Windows XP lançado com filas
na madrugada
Gente
se acotovelando na fila desde as 15 horas da tarde, na expectativa pela
abertura da loja só à meia noite. Toda essa movimentação
foi causada pelo lançamento do sistema operacional Windows XP, da
Microsoft, na loja PlugUse do Shopping Market Place, na capital paulista.
A cena, comum nos Estados Unidos, foi registrada pela primeira vez no Brasil.
A loja ficou aberta da meia noite até as duas da manhã e
atraiu consumidores de todas as idades e perfis.
Os dez primeiros compradores do
Windows XP ganharam o Office XP completo, produto que custa R$ 1.345,00.
“Além da promoção do Office, vim até aqui porque
estamos precisando de mais estabilidade no escritório de contabilidade
que divido com meu pai. Acompanhei pela imprensa desde a primeira versão
beta e achei que esta seria uma boa oportunidade. No escritório
ainda temos o Windows 95 e 98”, relata André Santin Alves, 24 anos.
“Valeu a pena”, conclui, ao sair sorridente da loja, com as duas caixas
debaixo do braço.
O segundo colocado, André Castilho,
dono do ranário “Beija-Flor Ltda.” estava igualmente entusiasmado.
Usuário de versões originais dos sistemas operacionais Microsoft
desde o DOS, já havia decidido comprar o produto. “Mas quando soube
da promoção, resolvi enfrentar a fila só para comprar
aqui”.
O Windows XP promete associar a estabilidade
do Windows 2000 aos recursos multimídia do Windows Me (ou Windows
Millennium), reunindo assim as versões doméstica e corporativa
do produto. A indústria de tecnologia está dando todo apoio
ao lançamento da Microsoft, apostando em um novo impulso nesse mercado.
O lançamento oficial acontece hoje em mais de cinqüenta países
ao redor do mundo, incluindo o Brasil. “A iniciativa da PlugUse foi excelente”,
elogia Aimberê Maciel, gerente nacional de varejo da Microsoft.
10 mil unidades - E a movimentação
que o Windows XP deve gerar no mercado brasileiro começou a ser
notificada antes mesmo do produto estar nas prateleiras. A SND,
uma das maiores distribuidoras de produtos Microsoft da América
Latina, começou no dia 25/10/2001 a atender a significativa demanda
de mais de 10 mil peças do Windows XP reservadas nas semanas anteriores
por revendas de todo o País.
De acordo com o executivo Cláudio
Sender, diretor de mercadologia e tecnologia
da SND, a demanda atendida pela
distribuidora é resultado da expectativa que o novo produto gerou
no mercado. “O sistema operacional Windows XP e seu pacote de aplicativos
Office XP devem substituir por completo os atuais sistemas vigentes. Os
revendedores sabem que esta tendência tornará a procura por
estas soluções uma constante nos próximos meses e
uma grande oportunidade de negócios para o mercado”, afirma. As
mais de 10 mil unidades reservadas do produto são para as versões
em caixas para o varejo e para as versões OEM, fornecidas a integradores
que têm como público alvo as pequenas e médias empresas.
Outro fato que contribuiu para aumentar
as expectativas de venda do Windows XP é o número de soluções
compatíveis com o produto produzidas antecipadamente pelas indústrias
de programas e equipamentos. Antes mesmo do lançamento estar disponível
no mercado, PCs, aplicativos, processadores e outras soluções
foram desenvolvidas especialmente para suportar o novo sistema. Um dos
exemplos citados pelo diretor da SND é o desempenho do recém
lançado processador Pentium 4 da Intel, intimamente ligado às
necessidades do Windows XP.
Características - O Windows
XP introduz um novo visual que o torna fácil de usar, além
de ser altamente robusto para todos os tipos de usuários de PCs.
O novo visual facilita a computação baseada em tarefas, trazendo
uma nova interface para o computador de mesa familiar, e já é
considerado a atualização mais significativa do
produto desde o Windows 95. O projeto
fornece um visual simples, colorido e limpo para o computador de mesa,
além de tornar o PC mais fácil e intuitivo de usar.
Essas melhorias são o resultado
do retorno de clientes, pesquisas e desenvolvimento da fabricante Microsoft,
focadas para aprimorar a experiência do usuário. Uma curiosidade
é o significado das letras XP, que são uma referência
à palavra experiência, e simbolizam as inovações
que serão proporcionadas ao usuário do produto.
Um dos principais objetivos do Windows
XP é beneficiar o usuário do novo sistema com um desempenho
diferenciado nas mais diversas aplicações. Alguns exemplos
de suas características são: melhor comunicação
com uso da voz em tempo real, vídeo e compartilhamento de aplicações;
maior mobilidade com a possibilidade de acesso remoto aprimorado a informações
a qualquer hora e lugar; melhor suporte e ajuda (já que os usuários
serão capazes de conectar-se rapidamente a pessoas e recursos de
ajuda); fotos e imagens digitais mais simples - em função
de sua facilidade para a criação, organização
e o compartilhamento de arquivos digitais; além de recursos de música
e entretenimento mais acessíveis com o singular desempenho da solução
para a descoberta, cópia de arquivos em rede (download),
personalização e gravação de áudio e
vídeo de alta qualidade.
Um lugar que permite o encontro de
aparelhos digitais, mídia e serviços compatíveis em
diferentes aplicações pode ser considerada uma interessante
definição para o PC baseado em Windows XP. Exemplos dessas
aplicações são a habilidade do Windows XP de, a partir
de uma câmera digital ou digitalizador, copiar fotos para o computador,
visualizar e compartilhá-las com amigos e familiares; a facilidade
para o encontro de filmes disponíveis na Internet, edição
e compartilhamento de filmes, ou a capacidade de tocar DVDs. Outro benefício
gerado pelas aplicações do produto é a facilidade
de manipulação da música digital, possibilitando de
forma mais rápida colecionar músicas e levá-las em
aparelhos portáteis.
Fundada no Brasil em 86, a SND é
uma das maiores importadoras e distribuidoras de produtos de informática
da América Latina. Premiada como a distribuidora do ano na Edição
2001 do Anuário do Informática Hoje, faz parte do
grupo americano SND Electronics, Inc., que passou por uma fusão
em 9/2000 com a CE Consumer Eletronic AG - companhia alemã do mercado
de chips semicondutores na Europa. A companhia atende mais de 7
mil revendas ao ano e apresenta crescimento anual acima de 20%. A SND é
distribuidora oficial da Adaptec, APC, Creative Labs, HP, Intel, Microsoft,
Montplac, Palm, PictureTel, PC Chips, Rittal, Samsung, Seagate, Sistemas
da Amazônia, Tandberg Data, Western Digital, MSI, Symantec e US Robotics.
|