Clique aqui para voltar à página inicial  http://www.novomilenio.inf.br/ano01/0111a015.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 11/06/01 02:20:50
Crescem os investimentos em redes sem fio 

Chegarão a US$ 120 bilhões em 2004, mas retorno será demorado

As despesas globais com infra-estrutura de rede sem fio continuarão aumentando nos próximos anos, segundo estudo do Yankee Group, consultoria e instituto de pesquisa reconhecido internacionalmente nos segmentos de telecomunicações, Internet e Tecnologia da Informação. Intitulado “Infrastructure Capex: How much will it cost, and which vendors will win?”, o estudo aponta que as despesas mundiais atingirão um máximo de US$ 120,2 bilhões em 2004, estabilizando-se depois em US$ 114,6 bilhões em 2006. Dados do instituto indicam em 2001 investimentos de US$ 99,4 bilhões no segmento.

De acordo com o Yankee Group, é esperado um aumento nas despesas globais com infra-estrutura de rede sem fio de 53% em 2001 para 63% em 2005, devido à preparação das redes já existentes para as gerações 2,5 e 3. As tecnologias GSM, GPRS e WCDMA representarão a maior parte destes gastos.

Embora os fornecedores de infra-estrutura acreditem no rápido desenvolvimento das gerações 2,5 e 3, os retornos não virão tão rapidamente como esperado. As implementações das redes de 2,5 G e 3G têm gerado grandes discussões. 

Segundo Phil Marshall, analista do Yankee Group, é evidente que o processo custará caro, principalmente para as operadoras que estão passando pela transição da tecnologia genérica. “Entretanto, com a obsolescência da segunda geração e a promessa dos serviços da próxima geração, as operadoras não poderão abrir mão destes gastos sem correr o risco de perder parcelas de mercado”, finaliza o analista. 

Grupo – Subsidiário da Reuters Enterprise, o Yankee Group foi fundado em 1970 e
possui sede em Boston (Massachusetts/EUA). No Brasil, a empresa está em atividade desde 1992, tendo como foco de seus serviços os mercados de telecomunicações, Internet e tecnologia da informação corporativa. Tendo o pioneirismo como marca registrada, o Yankee Group credita o segredo de seu sucesso a três palavras chaves: Exatidão, Confiança e Experiência.