Clique aqui para voltar à página inicial  http://www.novomilenio.inf.br/ano02/0201c008.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 01/19/02 00:37:10
Clique na imagem para ir ao índice de Notícias 2002

NOTÍCIAS 2002

Cápsula endoscópica viaja pelo corpo humano

Recentemente lançado no Brasil, e com exclusividade no Hospital 9 de Julho, o novo sistema denominado "Given Diagnostic Imaging System", ou "Cápsula Endoscópica", possui tecnologia desenvolvida pelo exército israelense e é fabricado pela ImagingView. Os exames feitos com essa cápsula são realizados pela equipe do Departamento de Endoscopia do 9 de Julho, chefiada pelo médico Artur Parada.

A cápsula endoscópica, mais indicada para investigação diagnóstica de patologias do intestino delgado (constituído pelo duodeno, jejuno e íleo), como anemia crônica e sangramentos digestivos, é descartável e muito parecida com um comprimido. Sua ingestão se dá por via oral e, até ser expelida pelo organismo junto com as fezes, a cápsula leva 8 horas para percorrer o interior do corpo humano.

Através da micro-câmera instalada na cápsula, são transmitidas por radiofreqüência - a um pequeno recorder (computador com função de gravador) -, as imagens captadas durante sua passagem pelo do tubo digestivo. São duas imagens por segundo e cerca de 50 mil imagens no total, que posteriormente são analisadas com auxílio de um avançado sistema de computação e transformadas em um filme para análise dos médicos.

Segundo o médico Artur Parada, "este revolucionário sistema não substitui os exames convencionais, como a endoscopia ou a colonoscopia. O objetivo é mostrar minuciosa e detalhadamente o interior do corpo humano, e mais precisamente o intestino delgado, que - devido a sua localização anatômica, distante da cavidade oral e do orifício anal -, têm difícil acesso através dos exames endoscópicos".

Equipamentos - Com investimento de US$ 60 mil, o Departamento de Endoscopia do Hospital 9 de Julho adquiriu todo o equipamento necessário para a realização do exame com a cápsula endoscópica. Essa cápsula mede 11x26 mm, pesa 4 gramas e é revestida de material biocompatível, não causando rejeição ao ser humano.

Já o computador-gravador tem tamanho semelhante ao de um walkman e grava as imagens digitais geradas pela cápsula. A estação de trabalho é um sistema computadorizado que recebe o arquivo do gravador e processa as imagens gravadas gerando um filme, vídeos digitais AVI e fotos de alta definição (JPEG).