NOTÍCIAS 2002
Governo estimula a prática da inovação
O mundo corporativo tem sofrido grandes transformações nos
últimos tempos, tanto no que se refere ao impacto da tecnologia, quanto nas relações de trabalho e no modo como o homem está lidando
com a nova dinâmica da Era do Conhecimento. O cenário é de concorrentes cada vez mais agressivos, consumidores cada vez mais
exigentes, e condições de mercado mudando a toda hora. A inovação no mundo atual é o principal diferencial competitivo que as
empresas buscam pois, com a globalização e a disponibilização de tecnologias e conhecimento, todos os produtos e serviços tendem a
se transforma em commodities.
O governo federal resolveu não ignorar esse processo e realizar incentivo a empresas que
criem projetos de inovação. Em 19/12/2001, o presidente Fernando Henrique Cardoso sancionou um projeto de lei que estimula projetos
de inovação no Brasil para as áreas de Saúde, Agronegócios, Biotecnologia e Aeronáutica.
Mas a inovação não restringe-se a estas áreas. As empresas, para se manterem competitivas,
inovam para ter melhores produtos e serviços, para redução de custos, para aumentar vendas, para simplificar processos, para
identificar novos consumidores, novos canais de distribuição, para motivar os funcionários e muito mais. Criar e inovar. Esta é uma
estratégia competitiva largamente utilizada nos países desenvolvidos.
Prioridade - Na opinião do consultor e conferencista em inovação, Antonio Carlos
Teixeira da Silva (que mantém o site Pense Diferente, com os detalhes do processo
criativo), muitas empresas, inclusive nacionais, estão priorizando o desenvolvimento da cultura da inovação entre seus funcionários,
colaboradores e clientes.
"O processo de inovação é muito simples: toda e qualquer idéia nasce na mente de um ser
humano. A partir daí esta idéia poderá ser concretizada e transformada em inovação. As empresas, portanto, estão estimulando o
potencial criativo e inovador de suas equipes através de treinamentos e workshops", explica Antonio Carlos, que tem visto
resultados animadores entre os profissionais que continuamente participam do processo aplicado em seus cursos, que utilizam o
processo desenvolvido pela Creative Education Foundation (de Buffallo/NY-EUA).
As empresas buscam cada vez mais pessoas criativas, com poder de inovação, habilidades
interpessoais, liderança e, principalmente, com capacidade de gerar conhecimento. "A criatividade pode estar ao alcance de qualquer
pessoa. Com observação, técnicas e prática é possível desenvolver a criatividade", sustenta Antonio Carlos, que também é autor do
livro O Ataque às Idéias (Editora Madras, 2000), e do vídeo recém-lançado Como Criar e Inovar, com 54 minutos de
duração e muitos exercícios para estimular a criatividade e inovação. |