Delphi mostra inovações
tecnológicas
Durante
o X Congresso e Exposição Internacionais de Tecnologia da
Mobilidade (SAE Brasil'2001), realizado de 19 a 22/11/2001 no paulistano
Expo Center Transamérica, a Delphi
Automotive Systems apresentou tecnologias especialmente desenvolvidas
para proporcionar maior conforto e conveniência aos ocupantes de
um veículo. Na vanguarda dessas tecnologias, destacaram-se os equipamentos
de entretenimento de bordo, como o Mobile Overhead Entertainment e o Mobile
Seat Top Entertainment que, entre outras novidades, ilustraram bem o tema
do congresso deste ano: "A Engenharia no Início do Milênio
- Conectividade e Mobilidade".
"As tecnologias desenvolvidas pela
Delphi têm como premissa a melhoria da dirigibilidade nos veículos,
considerando aspectos de segurança, conforto e conveniência
de motorista e passageiros. Graças à nossa vasta experiência
em sistemas eletrônicos e de integração, estamos aptos
a oferecer inovações tecnológicas nas áreas
de economia de combustível, segurança e comunicações",
disse Volker Barth, presidente da empresa para a América do Sul.
Em sua décima edição,
o SAE Brasil se tornou um dos mais importantes fóruns para discussão
de novas tecnologias e pesquisas na indústria automobilística
da América Latina. Nesses anos, o congresso foi marcado pela crescente
contribuição para o desenvolvimento do profissional e da
indústria da mobilidade. Além disso, ele se consolidou como
plataforma técnica e de negócios orientada para o segmento
OEM dos setores automotivo e aeroespacial em toda região.
Além de apresentar algumas
de suas mais recentes tecnologias, a presença da Delphi no SAE Brasil'2001
incluiu a participação de alguns de seus engenheiros e executivos
em conferências temáticas do evento. Entre os temas discutidos,
destacaram-se: "A Evolução do Conteúdo Eletroeletrônico
no Veículo" e "Novas Tecnologias de Eletrônica Embarcada nos
Sistemas de Veículos Automotores".
Tecnologias - Entre outras,
a Delphi apresentou nessa exposição paulistana as tecnologias:
Mobile
Seat Top Entertainment - Sistema portátil de entretenimento
de bordo que pode ser usado em qualquer tipo de veículo, compacto
ou utilitário, que disponha de um banco traseiro e até mesmo
fora do veículo, na casa de praia ou de campo, por exemplo. O equipamento
consiste em um console que integra um tocador de DVD/CD e permite a acomodação
de uma plataforma de vídeojogo. Seu visual arrojado permite que
seja facilmente removido. Sua instalação é fácil
e segura, bastando que seja preso com o cinto de segurança do banco
traseiro e conectado ao acendedor de cigarros do veículo. Possui
espaço para a armazenagem de cartuchos de vídeojogos, DVDs
e outros acessórios, além de entradas para fones de ouvido.
Mobile
Overhead Entertainment - Sistema de entretenimento de bordo que integra
funções de áudio e vídeo, como DVD e vídeojogos.
O conjunto é composto por uma tela LCD de 6,8" dobrável,
instalada no teto do veículo, um transmissor sem fio de 2,4 GHz,
fones de ouvido sem fio com controle individual de volume, além
do conjunto de instalação. Sua instalação é
simples, acomodando-se às dimensões da maioria dos carros
compactos, vans e utilitários. A tela de alta resolução
possibilita visibilidade de qualquer ângulo. O uso de um transmissor
de freqüência de rádio sem fio permite ainda que esta
visibilidade seja otimizada, uma vez que não será obstruída
com a presença de fios.
Truck
PC - Productivity Computer - Projetado para trabalhar nas condições
mais adversas de uma cabine de caminhão, o Truck PC é um
equipamento que auxilia os grandes frotistas que necessitam de uma máquina
robusta, flexível e compatível com as mais modernas aplicações
de controle de frota, logística e segurança. O equipamento
inclui sistema de navegação via satélite (GPS) além
de receptor AM/FM com RDS, tocador de CDs e suporte para MP3.
E/E
Architecture - Sistema que permite a diminuição do número
de chicotes elétricos e conexões, sem prejudicar a transmissão
de informações e comandos no veículo. Além
disso, possibilita maior facilidade de manutenção do sistema
elétrico, menor consumo de carga da bateria, além de facilitar
a implementação de novas funções via programação.
