Clique aqui para voltar à página inicial  http://www.novomilenio.inf.br/ano01/0112b006.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 12/11/01 19:03:58
Landel distribui cabos Nexans para ChipTek 

O rápido crescimento tecnológico exige das empresas que formam a cadeia
fabricante/distribuidor/integrador uma constante interação e sinergia para atender às necessidades de seus clientes no setor de trabalho em rede. A distribuidora autorizada Landel Teleinformática vem reforçando essa parceria com fabricantes como a Nexans, fornecedoras de conectividade como Panduit e integradores como a Chiptek. O resultado mais recente desta parceria foi o projeto da filial ChipTek, denominado de site Funchal.

A principal meta da empresa ao iniciar o projeto era apresentar um mostruário, ou seja, tornar a nova filial uma vitrine comercial para que o cliente pudesse ver como deve ser uma central de dados, dentro das normas de cabeamento EIA/TIA. A central de dados é apresentada em paredes de vidro e toda a parte de cabeamento e rack fica a mostra para que o cliente possa visualizar um projeto ideal. 

Prazos - Diante da exigência de cumprimento dos prazos, a Chiptek acionou a Landel Teleinformática para a distribuição dos cabos Nexans. A ChipTek já consumiu cerca de 30 mil metros de cabos, somente em cabeamentos de sua filiais. “A utilização de cabos Nexans já é um padrão da Chiptek, pois sua qualidade foi muitas vezes testada e aprovada, e diante da complexidade do projeto não quisemos arriscar com outros”, explica Eduardo Santos, coordenador de redes da ChipTek.

A ChipTek elaborou todo o projeto, definindo as principais metas, a equipe envolvida e o cronograma minimamente calculado. Então, iniciou toda a preparação da infra-estrutura, lançamento dos cabos, engenharia, parte elétrica e conectorização.

O trabalho foi realizado em processo turn-key num período de 24 horas por dia. O ponto mais relevante em todo o projeto foi a modularidade: os profissionais da área de cabeamento levaram 20 dias para executar todo o projeto, sendo 320 pontos, 12.500 metros de cabos Nexans Hyper Plus, Cat. 5e, lançamento nas estações de trabalho, conectorização e certificação.

O cabeamento estruturado está preparado para novas expansões e já atende 160 usuários para transmissão de dados e voz com 160 Mhz de largura de banda. “É muito gratificante para a Nexans saber que seus produtos são usados por seus parceiros como um modelo de cabeamento correto, de acordo com as normas atuais”, comenta Nilson Ramos, coordenador geral de vendas da Nexans.

O projeto foi iniciado em 11/2000 e foi concluído no final daquele ano. “Quando o projeto do site Funchal foi concebido, os prazos de execução eram muito agressivos e tínhamos que contar com o apoio do fabricante e do distribuidor para cumprir estes prazos, dada a complexidade do projeto como um todo“, completa Nílson. 

A Landel, juntamente com a Nexans e a Panduit, se mostraram bastante agressivas em relação ao prazo de entrega (disponibilidade de pronta entrega da maioria dos itens do projeto de cabeamento). A ChipTek também foi a responsável pela montagem da infra-estrutura. 

“Após 12 anos no mercado de cabeamento e infra-estrutura, este projeto teve algo diferente na sua execução. Quem puder ver o resultado final vai querer ter um igual”, afirma o coordenador de redes da Chiptek, Eduardo Santos.

Empresas - A Landel iniciou suas atividades em 1989. Antecipando-se ao boom de telecomunicações no Brasil, o fundador João Rodrigues optou por distribuir produtos de tecnologia de ponta para este setor. 

Já a Nexans (novo nome da Alcatel Data Cable) nasceu em 15/11/2000 e já figura entre as três maiores do mundo na fabricação de cabos de telecomunicações e energia. Com giro anual de R$ 7,4 bilhões e 18.500 funcionários em mais de 20 países, também engloba a empresa norte-americana Berk-Tek. Destaca-se pela linha de produtos UTP e pelos cabos de fibra óptica. Com mais de 100 produtos, dispõe de larga variedade de soluções FTP, STP e SFTP. 

No Brasil, fornece cabos para redes internas através de uma rede de distribuidores autorizados. Tem fábrica em Santana do Parnaíba (SP), com capacidade para produzir mensalmente 6,7 milhões de metros de cabos. O local entrou em operação em julho 1998, com investimentos de US$ 6 milhões. Possui certificação ISO 9001 e seus produtos e procedimentos são certificados pelos padrões ETL, UL, ISO, Delta e Bellcore, além de atender as normas internacionais TIA/EIA-568-A e ISO/IEC 11801. 

A Nexans também se dedica ao contínuo desenvolvimento de produtos de segurança em cabeamento, com posição de destaque em padrões de resistência a chamas, emissão de fumaça, toxicidade, performance elétrica e óptica. A empresa garante o desempenho de seus produtos de cobre e fibra óptica com ênfase nas necessidades de seus clientes, oferece excelência de serviços e suporte a clientes e programas de treinamento e certificação aos integradores e instaladores. Além de atender o mercado nacional, exporta cabos para os Estados Unidos, Inglaterra, Bélgica, Argentina, Chile e Uruguai.