Clique aqui para voltar à página inicial  http://www.novomilenio.inf.br/ano01/0112a010.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 12/04/01 19:26:46
Pára-quedismo invade a Web 

Aventura e adrenalina não faltam no site oficial da tentativa de quebra de recorde brasileiro e mundial de pára-quedismo. O maior evento desta modalidade realizado
no País está marcado para os dias 14 a 16/12/2001, em Taubaté (SP), mas desde já os internautas poderão conferir de perto todas as notícias desta façanha.
 

Para configurar o recorde mundial, 109 pára-quedistas precisam fazer uma figura pré-determinada em queda livre. O atual recorde brasileiro foi quebrado em Deland (EUA), em 1998 e reuniu 65 atletas. Hoje o recorde mundial com pára-quedistas de um mesmo país pertence à Noruega, com 108 atletas. Para realizar esse desafio, os pára-quedistas usarão dois aviões Hercules C130, da Força Aérea Brasileira, que decolarão do Comando de Aviação do Exército. Eles atingirão 18 mil pés ou 5.486 metros de altitude, reduzirão a uma velocidade de 250 km/h e os atletas saltarão. 

No site oficial está explicado todo o processo do recorde, como é realizado, quem são os organizadores e os atletas, além de notícias e fotos de grandes performances dos pára-quedistas brasileiros. O internauta pode ainda registrar sua torcida e deixar seu recado aos atletas. Os pára-quedistas participantes também têm seu espaço, com um vínculo especial para o quadro de horários, comunicados e um fórum para a comunicação entre os atletas.

O pessoal da Webventure também fará toda a cobertura na Internet dos três dias de tentativa de quebra de recorde - que vale para registro no Guiness Book, o Livro dos Recordes. Esta é uma das páginas prévias com informações sobre o evento, existentes no site:
 

Recorde Brasileiro e Mundial: o maior evento de pára-quedismo da história do Brasil

A cidade de Taubaté, no Estado de São Paulo vai ser o palco do maior evento de pára-quedismo do Brasil em todos os tempos: o "Recorde Brasileiro e Mundial". O encontro acontecerá nos dias 14, 15 e 16 de dezembro, no Comando de Aviação do Exército (CAVEX). O objetivo é a quebra do recorde brasileiro e mundial da maior formação em queda livre formada por pára-quedistas de uma mesma nação. 

Na formação em queda livre, os pára-quedistas precisam fazer uma figura pré-determinada. Do recorde brasileiro e mundial participarão 109 pára-quedistas do País entre os dias 14 a 16 de dezembro. O atual recorde brasileiro foi quebrado em Deland (EUA), em 1998 e reuniu 65 atletas. Hoje o recorde mundial com pára-quedistas de um mesmo país pertence à Noruega, com 108 atletas. 
"Todos dizem que é uma loucura fazer um recorde, mas o encontro se realizará no Brasil. Hoje o País é um grande centro mundial de pára-quedismo e um encontro como o recorde brasileiro é um marco para a história de todos os esportes no nosso País", afirma Carmem Pettená, organizadora do evento. Carmem é brasileira, mas mora atualmente em Deland, pequena cidade na Flórida (EUA), um dos centros mundiais do esporte radical. 

Para a quebra de recorde e a realização do mesmo, os pára-quedistas utilizarão dois aviões Hercules C130, da Força Aérea Brasileira, que decolarão do Comando de Aviação do Exército. Eles vão atingir 18 mil pés ou 5486 metros de altitude, reduzirão a uma velocidade de 250 km/h e os atletas saltarão. Todos terão que utilizar máscaras de oxigênio e um equipamento chamado cypres, que aciona automaticamente o pára-quedas reserva caso o atleta não abra o principal. O pouso será no Comando de Aviação do Exército, na cidade de Taubaté. Para que este evento aconteça com sucesso os brasileiros estão recebendo todo o apoio da Brigada Pára-quedista e do 1º Batalhão de Forças Especiais, e da Força Aérea Brasileira. 

O mais impressionante é que os pára-quedistas terão um minuto e meio para formarem a figura, a uma velocidade em queda livre que atingirá os 180 km/h. Caso apenas um dos pára-quedistas não consiga participar da formação, todo esforço será em vão. Porém se todos estiverem presentes na formação e mantiverem a figura por 3 segundos, o Brasil entra para o Guinness Book com o recorde mundial da maior formação de pára-quedistas de uma mesma nação.