Unidade
Injetora Eletrônica E-1 - Tecnologia de injeção
para motores diesel de 9 a 16 litros, oferecendo pressão de injeção
de 2000 bar. O sistema atinge os limites de emissões Euro 4 e Euro
5 e dispõe de controle eletrônico. Além disso, possui
um design compacto: seu tamanho é 50% menor do que o dos
sistemas tradicionais.
Ford - Consumidores que buscam
a versatilidade de um veículo utilitário combinada a conveniência
oferecida por um cinema caseiro logo serão capazes de ter o melhor
desses dois mundos com a nova Ford Excursion 2002, que é um dos
primeiros utilitários grandes a oferecer o sistema Communiport de
entretenimento integrado de bordo da Delphi, com reprodutor de DVD instalado
de fábrica.
"Viagens longas podem ser estressantes
para os pais, uma vez que seus filhos ficam inquietos e entediados,
mas com o sistema de entretenimento de bordo da Delphi possibilita que
as crianças fiquem ocupadas e entretidas assistindo a filmes em
DVD, ouvindo CDs ou ainda até jogando no videojogo", disse Bob Schumacher,
executivo para a linha de eletrônicos da Delphi.
O sistema Communiport de entretenimento
de bordo da Delphi é original de fábrica e reúne funções
de áudio e video, como DVD, reprodutor de CDs, possui fones de ouvido
duplos e entradas para áudio e vídeo para qualquer plataforma
de videojogo, videocassete ou outros aparelhos eletrônicos auxiliares.
A Delphi desenvolveu os sistemas
eletrônicos e a Plastech complementou a integração
mecânica no teto do veículo. A tela de cristal líquido
(LCD) colorido de 7" oferece alta definição de imagem, é
instalada no teto do veículo e se dobra para baixo para o uso, sendo
controlada através de controle remoto infravermelho. A empresa também
oferece versões do equipamento para o mercado de reposição,
para instalação no teto do veículo ou sobre o banco
traseiro.
Multinacional - Com sede em
Troy (Michigan/EUA), a Delphi Automotive Systems, produz componentes automotivos
e sistemas tecnológicos. Os três setores de atuação
da empresa - Dinâmica & Propulsão, Arquiteturas de Segurança,
Térmicas & Elétricas, e Comunicações Eletrônicas
& Móveis - oferecem soluções variadas para as
necessidades de seus clientes. A Delphi tem 202.700 funcionários,
197 fábricas próprias, 44 parcerias, 53 centros de fornecimento
e escritórios de vendas e 31
centros técnicos em 43 países.
A unidade de negócios de multimídia
móvel da Delphi Automotive Systems já atende nove montadoras
de veículos, incluindo Toyota, Honda, GM e Subaru, além de
alguns clientes na área de veículos comerciais. As vendas
neste segmento atingiram US$ 322 milhões em 2000 e a previsão
é que esse crescimento continue anualmente. Em 2010, espera-se que
a multimídia móvel represente um mercado de US$ 50 bilhões.
Os negócios da Delphi em multimídia
móvel têm crescido para mais de US$ 3 bilhões de dólares,
sendo que há vendas programadas até 2005. Além disso,
a empresa espera que, até lá, cerca de 60% de seus negócios
incluirão sistemas eletrônicos e sistemas de alta tecnologia.
"Mais do que nunca, os veículos
devem servir para oferecer ao usuário algo mais do que um simples
meio de deslocamento de um lugar para outro. Muitas vezes, o carro se transforma
numa extensão da casa ou do escritório, assumindo funções
não diretamente ligadas ao seu princípio básico, que
é o de transportar pessoas. As montadoras querem atender os consumidores
neste sentido e a Delphi representa o parceiro que pode oferecer as tecnologias
que o consumidor deseja", disse Volker Barth.
Por outro lado, após dois
anos de produção, a Delphi atingiu a marca de mais de um
milhão de unidades de EhSteer produzidas. Este é o primeiro
sistema de direção totalmente elétrico do mercado,
já disponível nos modelos de veículos europeus Fiat
Punto e no VW Lupo. O sistema funciona independentemente do motor e é
equipado por um motor brushless, o que significa que não
utiliza bombas, mangueiras, fluidos hidráulicos, correias de transmissão
e polias. Menos partes significa uma importante redução no
uso de matéria-prima, resultando em menos material residual, o que
faz do EhSteer um sistema mais limpo do ponto de vista ambiental, além
de melhorar em 4% a economia de combustível, se comparado a um sistema
de direção hidráulica tradicional. |