Motorola lança celular CDMA
1x
Com novos
formatos e tamanhos, e com muito mais funções, chega ao mercado
brasileiro a nova geração de celulares da Motorola, que oferece
ao usuário maior velocidade
e qualidade de transmissão de dados. O acesso à Internet
pelo celular poderá alcançar 144 Kbps com o sistema CDMA
1X, o que torna possível conectar o celular a um computador com
todos os recursos multimídia para navegar na Web, sem a necessidade
de uma linha convencional.
Esta nova geração permitirá
fazer compras, transações bancárias, consultar serviços
aéreos, adquirir ingressos de cinemas e teatros ou, ainda, baixar
arquivos de jogos, tudo pelo celular e com muita rapidez.
O V.120x reúne num único
aparelho as mais variadas funções direcionadas ao público
jovem. O telefone traz como acessório tocador MP3 que permite fazer
cópia de músicas da Internet, além de rádio
FM. Com design ergonômico, possui comando de voz para acesso
à agenda e funções do telefone, jogos, 500 posições
de memória, digitação inteligente e bateria com duração
de 18 dias em modo de espera.
CL 3300 - A empresa também
inova no visual de seus produtos, ao lançar o prático telefone
sem fio CL 3300, que chega ao mercado brasileiro em 12/2001, nas versões
110 e 220 V, na cor preta. É um modelo ultracompacto de 900 MHz
que, além do tamanho reduzido, também se destaca pelo preço
competitivo (sugerido o valor final para consumidor de R$ 159,00).
O produto é resultado da experiência
da empresa no desenvolvimento de tecnologias de última geração
e tem longo alcance, bateria com duração de seis dias em
modo de espera e cinco opções de campainha. Possui 30 canais,
alerta de bateria fraca, memória com capacidade para armazenar dez
números e controle de volume no monofone. O aparelho também
vem com suporte para parede, tecla Page, funções flash
e redial.
V.66 - Um dos menores e mais
leves telefones GPRS tri-band chega ao mercado. O Motorola V.66 pesa apenas
75 g e possui menu intuitivo, o que facilita a digitação
na Internet.
Com um visual ao mesmo tempo arrojado
e ultra-sofisticado, ele tem características anatômicas, discagem
por comando de voz, digitação inteligente e acessórios
variados como MP3 player e rádio FM estéreo. Pode ser adaptado
ao estilo do usuário com as capas frontais metalizadas que permitem
personalizar o telefone.
O V.66 da Motorola possui envio e
recebimento de mensagens e correio eletrônico, agenda eletrônica
e de compromissos, calendário e capacidade de sincronizar seus dados
com o computador.
T192 - Para satisfazer o público
jovem, que tem mania de inovação mesmo quando o assunto
é aparelho celular, a Motorola desenvolveu o Motorola T192. Colorido
e irreverente, bem ao estilo do seu público-alvo, tem visual diferenciado
e está disponível em várias cores. E para aqueles
que precisam estar o tempo todo conectados, o novo celular permite o acesso
à Internet, possibilita envio e recebimento de mensagens e correio
eletrônico.
A discagem e o acionamento das funções
são feitos por comando de voz, além de digitação
inteligente de texto para maior rapidez. O Motorola T192 tem também
com VibraCall e estará disponível na tecnologia GSM.
Empresa - A Motorola é
uma empresa especializada em soluções integradas de comunicação
e de eletrônica, com vendas mundiais em 2000 da ordem de US$ 37,6
bilhões. Desde 1995, investe cerca de US$ 210 milhões principalmente
na instalação de um complexo industrial em Jaguariúna/SP
e na ampliação de sua capacidade produtiva e tecnológica.
Com fábricas de celulares,
equipamentos iDEN, rádios bidirecionais e infra-estrutura celular
(estações rádio-base), o campus conta com um Centro
de Tecnologia de Semicondutores, um Centro de Pesquisa e Desenvolvimento
de Terminais Celulares em equipamentos, programas, mecânica e desenho
industrial, além de uma base da Motorola University, voltada para
o treinamento de clientes, funcionários e fornecedores. A empresa
também atua no País comercializando semicondutores e desenvolvendo
diversas soluções para os mercados de banda larga, TV a cabo
e automotivo.
Exportações
- Mesmo diante de um cenário econômico conturbado, a Motorola
conseguiu manter o seu quadro de exportações em alta. A empresa
estima fechar o ano de 2001 com a marca de US$ 660 milhões em exportações,
volume 10% superior aos US$ 600 milhões alcançados em 2000.
Este desempenho, pela classificação do Ministério
da Indústria e Comércio, coloca a empresa entre os dez maiores
exportadores do País e na liderança absoluta das exportações
do setor de telecomunicações.
A notícia foi recebida com
entusiasmo pela Motorola, que atribui os resultados à busca
por alternativas capazes de driblar a crise. “Em 2000, a Argentina respondia
por 24% das nossas exportações, contra apenas 13% em 2001.
Em compensação, aumentamos em 82% as vendas para os EUA,
que hoje representam 77% do volume total exportado”, explica Voney Silveira,
diretor de Logística e Distribuição da Motorola do
Brasil.
A conquista de mercados onde até
então a empresa mantinha participações pouco expressivas
é outra razão para o crescimento. É o caso de países
como México e Israel, que este ano respondem, respectivamente, por
5% e 1,1% das exportações. “Vamos terminar com 2001 com a
balança positiva”, comemora Voney. |