Clique aqui para voltar à página inicial  http://www.novomilenio.inf.br/ano01/0110d001.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 10/26/01 22:58:20
Windows XP lançado com filas na madrugada 

Gente se acotovelando na fila desde as 15 horas da tarde, na expectativa pela abertura da loja só à meia noite. Toda essa movimentação foi causada pelo lançamento do sistema operacional Windows XP, da Microsoft, na loja PlugUse do Shopping Market Place, na capital paulista. A cena, comum nos Estados Unidos, foi registrada pela primeira vez no Brasil. A loja ficou aberta da meia noite até as duas da manhã e atraiu consumidores de todas as idades e perfis.
Movimentação da loja PlugUse paulistana, no lançamento do Windows XP
Os dez primeiros compradores do Windows XP ganharam o Office XP completo, produto que custa R$ 1.345,00. “Além da promoção do Office, vim até aqui porque estamos precisando de mais estabilidade no escritório de contabilidade que divido com meu pai. Acompanhei pela imprensa desde a primeira versão beta e achei que esta seria uma boa oportunidade. No escritório ainda temos o Windows 95 e 98”, relata André Santin Alves, 24 anos. “Valeu a pena”, conclui, ao sair sorridente da loja, com as duas caixas debaixo do braço. 

Movimentação da loja PlugUse paulistana, no lançamento do Windows XP
O segundo colocado, André Castilho, dono do ranário “Beija-Flor Ltda.” estava igualmente entusiasmado. Usuário de versões originais dos sistemas operacionais Microsoft desde o DOS, já havia decidido comprar o produto. “Mas quando soube da promoção, resolvi enfrentar a fila só para comprar aqui”. 

O Windows XP promete associar a estabilidade do Windows 2000 aos recursos multimídia do Windows Me (ou Windows Millennium), reunindo assim as versões doméstica e corporativa do produto. A indústria de tecnologia está dando todo apoio ao lançamento da Microsoft, apostando em um novo impulso nesse mercado. O lançamento oficial acontece hoje em mais de cinqüenta países ao redor do mundo, incluindo o Brasil. “A iniciativa da PlugUse foi excelente”, elogia Aimberê Maciel, gerente nacional de varejo da Microsoft. 

Movimentação da loja PlugUse paulistana, no lançamento do Windows XP
10 mil unidades - E a movimentação que o Windows XP deve gerar no mercado brasileiro começou a ser notificada antes mesmo do produto estar nas prateleiras. A SND, uma das maiores distribuidoras de produtos Microsoft da América Latina, começou no dia 25/10/2001 a atender a significativa demanda de mais de 10 mil peças do Windows XP reservadas nas semanas anteriores por revendas de todo o País. 

De acordo com o executivo Cláudio Sender, diretor de mercadologia e tecnologia
da SND, a demanda atendida pela distribuidora é resultado da expectativa que o novo produto gerou no mercado. “O sistema operacional Windows XP e seu pacote de aplicativos Office XP devem substituir por completo os atuais sistemas vigentes. Os revendedores sabem que esta tendência tornará a procura por estas soluções uma constante nos próximos meses e uma grande oportunidade de negócios para o mercado”, afirma. As mais de 10 mil unidades reservadas do produto são para as versões em caixas para o varejo e para as versões OEM, fornecidas a integradores que têm como público alvo as pequenas e médias empresas.

Outro fato que contribuiu para aumentar as expectativas de venda do Windows XP é o número de soluções compatíveis com o produto produzidas antecipadamente pelas indústrias de programas e equipamentos. Antes mesmo do lançamento estar disponível no mercado, PCs, aplicativos, processadores e outras soluções foram desenvolvidas especialmente para suportar o novo sistema. Um dos exemplos citados pelo diretor da SND é o desempenho do recém lançado processador Pentium 4 da Intel, intimamente ligado às necessidades do Windows XP.

Tela do Windows XP
Características - O Windows XP introduz um novo visual que o torna fácil de usar, além de ser altamente robusto para todos os tipos de usuários de PCs. O novo visual facilita a computação baseada em tarefas, trazendo uma nova interface para o computador de mesa familiar, e já é considerado a atualização mais significativa do
produto desde o Windows 95. O projeto fornece um visual simples, colorido e limpo para o computador de mesa, além de tornar o PC mais fácil e intuitivo de usar.

Essas melhorias são o resultado do retorno de clientes, pesquisas e desenvolvimento da fabricante Microsoft, focadas para aprimorar a experiência do usuário. Uma curiosidade é o significado das letras XP, que são uma referência à palavra experiência, e simbolizam as inovações que serão proporcionadas ao usuário do produto.

Um dos principais objetivos do Windows XP é beneficiar o usuário do novo sistema com um desempenho diferenciado nas mais diversas aplicações. Alguns exemplos de suas características são: melhor comunicação com uso da voz em tempo real, vídeo e compartilhamento de aplicações; maior mobilidade com a possibilidade de acesso remoto aprimorado a informações a qualquer hora e lugar; melhor suporte e ajuda (já que os usuários serão capazes de conectar-se rapidamente a pessoas e recursos de ajuda); fotos e imagens digitais mais simples - em função de sua facilidade para a criação, organização e o compartilhamento de arquivos digitais; além de recursos de música e entretenimento mais acessíveis com o singular desempenho da solução para a descoberta, cópia de arquivos em rede (download), personalização e gravação de áudio e vídeo de alta qualidade.

Um lugar que permite o encontro de aparelhos digitais, mídia e serviços compatíveis em diferentes aplicações pode ser considerada uma interessante definição para o PC baseado em Windows XP. Exemplos dessas aplicações são a habilidade do Windows XP de, a partir de uma câmera digital ou digitalizador, copiar fotos para o computador, visualizar e compartilhá-las com amigos e familiares; a facilidade para o encontro de filmes disponíveis na Internet, edição e compartilhamento de filmes, ou a capacidade de tocar DVDs. Outro benefício gerado pelas aplicações do produto é a facilidade de manipulação da música digital, possibilitando de forma mais rápida colecionar músicas e levá-las em aparelhos portáteis.

Fundada no Brasil em 86, a SND é uma das maiores importadoras e distribuidoras de produtos de informática da América Latina. Premiada como a distribuidora do ano na Edição 2001 do Anuário do Informática Hoje, faz parte do grupo americano SND Electronics, Inc., que passou por uma fusão em 9/2000 com a CE Consumer Eletronic AG - companhia alemã do mercado de chips semicondutores na Europa. A companhia atende mais de 7 mil revendas ao ano e apresenta crescimento anual acima de 20%. A SND é distribuidora oficial da Adaptec, APC, Creative Labs, HP, Intel, Microsoft, Montplac, Palm, PictureTel, PC Chips, Rittal, Samsung, Seagate, Sistemas da Amazônia, Tandberg Data, Western Digital, MSI, Symantec e US Robotics.

Caixas do novo sistema operacional da Microsoft