Clique aqui para voltar à página inicial  http://www.novomilenio.inf.br/ano01/0111c005.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 11/27/01 15:03:07
Motorola lança celular CDMA 1x 

Com novos formatos e tamanhos, e com muito mais funções, chega ao mercado brasileiro a nova geração de celulares da Motorola, que oferece ao usuário maior Telefone celular V.120x da Motorolavelocidade e qualidade de transmissão de dados. O acesso à Internet pelo celular poderá alcançar 144 Kbps com o sistema CDMA 1X, o que torna possível conectar o celular a um computador com todos os recursos multimídia para navegar na Web, sem a necessidade de uma linha convencional.

Esta nova geração permitirá fazer compras, transações bancárias, consultar serviços aéreos, adquirir ingressos de cinemas e teatros ou, ainda, baixar arquivos de jogos, tudo pelo celular e com muita rapidez. 

O V.120x reúne num único aparelho as mais variadas funções direcionadas ao público jovem. O telefone traz como acessório tocador MP3 que permite fazer cópia de músicas da Internet, além de rádio FM. Com design ergonômico, possui comando de voz para acesso à agenda e funções do telefone, jogos, 500 posições de memória, digitação inteligente e bateria com duração de 18 dias em modo de espera.

CL 3300 - A empresa também inova no visual de seus produtos, ao lançar o prático telefone sem fio CL 3300, que chega ao mercado brasileiro em 12/2001, nas versões 110 e 220 V, na cor preta. É um modelo ultracompacto de 900 MHz que, além do tamanho reduzido, também se destaca pelo preço competitivo (sugerido o valor final para consumidor de R$ 159,00). 

O produto é resultado da experiência da empresa no desenvolvimento de tecnologias de última geração e tem longo alcance, bateria com duração de seis dias em modo de espera e cinco opções de campainha. Possui 30 canais, alerta de bateria fraca, memória com capacidade para armazenar dez números e controle de volume no monofone. O aparelho também vem com suporte para parede, tecla Page, funções flash e redial.

Telefone celular V.66 da Motorola
V.66 - Um dos menores e mais leves telefones GPRS tri-band chega ao mercado. O Motorola V.66 pesa apenas 75 g e possui menu intuitivo, o que facilita a digitação na Internet. 

Com um visual ao mesmo tempo arrojado e ultra-sofisticado, ele tem características anatômicas, discagem por comando de voz, digitação inteligente e acessórios variados como MP3 player e rádio FM estéreo. Pode ser adaptado ao estilo do usuário com as capas frontais metalizadas que permitem personalizar o telefone.

O V.66 da Motorola possui envio e recebimento de mensagens e correio eletrônico, agenda eletrônica e de compromissos, calendário e capacidade de sincronizar seus dados com o computador. 

T192 - Para satisfazer o público jovem, que tem mania de inovação mesmo quando o Telefone celular Motorola T192assunto é aparelho celular, a Motorola desenvolveu o Motorola T192. Colorido e irreverente, bem ao estilo do seu público-alvo, tem visual diferenciado e está disponível em várias cores. E para aqueles que precisam estar o tempo todo conectados, o novo celular permite o acesso à Internet, possibilita envio e recebimento de mensagens e correio eletrônico. 

A discagem e o acionamento das funções são feitos por comando de voz, além de digitação inteligente de texto para maior rapidez.  O Motorola T192 tem também com VibraCall e estará disponível na tecnologia GSM. 

Empresa - A Motorola é uma empresa especializada em soluções integradas de comunicação e de eletrônica, com vendas mundiais em 2000 da ordem de US$ 37,6 bilhões. Desde 1995, investe cerca de US$ 210 milhões principalmente na instalação de um complexo industrial em Jaguariúna/SP e na ampliação de sua capacidade produtiva e tecnológica. 

Com fábricas de celulares, equipamentos iDEN, rádios bidirecionais e infra-estrutura celular (estações rádio-base), o campus conta com um Centro de Tecnologia de Semicondutores, um Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Terminais Celulares em equipamentos, programas, mecânica e desenho industrial, além de uma base da Motorola University, voltada para o treinamento de clientes, funcionários e fornecedores. A empresa também atua no País comercializando semicondutores e desenvolvendo diversas soluções para os mercados de banda larga, TV a cabo e automotivo.

Exportações - Mesmo diante de um cenário econômico conturbado, a Motorola conseguiu manter o seu quadro de exportações em alta. A empresa estima fechar o ano de 2001 com a marca de US$ 660 milhões em exportações, volume 10% superior aos US$ 600 milhões alcançados em 2000. Este desempenho, pela classificação do Ministério da Indústria e Comércio, coloca a empresa entre os dez maiores exportadores do País e na liderança absoluta das exportações do setor de telecomunicações. 

A notícia foi recebida com entusiasmo pela Motorola, que atribui os resultados  à busca por alternativas capazes de driblar a crise. “Em 2000, a Argentina respondia por 24% das nossas exportações, contra apenas 13% em 2001. Em compensação, aumentamos em 82% as vendas para os EUA, que hoje representam 77% do volume total exportado”, explica Voney Silveira, diretor de Logística e Distribuição da Motorola do Brasil. 

A conquista de mercados onde até então a empresa mantinha participações pouco expressivas é outra razão para o crescimento. É o caso de países como México e Israel, que este ano respondem, respectivamente, por 5% e 1,1% das exportações. “Vamos terminar com 2001 com a balança positiva”, comemora Voney.