a minha vida e o meu modo de ver as coisas iriam mudar, pois aquilo era tão simples e ao mesmo tempo tão difícil de se aprender e praticar. Vejam só o que ele dizia: que nossas necessidades são ilimitadas, ou seja, não importa o quanto se ganha, se não se sabe agir com inteligência. Nada irá satisfazer suas necessidades, uma vez que elas irão aumentar sempre. Quantas pessoas lamentam-se dos seus salários? Mas será que essas mesmas pessoas, com um salário maior resolveriam todos os seus problemas?

Quantas pessoas você conhece, que se lamentam de sua situação financeira, e você as julga: estão reclamando sem motivos! Eles têm um ótimo salário, uma linda casa, um carro importado e uma casa na praia e ainda estão se lamentando?! Com certeza essas pessoas têm dívidas a pagar...Passam pelos mesmos apuros financeiros, preocupadas com as contas a pagar, sonhando com salários maiores e com medo de perderem os empregos. A mesma história: cheque especial, crédito pessoal, cartão de crédito ultrapassando o limite etc.

Se você quer ter uma vida tranqüila e sem apuros financeiros, pense em investir na sua maior riqueza: aumente a sua inteligência financeira. Ela vai gerar o dinheiro necessário para você comprar o seu carro, a sua casa e realizar os seus sonhos, sem passar por dificuldades. Sem a inteligência financeira, o dinheiro desaparece rapidamente.

Quando meu professor disse que todos devem trabalhar dentro das restrições orçamentárias, suas explicações seguiam no sentido empresarial. Explicava que uma indústria fabricante de ônibus em sua cidade "fechava as portas" depois de décadas
de operação, por não saberem como usar o simples método da inteligência financeira: não gastar mais do que tem.  E não pára por aí, pois isto não se aplica somente a pessoas e a empresas. Os princípios financeiros são os mesmos
para todo o universo econômico: países que gastaram mais do que arrecadaram, estão atravessando dificuldades econômicas.  É o que ouvimos nos noticiários.

------------------
PARÁBOLA:
É tão simples que poucos vêem e fazem

Em uma universidade de Nova Iorque, voluntários de uma turma de arquitetura tiveram uma "aula de criatividade". Cada aluno que se prontificou a participar recebeu uma bolinha de pingue-pongue, uma fita métrica e um cronômetro. A professora deu a eles o desafio: uma semana para medir o prédio da Chrysler.

Na semana seguinte, chegou o primeiro aluno e deu a medida quase exata. Foi aplaudido e explicou que tinha conseguido a medida esticando a fita métrica desde a calçada até o limite da rua. Jogou a bola de pingue-pongue e cronometrou. Daí foi calculando o peso e velocidade e, com a ajuda da máquina de calcular, chegou ao resultado.

Um segundo aluno levanta e diz a medida exata. Todos aplaudirem. E a professora pediu que ele contasse como havia conseguido. A resposta foi simples: "Dei a bolinha de pingue-pongue, a fita métrica e o cronômetro de presente para o zelador
do prédio e ele me emprestou a planta do edifício".

(*) O economista Marcos Antunes é palestrante, professor de Inteligência Marcos AntunesFinanceira, consultor financeiro de empresas e proprietário da Potencial.com, empresa que oferece serviços de design, tecnologia, treinamento, mercadologia e consultoria para Internet.