Clique aqui para voltar à página inicial  http://www.novomilenio.inf.br/ano01/0112a012.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 12/05/01 12:03:14
Zoneamento paulistano já disponível em CD 

Embraesp Telemic é o nome da mais nova solução para profissionais imobiliários, urbanistas, arquitetos, engenheiros, entre outros. O CD-ROM lançado pela Embraespfornece informações rápidas e precisas sobre as principais normas que regem o zoneamento, uso e ocupação do solo no Município de São Paulo. No CD estão inclusos dados relevantes para as decisões do mercado imobiliário, com zoneamento urbano, legislação de ocupação, leis de desapropriação, operações urbanas, cones de aproximação de aeroportos e muitas outras informações. A grande novidade, além de não existir nada parecido no mercado, é que estas informações são mostradas de forma geo-referenciada, ou seja, com o mapa digital da cidade de São Paulo.

"O produto é inédito no Brasil, e apesar da prefeitura de São Paulo possuir todas as informações que constam no CD, as pessoas, para obter estes dados necessitam percorrer quase todos os órgãos, pois cada um trata de um assunto diferente. O zoneamento da cidade é um dos fatores essenciais para o seu crescimento e o sistema abrange praticante toda a sua legislação, de uma forma clara e objetiva", afirma Samantha Furlan, gerente do Departamento de Pesquisa e Análise de Mercado da Embraesp.

De uma forma rápida e visual, através de um simples menu, é possível consultar informações, inserir textos e símbolos; colorir quadras de interesse; calcular distâncias e áreas; imprimir o mapa em diversas escalas e cores etc. O CD também permite que o usuário personalize os mapas, o que facilita o trabalho de corretores, por exemplo, que podem destacar no mapa qualidades solicitadas pelo cliente da região ou de um imóvel que se queira vender ou alugar. 

Sobre o mapa oficial da capital paulista foi traçado o zoneamento das áreas existentes (com fichas técnicas e usos permitidos), operações urbanas, bairros tombados, áreas de proteção de mananciais, além de apresentar características físicas de cada localidade. Com todas as informações cadastradas em um banco de dados foi utilizado o programa dbMapa para relacionar estes dados com o mapa digital de São Paulo, permitindo o acesso visual a essas informações. 

“Isto é o futuro para as empresas. Elas ganham em tempo de análise para seus projetos, definem com maior nitidez seu campo de atuação para projetos futuros”, afirma Samantha.