Clique aqui para voltar à página inicial  http://www.novomilenio.inf.br/ano01/0111a010.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 11/06/01 00:13:34
Ansett: soluções de segurança em Biometria 

Leitura de íris e reconhecimento de face serão lançados na Exposec

Especializada em sistemas integrados de segurança e automação predial, a Ansett Tecnologia apresenta ao mercado brasileiro suas novidades em tecnologia de segurança em Biometria. Entre os destaques, estão tecnologias como leitura de íris e reconhecimento de face, que serão mostradas durante a Feira de Segurança Exposec, de 6 a 8/11/2001, no Intenational Trade Mart/Centro Têxtil, na capital paulista. 

"As empresas estão cada vez mais preocupadas com a segurança de seus bens materiais e humanos. E o mercado começa agora a absorver os mais recentes lançamentos em tecnologias de segurança, que reduzem praticamente a zero a intrusão de pessoas não-autorizadas" diz Marcelo Fochi, vice-presidente da Ansett.

A Biometria é uma ciência que estuda as características físicas únicas e individuais do ser humano, como impressões digitais, íris, imagem térmica, voz, retina, palma da mão ou reconhecimento de face. Mais que controlar o acesso a espaços físicos, substituindo os tradicionais cartões e senhas, a Biometria é considerada uma das soluções tecnológicas mais seguras da atualidade. 

A aplicação da tecnologia biométrica em outros países tem ocorrido em todos os segmentos de mercado - aeroportos, bancos, penitenciárias, condomínios, universidades, rede de computadores, sistemas de votação, INSS, Polícia Federal, centros de compras e até mesmo no controle de chegada e saída de funcionários para eliminar possíveis fraudes. "Umas das principais dificuldades da área de segurança é o acesso indevido às informações. Isso acontece porque as senhas nem sempre são seguras e em grande parte das vezes podem ser quebradas com facilidade", explica Marcelo Fochi.
 

Tecnologias de biometria apresentadas pela Ansett
Impressão digital - é a mais fácil de ser implementada. A aplicação desta tecnologia biométrica destina-se ao aumento de segurança e agilidade em operações empresariais, governamentais ou institucionais. 

Para o acesso físico de uma porta, é feito o cadastramento e o armazenamento das impressões digitais no próprio equipamento. Quando a pessoa autorizada apresenta sua digital, o equipamento aciona a fechadura elétrica e abre a porta. No caso de três tentativas inválidas, pode-se, opcionalmente, acionar um alarme.

Reconhecimento de Face - permite a identificação de uma pessoa baseando-se em pontos específicos de seu rosto. O registro do usuário é feito através de uma câmera. Uma vez registrada a imagem, é possível efetuar o processo de reconhecimento ainda que a aparência do usuário sofra alterações com o passar dos anos. Por se basear em pontos do rosto e, não pela face em si, o sistema permite, com alta eficiência, reconhecer uma imagem cadastrada.

Quando a prioridade for segurança, esta ramificação biométrica é a única que pode identificar à distância e sem a participação ativa do usuário. Em caso de roubos filmados por circuito interno de TV, é possível confrontar automática e rapidamente as imagens com fotografias ou retratos falados de suspeitos e ainda auxiliar testemunhas de crimes. O sistema também permite acompanhar a locomoção de uma pessoa na multidão a partir do reconhecimento de sua face.

Durante um grande evento, é possível registrar todos os presentes, fazendo-os passar por um corredor ou catracas e, se o sistema estiver conectado ao banco de dados, a imagem captada será processada e rapidamente se pode obter informações sobre as pessoas.

O programa de reconhecimento pode registrar vários pontos delimitadores na face, capazes de definir proporções, distâncias, tamanhos e formas de cada elemento do rosto, como olhos, nariz, queixo, maçãs do rosto, orelhas etc. Esses pontos identificam unicamente um usuário e, dependendo do grau de precisão que o usuário exigir do sistema, podem reconhecer sósias como pessoas distintas. Para fazer o reconhecimento, são necessários uma pequena câmera para a captura da imagem do rosto e o programa que processe a imagem.

Geometria da mão - para essa leitura é utilizado um digitalizador que possui guias que se assemelham a pinos, que se encaixam entre os dedos. Essas guias facilitam o reconhecimento do desenho da mão. O sistema calcula e registra as proporções entre os dedos e articulações, que são decisivas para identificar a pessoa. O reconhecimento dos dedos se restringe à identificação do formato de um ou dois dedos, a proporção entre as articulações e o cálculo das áreas. 

