Clique aqui para voltar à página inicial  http://www.novomilenio.inf.br/ano01/0110bcdr.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 10/29/01 10:29:06
JOGOS
EA lança a versão brasileira de Fifa 2002

A Electronic Arts lançou em 26/10/2001 a versão brasileira do jogo Fifa 2002. Assim como nos anos anteriores, a nova edição do popular simulador de futebol traz na caixa a imagem de um jogador brasileiro, Roberto Carlos, atualmente contratado do Real Madrid (Espanha). O lançamento da edição brasileira foi sincronizado com mais de 50 países em que o jogo é comercializado.

Os fãs brasileiros poderão torcer e jogar com os times do coração, todos oficiais. São ao todo 13 clubes: Atlético Mineiro, Atlético Paranaense, Bahia, Botafogo, Corinthians, Cruzeiro, Flamengo, Fluminense, Grêmio, Internacional, Santos, Vasco e Vitória. No total, são 264 times mundiais, incluindo 75 seleções nacionais e 16 ligas oficiais, todas licenciadas, incluindo a Premier League inglesa, a Bundesliga alemã, a Liga Espanhola, a LNF francesa e a Major League Soccer (MLS) americana. A versão brasileira tem comentários de Antonio Moreno e narração do apresentador esportivo Milton Leite.
"As principais inovações que o novo Fifa apresenta estão ligadas à jogabilidade, como mecanismos totalmente redesenhados e que trarão ainda mais realidade às disputas", diz Geraldo Prado Guimarães Filho, gerente de mercadologia da Electronic Arts Brasil. São novos modos de passe de bola que permitem aos jogadores maior controle e precisão. Agora é possível, por exemplo, encontrar um atacante desmarcado e fazer um lançamento de até 35 metros, inverter a jogada e confundir a defesa. A emoção é garantida com as possibilidades de surpreender os goleiros com dribles reais.
 

Aspectos gráficos, efeitos de sombra e som sofreram significativa evolução também. Replays e cenas capturadas mostram em detalhes o contato físico dos jogadores em campo. Praticamente todas as ferramentas do jogo podem ser personalizadas. Há  vários modos de jogar, incluindo jogo amistoso, campeonato e eliminatórias da Copa do Mundo 2002.

Trilha sonora - Novamente, a Electronic Arts teve o cuidado em escolher trilhas sonoras que se adaptassem ao ritmo e à emoção da série Fifa. Desta vez, a empresa contratou o Ministry of  Sound, o maior selo independente de dance music do Reino Unido para incluir dez músicas, que passam pelos estilos garage, house, trance e chillout. "Ter o estilo de música do Ministry of Sound neste jogo é muito importante, principalmente porque a maioria dos nossos consumidores certamente gosta muito dos estilos musicais desenvolvidos pela produtora", afirma Chris Taylor, produtor musical da EA Sports. "Além da trilha, os jogadores terão a sensação real de ouvir 30 mil torcedores gritando ao som das musicas", garante Taylor.

As dez faixas presentes em FIFA 2002 são: "Never Gonna Come Back Down (Hybrid’s Echoplex Dub)", de BT; "Energy Flow", de Vitae; "First Snow", de Issi Noho; "Tenshi", de Gouryella; "Overdrive", de Sandy v Housetrap; "Stop and Panic", de Cirrus; "Repeat the Sequence", de The Edison Factor; "Das Glockenspiel", de Schiller; "The Bells", de Terpsichord; e "Revolution", de R4’s.

A série Fifa tem se tornado uma grande vitrine mundial para músicos: já apresentou artistas como Moby, com "Bodyrock", um remix do premiado álbum Play, em Fifa 2001; Robbie Williams, com "It’s Only Us", em Fifa 2000; Fat Boy Slim, com "The Rockfeller Skank", em Fifa 99; Chumbawamba’s, com "Tub Thumpin", em Copa do Mundo 98; e grupo Blur com "Song", em A Caminho da Copa 98.

O jogo vem com manual e programa em português e requer, no mínimo, sistema operacional Windows 98/2000/ME/XP, em equipamento com processador Pentium 200 Mhz ou equivalente, 100 MB livres no disco rígido, 32 MB de RAM, leitor de CDs 4x, placa de vídeo 3D com 8 Mb. 
 

Fundada em 1982, a Electronic Arts é desenvolvedora, publicadora e distribuidora de programas interativos de entretenimento, com faturamento mundial de US$ 1,3 bilhão no ano fiscal de 2001. A empresa produz e distribui programas para Internet, PCs e videogames sob três marcas: EA Games, EA Sports e EA.Com.