NOTÍCIAS 2002
Ripasa adota solução de Internet móvel
Uma das maiores indústrias de celulose e papel do mercado
brasileiro, a Ripasa está viabilizando a comunicação sem fio entre sua equipe de vendas e o Ripasanet, site restrito de comércio
eletrônico que permite transações comerciais de 44 tipos de papéis especiais, formatos padrão, sob encomenda e outros produtos da
empresa.
Baseada na tecnologia de negócios móveis da Spring Wireless - empresa de serviços e soluções
móveis focada na América Latina - a solução permite que, inicialmente, uma equipe de 25 profissionais da Ripasa agilize e otimize
seu trabalho em campo através de
assistentes pessoais digitais (PDAs - pequenos computadores de mão) conectados e sincronizados com o site Ripasanet. Vendas,
verificação de pedidos, consulta a estoques, entre outras atividades comerciais, são os benefícios que ficam à disposição de 200
clientes da Ripasa, de uma forma mais fácil de ser acessada.
"Na realidade, estamos trazendo para a tela do PDA o Ripasanet", afirma Marcelo Condé, diretor
executivo da Spring Wireless, destacando que atualmente a Ripasa realiza 20% das vendas através do site, o que representa mais de R$
180 milhões em transações comerciais.
Deste total, 70% (cerca de R$ 126 milhões) é de responsabilidade da equipe que utilizará a
nova tecnologia. "Nossa solução, além de preservar a estrutura do sistema existente, agrega benefícios como solicitação de pedido,
consulta de estoque e muitas outras coisas de forma remota aos vendedores", reforça Marcelo. A solução usada foi o Web Silo, que
permite à Ripasa disponibilizar todo o conteúdo Web para o acesso sem fio através de PDAs.
Expansão - A perspectiva da companhia é ampliar seu uso para as outras áreas de
vendas. Os profissionais da Ripasa usarão PDAs Ipaq Compaq e telefones celulares da Telesp Celular para a conexão com a Intranet. "A
Ripasa sai na frente utilizando a solução da Spring Wireless. É fantástica a possibilidade dos vendedores terem na palma da mão
informações fundamentais para o fechamento de um negócio. E o que é melhor, tudo isso à sua disposição, independente do lugar e da
hora", observa Marcelo.
De acordo com José G. Soares, superintendente de mercadologia e vendas da divisão gráfica da
Ripasa, o projeto da Spring Wireless causou impacto junto aos clientes da empresa. "Ficaram satisfeitos por estarmos oferecendo uma
tecnologia nova e oportuna", ressalta José.
O executivo lembra que a solução elimina antigos problemas vividos pelos vendedores
de sua concorrência. "Eles precisam se deslocar com equipamentos caros, pesados e obsoletos, onde informações ficam freqüentemente
desatualizadas. Além disso, precisam pedir emprestada uma linha telefônica do cliente para acessar as informações corporativas.
Nossa realidade já será de saída bem diferente e, em breve, estaremos batizando este serviço com uma nova marca da Ripasa", cita.
Para Osvaldo Amaro Narvas, gerente de desenvolvimento de sistemas da Ripasa, a implementação
desta solução sem fio comprova mais uma vez que sua empresa está sempre um passo a frente em seu mercado. "Estamos disponibilizando
à nossa força de vendas uma ferramenta inédita, levando aos clientes os reais benefícios da mobilidade como, informação, tecnologia,
serviços e comodidade", completa. |