Publicações
Crônicas de Uma Internet
de Verão - Com noites de autógrafos em São Paulo
(dia 22/11/2001, às 19 horas, na Livraria Siciliano do centro de
compras Shopping Morumbi, piso térreo - Av. Roque Petroni Jr., 1089
- Vila Gertrudes), em Salvador (27/11), no Recife (4/12), no Rio de Janeiro
(4/12, sem o autor) e Campinas/SP (18/12), está sendo lançado
pela Editora Futura o primeiro livro a reunir as crônicas de
negócios na era digital escritas por Mário Persona (que Novo
Milênio publica regularmente na seção Artigos).
Com 200 páginas, a obra já pode ser adquirida pela Internet
nas páginas específicas das livrarias Siciliano,
Saraiva,
Submarino,
Cultura,
FNAC
e Nobel.
"Um livro de negócios para
ler na praia", como o define
seu autor, traz "os acertos e erros no uso da Internet nos últimos
três anos. Apesar do tom divertido e leve com que os temas são
tratados, há muitos assuntos sérios, como negócios
entre empresas (B2B), negócios, mercadologia (marketing)"
e outros temas.
O lançamento conta com o apoio
do Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças (Ibef), que convidou
seus 1.200 associados para o lançamento da obra. Segundo seu vice-presidente,
Walter Machado de Barros, "em um livro recheado de uma rara mescla de humor,
Mário Persona consegue cativar o leitor do começo ao fim
com suas bem-humoradas crônicas, ricas em analogias e histórias
reais."
Tema - Na definição
do autor, o livro "é sobre a euforia que a Internet causou nos negócios
no final do século vinte. E sobre as decepções sofridas
quando o sonho acabou no início do século vinte e um. Um
livro para quem quer entender o que aconteceu nesse período de sonhos
e paixões efêmeras, e estar preparado para aplicar os novos
conceitos e técnicas de marketing e negócios usando todo
o potencial da rede mundial. Porque a história da Internet apenas
começou."
Destinado tanto ao empreendedor de
novos negócios como à dona de casa em busca de informação,
é, ao mesmo tempo, um delicioso entretenimento e um compêndio
de idéias e conceitos para se entender uma sociedade conectada em
rede. Tem o propósito de ajudar o leitor a compreender o fenômeno
Internet e suas conseqüências no mundo dos negócios.
Se alguns temas retratam uma fase peculiar da história da Internet,
os princípios de mercadologia e negócios permanecem sempre
atuais: "Quem pretende colocar sua empresa na Internet encontrará
muita informação útil. Se apenas quiser entender a
Internet e sua importância na sociedade atual, também ficará
satisfeito", cita o autor.
"Com um estilo às vezes cômico
e irreverente - lembram os editores -, Mário Persona leva você
a uma viagem inesquecível pelo mundo da Internet e dos negócios.
Pela primeira vez suas bem-humoradas crônicas, ricas em analogias
e histórias reais, são publicadas em forma de livro, repetindo
o sucesso obtido por sua coluna semanal em dezenas de sites, jornais e
revistas."
Como é comum em crônicas,
a linguagem dos textos é leve, as frases breves e as idéias
soltas, com muita sabedoria nas entrelinhas, e as ilustrações
de Murilo Maluf tornam ainda mais agradável a leitura dos textos,
que incluem informações sobre novas tecnologias, atendimento
ao cliente, empreendedorismo, cadeia de suprimentos, comércio eletrônico,
sociedade da informação, mercadologia pessoal, livros eletrônicos,
teletrabalho, comunidades de negócios, música em rede, canais
de distribuição, publicidade e globalização.
O autor - Mário Persona
é um desses autores que surgem da necessidade de se traduzir novos
conceitos. Perplexo, como todo mundo, pelo o impacto causado pela Internet
e pelas possibilidades prometidas pelas novas tecnologias, transformou-se
em um cronista de uma sociedade conectada.
Desde 1998, suas crônicas de
negócios ocupam as páginas de sites, jornais e revistas em
todo o Brasil e até mesmo no exterior. Sempre traduzindo e popularizando
idéias de negócios e sistemas de Internet para uma linguagem
que possa ser compreendida por qualquer pessoa.
Com um estilo próprio, rico
em analogias, histórias e experiências pessoais, consegue
cativar e informar ao mesmo tempo. Seu fino senso de humor transforma a
leitura de temas complexos em uma experiência agradável até
para o leitor menos acostumado às novas tecnologias.
Formado em Arquitetura e Urbanismo,
atuou nas áreas de negócios do Banco Itaú e Companhia
do Metrô de São Paulo, tendo sido diretor de comunicação
da Widesoft, empresa de sistemas voltados para a gestão da cadeia
de suprimentos na Internet. Criou a comunidade WideBiz
de Internet e negócios, tendo recebido o prêmio Empreendedor
2000 em reconhecimento por este trabalho.
Mário
Persona é palestrante, professor e consultor em comunicação
e mercadologia com ênfase em Internet. Seus artigos e crônicas
podem ser encontrados também em seu site
pessoal. Residindo em Limeira/SP, dirige sua empresa de consultoria,
treinamentos e soluções de integração de empresas
reais com o mundo virtual. |