Momento é propício
a serviços de mensagens
Um estudo
desenvolvido pela HPI Research Group, uma das 20 maiores empresas de pesquisa
no Reino Unido, destacou o grande potencial para a chegada dos serviços
de mensagens móveis multimídia. Estas mensagens são
uma evolução das atuais mensagens curtas de texto (SMS),
contendo além de texto, também gráficos, imagens,
vídeos e animações.
Graças ao espaço aberto
pelas mensagens utilizadas na Segunda Geração (2G) da telefonia
móvel, hoje há uma base de usuários destes serviços
que prontamente irão migrar para os serviços de mensagens
multimídia. Esta base aponta para uma rápida aceitação
dos mais avançados serviços de mensagens que chegarão
com a terceira geração.
Mensagem
móvel multimídia é a possibilidade de se enviar e
receber mensagens com diferentes tipos de conteúdos, como: gráficos,
fotos, animação e vídeo-clips. As mensagens são
trocadas entre terminais móveis ou terminais móveis e Internet.
O estudo
definiu “função de mensagem” tanto para telefones móveis,
quanto para PCs, TV digital ou pagers. O acesso a estas funções
para uso pessoal representou 66% do total da população estudada.
|
A HPI entrevistou mais de 12 mil
pessoas em seis mercados entre março e abril de 2001: Reino Unido,
Alemanha, Itália, Estados Unidos, Brasil e Singapura. O estudo descobriu
que há um mercado bastante fértil e promissor para o lançamento
de novos serviços de mensagens. Esta aceitação surgiu
pela presença constante das funções de mensagem e
também pelo hábito adquirido da utilização
deste serviços.
“O mercado atual mostra um prevalecimento
dos serviços de mensagem como uma atitude saudável na comunicação
entre as pessoas”, disse Janne Laiho, gerente de pesquisa de mercado da
Nokia,
que acompanhou o estudo. “Este entusiasmo irá se transportar para
as tecnologias que estão surgindo, e inspirar novos usuários
a integrarem o crescente número de consumidores de mensagens móveis.
Estas mensagens certamente desempenharão um papel significativo
nos fluxos de ganhos das 2,5G e 3G”.
O uso atual das funções
de mensagens já é difundido, sendo que quase a metade da
população utiliza-se destes serviços, um quarto dela
via telefones móveis. Isto demonstra um mercado promissor para o
futuro das mensagens, considerando que os jovens exibiram o nível
mais alto de utilização na pesquisa. Pode-se esperar um grande
crescimento deste mercado com a entrada das novas gerações
de usuários.
Potencial - O estudo ainda
aponta que o atual nível do uso de mensagens não atingiu
seu potencial máximo. Dentro do principal grupo pesquisado, usuários
de celulares entre 16 e 45 anos, 86% já enviam mensagens e 77% o
fazem pelo telefone. Mesmo com estes altos índices, há espaço
para o crescimento desta facilidade, principalmente nos grupos que desconhecem
esta opção. O grupo analisado demonstrou uma resistência
menor aos novos formatos de mensagens (como vídeo, por exemplo),
do que a população como um todo, além de grande interesse
pelo desenvolvimento de novas tecnologias na área.
Para o público em geral, a
grande demanda é por serviços que ofereçam funcionalidades
que melhorem as mensagens. Três quartos dos atuais usuários
destes serviços recebem positivamente qualquer avanço neste
sentido, como digitação facilitada de textos. Metade desta
população está interessada em recursos visuais, como
por exemplo a possibilidade de envio de fotos, vídeo-clips e texto
avançado.
Empresa - A Nokia é
especializada em comunicação móvel. A partir de sua experiência,
inovação, soluções seguras e amigáveis,
destacou-se na produção de telefones celulares e como uma
das principais fornecedoras de infra-estrutura de redes fixas, celulares
e de protocolos de Internet em todo o mundo, com ações comercializadas
nas seis maiores bolsas de valores do mundo. |