O digitalizador captura uma imagem tridimensional dos dedos, que é convertida num modelo geométrico. No caso da palma da mão, o sistema é focado no desenho das linhas, saliências e outros detalhes, o que o faz muito parecido com os sistemas de reconhecimento de impressões digitais.

Reconhecimento pela íris - permite identificar uma pessoa por um dos olhos em questão de segundos. A segurança deste método é incontestável, pois a íris não sofre alterações a partir de 18 meses de vida. É necessário apenas um instante diante do foco da câmera para que haja o reconhecimento, registro e liberação de acesso individualizado a operações previamente determinadas. Utilizado para o controle de acesso físico, o mecanismo captura a imagem da íris, registra-a em banco de dados e realiza o reconhecimento independente do uso de lentes de contato e óculos de sol. 

Para implementar esse tipo de sistema biométrico, são necessários uma câmera e o programa. Em caso de locais extremamente restritos, como laboratórios, centros cirúrgicos, centrais nucleares, casa da moeda, a alta capacidade de segurança desse recurso biométrico garante a abertura de portas e o acesso exclusivo da pessoa autorizada. No Brasil, o sistema comercializado pela Ansett custará em torno de 8 mil reais. A empresa investiu 1,5 milhão de reais na tropicalização do programa a espera instalar 100 sistemas no ano que vem.

Leitor de Placas de Veículos - este sistema de reconhecimento automático consiste numa tecnologia que permite identificar todos os veículos que transitam num determinado local, através da leitura da placa. É uma solução de alta segurança, que visa evitar fraudes, aperfeiçoar e personalizar o relacionamento com clientes. 

Esta tecnologia pode ser aplicada em estacionamentos particulares, condomínios, indústrias, centros de compras, supermercados e pedágios. Pela aproximação do veículo, o equipamento de reconhecimento da placa é acionado e o portão ou cancela abrem automaticamente. Através desta solução, é possível controlar as vagas, registrando o movimento de entrada e saída de veículos e tempo de permanência. O sistema de leitura de placa também poder ser utilizado como uma ferramenta de relacionamento com o cliente, uma vez que identifica sua assiduidade.

Teclado e mouse com identificador de digitais - são indicados para acessar o computador (ou determinadas áreas de uma rede, programas ou servidores) restrito a pessoas autorizadas. Desta forma, a pessoa cadastrada colocará sua digital no mouse ou no teclado e terá acesso as informações contidas no sistema. É possível cadastrar mais de uma pessoa em cada computador, com diferentes permissões de acesso.

Para o acesso lógico, o cadastramento e a verificação são feitos através de um leitor óptico menor que um mouse, protegendo informações importantes de uma rede de computadores ou aplicações específicas. O método requer um digitalizador de imagens capaz de capturar, com bom grau de precisão, os traços que definem a impressão dos dedos, além de um programa que trate a imagem capturada e faça o reconhecimento da digital. 

Os digitalizadores para captura da impressão digital possuem tamanho relativamente reduzido. Alguns modelos são independentes e podem ser anexados ao teclado, monitor ou gabinete do computador. Outros já possuem o mecanismo acoplado a dispositivos como mouse, teclado e terminais. A tecnologia garante ainda reconhecimento de um dedo-morto, evitando que, em caso de seqüestros ou crimes, o dedo de uma pessoa seja utilizado para fins ilegais.

Empresa - Fundada há dez anos, a Ansett Tecnologia detém 60% do mercado de segurança e controle no Brasil. É a única empresa no País que fornece serviços integrados que possibilitam soluções compartilhadas na área de segurança e um completo sistema de gerenciamento predial. Desenvolve e implanta projetos nas áreas de energia, climatização, segurança eletrônica e detecção e combate a incêndio. Crescendo cerca de 20% ao ano nos cinco anos anteriores, registrou um faturamento de R$ 70 milhões em 2000 e espera ultrapassar suas metas em 2001.

A posição de destaque no mercado conquistada pela Ansett é resultado da parceria estratégica realizada há cinco anos com o grupo britânico Invensys, maior empresa no segmento de engenharia de automação, que administra um conglomerado de mais de 200 empresas espalhadas por todo o mundo. A Invensys tem faturamento anual na ordem de US$ 22 bilhões. Entre seus principais clientes estão Microsoft, Cisco, Xerox do Brasil, Embraer, Bradesco e Coca-Cola.