American Express migra para os smart
cards
Brasil será o primeiro
mercado mundial a ter toda a rede convertida
Maior
emissor individual de cartões do mundo, a American Express dá
importante passo para a disseminação dos cartões inteligentes
(smart cards). Até o final de abril de 2002, a empresa habilitará
100% da sua rede de terminais pontos-de-venda (POS - points of sale)
para efetuar transações com cartões equipados com
chip eletrônico. O Brasil será primeiro mercado no
mundo a receber infra-estrutura para aceitação maciça
do processador. O primeiro passo da conversão dos terminais, com
início marcado para 12/2001, é um teste-piloto realizado
em 100 lojas dos centros de compras Iguatemi, Ibirapuera, Morumbi, além
de alguns estabelecimentos nas ruas da cidade de São Paulo. Com
a implantação destes POS compatíveis com os novos
cartões, a empresa terá participação significativa
de seus estabelecimentos conveniados, em todo o Brasil, prontos para gerenciar
as transações com o chip.
A adequação da rede
de captura é uma das fases mais importantes para a implantação
desses cartões. A primeira etapa, já concluída, foi
a adaptação dos sistemas operacionais internos. Agora, a
empresa parte para a infra-estrutura dos estabelecimentos, e quando o mercado
estiver preparado, lançará seus cartões inteligentes.
"O Brasil foi escolhido pelo número de POS que a American Express
possui e pelo avanço tecnológico em que se encontra, com
relação ao gerenciamento de transações de cartões
de crédito e débito", afirma Ricardo Tafur, gerente de projetos.
Como empresa global, a American Express
oferece estrutura para que todos os
Associados no mundo que possuem
cartões inteligentes tenham oportunidade de
utilizá-los. Segundo dados
da Embratur, os turistas de outros países, em 1999, gastaram US$
3,99 bilhões no País, uma média de gastos per capita
de US$ 79,09. Essa rede também será importante para executivos
de grandes corporações, já que a American Express
possui em sua carteira de clientes inúmeras empresas multinacionais.
Com a rede de estabelecimento apta a receber os smart cards, os
executivos poderão utilizar todos os benefícios que o cartão
com processador pode oferecer.
"Existe uma grande oportunidade de
adicionar benefícios tanto para os associados quanto para os estabelecimentos
afiliados. Um destes benefícios, que contribui para os dois lados,
é a segurança contra fraudes, mas que corresponde apenas
a um entre as inúmeros serviços de valor agregado que novos
oferecerão. Ao vermos toda a indústria de cartões
no Brasil mover-se na direção dos cartões inteligentes,
poderemos aumentar substancialmente a segurança das transações.
Os associados da American Express de outros países que já
emitem smart cards também serão
beneficiados", explica Tafur.
A American Express é uma empresa
mundial de viagens e serviços financeiros fundada em 1850, atuando
com cartões de crédito, cheques de viagem, viagens, planejamento
financeiro, serviços corporativos, seguros e bancos. |