Clique aqui para voltar à página inicial  http://www.novomilenio.inf.br/ano02/0201b006.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 01/08/02 19:11:46
Clique na imagem para ir ao índice de Notícias 2002

NOTÍCIAS 2002

SGI participa no filme O Senhor dos Anéis

Centenas de estações de trabalho visuais processaram 100 TB de dados

Especializada em fornecimento de soluções de visualização e gerenciamento de dados e computação de alto desempenho, a Silicon Graphics (SGI) está presente em todas as cenas da trilogia de filmes O Senhor dos Anéis. A companhia neozelandesa Weta Digital, responsável pelos efeitos visuais do novo sucesso de bilheteria em todo o mundo, usou mais de 230 estações visuais de trabalho baseadas nas plataformas SGI IRIX e SGI Linux. A empresa filmou simultaneamente todas as três histórias e produziu mais de 1.200 efeitos especiais.

As estações foram utilizadas para a armazenagem de programas e como servidores para a produção, pós-produção e todos os efeitos visuais dos filmes da trilogia. Distribuído pela New Line Cinema, A Sociedade do Anel estreou no dia 1/1/2002 no Brasil. O segundo filme, As duas Torres, terá a sua estréia em dezembro de 2002 - e o terceiro, O retorno do Rei, em dezembro de 2003.

Cena de 'O Senhor dos Anéis'

A Weta Limited utilizou os servidores gráficos SGI Octane, estações de alta performance gráfica SGI Onyx2 e os servidores de alta performance SGI Origin, além de servidores SGI Linux para criar efeitos, fazer composições e gerenciar mais de 100 TB de informação.

Depois de quatro anos de trabalho na trilogia, o resultado pode ser conferido nos cinemas. Dirigida por Peter Jackson e baseada no livro de J.R.R. Tolkien, a produção exigiu dezenas de personagens digitais com características humanas e humanóides. Foram também criadas digitalmente cenas de guerra, paisagens e efeitos especiais.

Mais de 150 artistas, entre modeladores, pintores digitais, animadores, editores de movimento e engenheiros de programação trabalharam com as 150 estações de trabalho SGI Octane, rodando o programa Maya 3D, da Alias/Wavefront. Outro sistema, com oito processadores Onyx2, rodando o programa Discreet Inferno, foi usado para composições diversas. E 80 servidores SGI-230 e SGI-330 com dois processadores cada um foram usados como uma combinação de pintura, rotoscopia e trabalho de composição. Além disso dois servidores Origin 2000, dois arrays de disco SGI TP9400 e robôs de fitas StorageTek forneceram 4 TB de armazenagem em rede e mais de 20 TB de armazenagem próxima à rede de dados foram utilizados como a solução global de repositório de dados para as estações de trabalho.

"O que necessitamos é capacidade de mover grande volume de informação para todos os lados, todo dia, e nós confiamos na SGI para nos ajudar nessa tarefa. 90% dos nossos equipamentos são SGI", disse Jon Labrie, diretor técnico da Weta Digital.

Desde o início da pré-produção, a Weta Digital usou a estação de trabalho visual SGI Octane com sistema operacional SGI-Irix, com o programa Maya e suas próprias extensões. Além disso criou tecnologia própria, como o Massive, um sistema de animação para cenas de multidão, desenvolvido para o sistema operacional SGI-Irix. Com o Massive, foram criadas as várias sequências de batalhas, expressões faciais, morte dos orcs, dos elfos e todas as outras fantásticas criaturas.

Nas fases de finalização e pós-produção, foram usadas as estações SGI-Octane2 rodando o programa Discreet Flame. Essas estações oferecem alta resolução gráfica, graças à sua placa gráfica V12, com perspectivas de cores e texturas corretas, combinação extremamente realística das cores em objetos transparentes, além de visualização de textura e volume em 3D com alta qualidade. O trabalho de renderização da Weta foi elaborado nas estações SGI 1100 e nos servidores SGI 1200 com a plataforma Linux OS. Iniciando com 32 processadores dedicados, na reta final foram usados 192 servidores de processadores duais, funcionando de forma ininterrupta.

"Possuir tanto sistemas baseados no sistema operacional SGI-IRIX quanto SGI-linux é um excelente exemplo de escolher a melhor ferramenta para o trabalho", diz Jason Danielson, diretor de mercadologia de Digital Midia da SGI. "É fácil perceber como os dois sistemas operacionais podem trabalhar juntos para produzir, renderizar, gerenciar e armazenar efeitos visuais poderosos, desde os foto-realísticos até onde a humanidade possa imaginar", finaliza.

Empresas - A Silicon Graphics, Inc. (SGI) fornece um leque de soluções tecnológicas em computação de alta performance, sistemas gráficos avançados e serviços de consultoria, que permitem a clientes de áreas técnicas e criativas manter vantagem competitiva em seus negócios principais. Os sistemas e a experiência da SGI fortalecem inovações e descobertas ao redor do globo, desde o desenho e produção de automóveis e aviões mais seguros, à descoberta de novos medicamentos e reservas petrolíferas - passando por melhor entendimento e previsão do clima e pelo refinamento de efeitos especiais para a indústria do entretenimento, entre outras aplicações.

A Weta Digital Ltd. é o primeiro estúdio de efeitos visuais digitais de Ásia/Pacífico e está sediada em Wellington, Nova Zelândia. Seu trabalho está centrado na criação de personagens, animação, imagens de meio-ambiente, geração de imagens de multidão - além de controle, composição digital, gravação e digitalização de filmes.