Clique aqui para voltar à página inicial  http://www.novomilenio.inf.br/ano02/0201a008.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 01/07/02 16:11:38
Clique na imagem para ir ao índice de Notícias 2002

NOTÍCIAS 2002

Segway utiliza DSP da Texas Instruments

No início de 12/2001, o inventor Dean Kamen anunciou a criação do Segway Human Transporter, a primeira máquina de transporte movida a eletricidade com ajuste de equilíbrio automático. Dotado de um sistema eletrônico que funciona como um giroscópio que reproduz o ponto de equilíbrio do corpo humano, o Segway utiliza a tecnologia dos processadores digitais de sinais (DSPs) da Texas instruments (TI).

Kamen optou pelo uso do DSP LF2406A, da família TMS320C2000, devido ao alto desempenho de processamento e integração periférica que o dispositivo oferece. O Segway utiliza o LF2406A para controlar dois motores com um único DSP e para oferecer o processamento intensivo de ajuste de equilíbrio necessário para que os usuários obtenham a estabilidade desejada ao usar o produto. Além disso, Kamen e sua equipe desenvolveram uma tecnologia revolucionária, batizada de "Estabilização Dinâmica", que possibilita que a emulação do equilíbrio automático do Segway trabalhe em sincronia com os movimentos do corpo.

O Segway é mais um importante exemplo do que a evolução do DSP pode ajudar a inventar. O poder de processamento dos DSPs aumentou drasticamente nos últimos anos, combinando alta-velocidade, processamento em tempo real e baixo consumo de energia. Atualmente, os DSPs são utilizados para pesquisas e desenvolvimentos nos mais diversos setores.

Telefonia - No campo das telecomunicações, a capacidade de programação dos DSPs da TI tem permitido o reaproveitamento de programas já desenvolvidos e a criação de múltiplas linhas de produtos. É um recurso especialmente interessante para os celulares de terceira geração (3G), que oferecem aplicações ricas em dados, com música, imagens e vídeo. Cerca de 60% dos aparelhos celulares digitais de todo o mundo usam um DSP da Texas Instruments.

Os inúmeros recursos que os DSPs oferecem, permitiram que o CPqD, um dos mais importantes centros de desenvolvimento tecnológico do Brasil e da América Latina, desenvolvesse um telefone público a cartão que possibilita às operadoras agregarem novos serviços como voz sobre IP (VoIP), gerenciamento de dados, mensagens sintetizadas, entre outros.

Baseado na plataforma TMS320C5000 da Texas Instruments, o terminal apresenta um baixíssimo consumo de energia - condição indispensável para telefones públicos - e uma capacidade de processamento que pode chegar a 800 mips (milhões de instruções por segundo), mais do que suficiente para atender às necessidades de hoje e a demanda por novos serviços da era da informação, no futuro.

Biomedicina - A área biomédica também tem se beneficiado muito com o uso dos DSPs. Dean Kamen, o mesmo inventor do Segway, desenvolveu anteriormente uma cadeira de rodas para deficientes físicos, batizada de Independence 3000 IBOT Tranporter, capaz de se equilibrar em duas rodas, andar sobre areia e até se levantar para que o usuário alcance o topo de uma estante.

Para fazer tudo isso, a cadeira criada por Kamen faz uso intensivo de giroscópios, motores elétricos e processadores digitais sinais. A tecnologia usada na Independence 3000 IBOT baseia-se em sensores para ajustar o aparelho de forma contínua em tempo real, de acordo com o movimento do assento e o centro de gravidade do usuário.

Ainda na área biomédica, diversos outras inventos e pesquisas fazem renascer a esperança de uma melhor qualidade de vida para milhares de pacientes em todo o mundo. Um dos estudos mais promissores é a criação de um olho biônico, já em teste nos Estados Unidos, que poderá devolver a visão principalmente para as pessoas que sofrem com doenças degenerativas de retina, responsável pela visão das cores.

O olho biônico consiste na implantação de um chip sobre a retina, feita por procedimento cirúrgico. Os óculos têm uma microcâmera de vídeo que capta as imagens e as transfere para o chip. O equipamento transmite as imagens para o nervo ótico, que liga o olho ao cérebro. Este órgão leva os sinais para as fibras nervosas da retina e estas levam as imagens para o cérebro.

A Texas Instruments (TI) se especializou nas tecnologias analógica e de processamento digital de sinal, fundamentais para a era da Internet. A empresa investe também nos setores de materiais e controle e em soluções educacionais e de produtividade. Sua matriz está instalada em Dallas (Texas/EUA), e a empresa mantém operações de venda ou fabricação em mais de 25 países.