Clique aqui para voltar à página inicial  http://www.novomilenio.inf.br/ano01/0110c007.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 10/15/01 20:12:48
Momento é propício a serviços de mensagens 

Um estudo desenvolvido pela HPI Research Group, uma das 20 maiores empresas de pesquisa no Reino Unido, destacou o grande potencial para a chegada dos serviços de mensagens móveis multimídia. Estas mensagens são uma evolução das atuais mensagens curtas de texto (SMS), contendo além de texto, também gráficos, imagens, vídeos e animações. 

Graças ao espaço aberto pelas mensagens utilizadas na Segunda Geração (2G) da telefonia móvel, hoje há uma base de usuários destes serviços que prontamente irão migrar para os serviços de mensagens multimídia. Esta base aponta para uma rápida aceitação dos mais avançados serviços de mensagens que chegarão com a terceira geração. 
 

Mensagem móvel multimídia é a possibilidade de se enviar e receber mensagens com diferentes tipos de conteúdos, como: gráficos, fotos, animação e vídeo-clips. As mensagens são trocadas entre terminais móveis ou terminais móveis e Internet. 

O estudo definiu “função de mensagem” tanto para telefones móveis, quanto para PCs, TV digital ou pagers. O acesso a estas funções para uso pessoal representou 66% do total da população estudada.

A HPI entrevistou mais de 12 mil pessoas em seis mercados entre março e abril de 2001: Reino Unido, Alemanha, Itália, Estados Unidos, Brasil e Singapura. O estudo descobriu que há um mercado bastante fértil e promissor para o lançamento de novos serviços de mensagens. Esta aceitação surgiu pela presença constante das funções de mensagem e também pelo hábito adquirido da utilização deste serviços. 

“O mercado atual mostra um prevalecimento dos serviços de mensagem como uma atitude saudável na comunicação entre as pessoas”, disse Janne Laiho, gerente de pesquisa de mercado da Nokia, que acompanhou o estudo. “Este entusiasmo irá se transportar para as tecnologias que estão surgindo, e inspirar novos usuários a integrarem o crescente número de consumidores de mensagens móveis. Estas mensagens certamente desempenharão um papel significativo nos fluxos de ganhos das 2,5G e 3G”. 

O uso atual das funções de mensagens já é difundido, sendo que quase a metade da população utiliza-se destes serviços, um quarto dela via telefones móveis. Isto demonstra um mercado promissor para o futuro das mensagens, considerando que os jovens exibiram o nível mais alto de utilização na pesquisa. Pode-se esperar um grande crescimento deste mercado com a entrada das novas gerações de usuários. 

Potencial - O estudo ainda aponta que o atual nível do uso de mensagens não atingiu seu potencial máximo. Dentro do principal grupo pesquisado, usuários de celulares entre 16 e 45 anos, 86% já enviam mensagens e 77% o fazem pelo telefone. Mesmo com estes altos índices, há espaço para o crescimento desta facilidade, principalmente nos grupos que desconhecem esta opção. O grupo analisado demonstrou uma resistência menor aos novos formatos de mensagens (como vídeo, por exemplo), do que a população como um todo, além de grande interesse pelo desenvolvimento de novas tecnologias na área. 

Para o público em geral, a grande demanda é por serviços que ofereçam funcionalidades que melhorem as mensagens. Três quartos dos atuais usuários destes serviços recebem positivamente qualquer avanço neste sentido, como digitação facilitada de textos. Metade desta população está interessada em recursos visuais, como por exemplo a possibilidade de envio de fotos, vídeo-clips e texto avançado. 

Empresa - A Nokia é especializada em comunicação móvel. A partir de sua experiência, inovação, soluções seguras e amigáveis, destacou-se na produção de telefones celulares e como uma das principais fornecedoras de infra-estrutura de redes fixas, celulares e de protocolos de Internet em todo o mundo, com ações comercializadas nas seis maiores bolsas de valores do mundo.