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Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 11/05/01 01:14:40
A morte do banner

Pedro Luiz Côrtes (*)
Colaborador

O banner é uma solução tecnológica e não um projeto de comunicação. E mesmo como solução técnica ele está ultrapassado. Antes de mais nada, ele teve o seu formato pensado em um tempo em que a velocidade de conexão era reduzida, portanto era necessário economizar espaço na transmissão de conteúdo. Esse é um dos motivos que fazem com que a publicidade resista à Internet.

A Web vem evoluindo rapidamente, mas o banner não consegue surfar plenamente nessas novas ondas. Quando utilizei a rede pela primeira vez, minha velocidade de conexão era de 14.4 kbps. Hoje, navego por meio de uma conexão banda larga com 256 kbps, o que representa um aumento de quase 18 vezes. 

Mesmo assim, o banner e seus formatos e limitações continuam quase imutáveis. É certo que ele mudou em alguns aspectos. Hoje, com o Flash e os GIF animados, ficou mais fácil produzir material de qualidade. Porém, esses novos recursos são paliativos que dão apenas uma sobrevida ao outdoor (N.E.: cartaz de rua) virtual. 

O problema está na sua essência, uma vez que ele não foi pensando como solução de negócios ou meio de comunicação. Limitações tecnológicas ditaram os padrões que, sabe-se lá por quê, ainda resistem, mesmo diante das mais recentes inovações. 

Houve um tempo em que a Internet imaginava prescindir de outras mídias, supondo que jornais, rádios e TVs sucumbiriam aos encantos da rede mundial. Porém, o que cada vez mais as pessoas que fazem e trabalham na web precisam compreender é que todas as tecnologias caminham para um ponto de convergência. Não haverá supremacia de uma tecnoidéia sobre as outras, mas uma integração, uma soma. 

Nesse novo contexto, em que a internet reinventa e é reinventada por outras mídias, o banner em seus formatos tradicionais e o famigerado click through perdem sentido. Será que uma grande idéia cabe em apenas 468x60 pixels? Será que não podemos oferecer aos anunciantes formatos e tamanhos diferenciados, adequados a cada idéia, produto ou serviço? 

Certamente, existem sinais de mudança no mundo virtual. Alguns sites estão oferecendo áreas expandidas para veiculação de publicidade, além das placas convencionais. Os endereços talkcity.com, tucows.com e wanadoo.fr oferecem áreas verticais do lado direito do site, com tamanhos variando de 120x600 a 148x465 pixels, ampliando as possibilidades de apresentação de produtos e serviços. Em zdnet.com o espaço disponível é horizontal, com 728x90 pixels. 

Página da Brasil Telecom
Entretanto, esses espaços ainda carecem de maior interatividade. Para isso é interessante visitar alguns sites nacionais como o da Brasil Telecom, onde o usuário poderá montar seu próprio filme e enviá-lo como um cartão virtual. 

Outra sugestão é uma área dentro do site da Volks, e uma terceira possibilidade é uma visita virtual ao Centro de Operação e Supervisão da Telefônica

Há poucos anos, surgiram diversos sites e portais com seus modelos de negócio calcados em comercialização de espaço publicitário. Hoje, apenas os serviços mais proficientes conseguem viver daquilo que subsidia a TV há gerações: publicidade. Por que as TVs conseguem isso e a Internet não? Onde estamos errando? 

Um dia a Web imaginou que reinventaria a publicidade. Será que esse reinventar e essas novas experiências de interatividade resumiram-se em formatos predefinidos de banners? Para manter a rede ativa, inovadora e comercialmente interessante para os anunciantes, precisamos ter a humildade de olhar para os outros veículos e aprender um pouco com a experiência deles.

(*) Pedro Luiz Côrtes é professor da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado, consultor em Webmarketing e escritor.