Amadurece o uso da Web como canal
de venda
O alcance
da revolução Web pode ser avaliado através do peso
que a Internet adquiriu como canal de vendas. A maior parte das estimativas
é unânime em afirmar que, em âmbito global, até
2002, 93% das empresas terá parte do seu faturamento em rede, com
proporções oscilantes, conforme o setor, entre 20 e 10%,
de acordo com estimativas da empresa de consultoria VP Web Internet Solutions,
do grupo Value
Partners. "Embora os negócios eletrônicos nas empresas tenham
âmbitos de aplicação extremamente amplos e em boa parte
ainda inexplorados, acredito que no processo de venda – assim como no processo
de compra - já seja possível colher frutos significativos
em termos de inovação e de melhoria da eficiência",
afirma Vicente Criscio, vice-presidente da VP Web.
"A principal prerrogativa, porém,
da aplicação dos negócios eletrônicos no campo
das vendas é a necessidade de transformação da abordagem
em relação ao cliente final e aos demais componentes do canal:
produtores e distribuidores. Aquilo que muitos chamam de canal reverso,
isto é, o meio de comunicação com duplo acesso entre
consumidor e empresas, é de fato o fator essencial que modificou
e continua a modificar os vários papéis", diz Vicente.
Nômade - O consumidor
na Internet, em muitos casos, tem o poder de dar a última palavra:
ele sabe o que quer (nos mínimos detalhes e com o nível de
personalização que mais lhe convém), sabe onde e quando
comprar, de quem e por que preço. Seus critérios fundamentais,
no processo de compra, são a possibilidade de escolher e o preço.
O acesso ilimitado, tanto no espaço quanto no tempo, em todos os
canais disponíveis, é um pré-requisito imprescindível
para este consumidor, essencialmente infiel e nômade.
"Para dar uma resposta adequada a
estas precisas exigências do consumidor, as empresas deverão
reformular completamente a própria abordagem mercadológica.
E os distribuidores, por sua vez, serão obrigados a modificar de
modo profundo e essencial o seu próprio papel", enfatiza Vicente.
Para o executivo, é importante também definir os elementos
principais de uma abordagem de negócios eletrônicos que leve
em consideração as peculiaridades das empresas e do contexto
onde atuam, apesar da dificuldade em se traçar fronteiras exatas
para o que acontece na Internet.
VPWeb - Fundada em 1/2000,
com sede na Itália e escritórios em diversos países,
a VPWeb presta apoio às empresas, tradicionais ou emergentes, para
desenvolvimento e implementação de soluções
de negócios eletrônicos e na avaliação de novas
iniciativas empresariais.
Desenvolve - especificamente para
grandes empresas industriais - projetos inovadores na área de B2B2C
(vendas e serviços aos clientes finais através da rede de
distribuição existente), gerenciamento de relações
com o cliente (CRM) e aplicações móveis, entre outros. |