Bips
Teste de segurança
- A própria Microsoft está colocando à disposição
dos usuários do Windows 2000 um teste que ajuda a evitar falhas
de segurança no sistema. Inclui dicas e correções
para programas como Outlook, NetMeeting, Internet Explorer e o próprio
sistema operacional. Na página
Web com o teste, o usuário deve clicar em [Scan Now] para iniciar
os testes e, se for necessária a instalação de algum
certificado que seu sistema operacional não identifique, confirme
a instalação. Terminado o teste, aparece uma lista de possíveis
vulnerabilidades
a serem corrigidas.
Quem tiver dúvidas ou não
se sentir seguro para fazer as alterações por conta própria
deve buscar ajuda técnica, embora as explicações apresentadas
sejam preparadas para permitir que o trabalho seja feito por usuários
comuns. Dica de Omar Queiroz,
diretor de tecnologia e planejamento estratégico da Active
Brasil Soluções Competitivas.
Leão não quer comer...
- Nem mesmo o atual secretário da Receita Federal, Everardo Maciel
- que todos reconhecem como um especialista em inventar impostos - é
favorável à cobrança de impostos sobre a Internet,
como queriam os famintos secretários estaduais de Fazenda.
Everardo argumentou que a Internet
é um meio de comunicação, como o rádio, e portanto
não deve sofrer a cobrança de impostos. Além do quê,
para tributar é preciso verificar que uma transação
ocorreu, e isso não é simples de fazer, já que em
muitos casos o próprio produto é entregue eletronicamente,
como a permissão de cópia de um arquivo.
Celso Calheiros comenta essa polêmica,
em texto no Diário de Pernambuco, de Recife: "Suas dúvidas
estão na base da discussão. E estão de certa forma
atrasadas. Ninguém quer impostos, mas não se deve pensar
numa sociedade em que não se tribute o consumo. Em pouco tempo,
parte do que compramos na loja e nos centros de compras vai ser transferida
para a Web. O movimento começa pelas músicas (você
faz o seu CD), tem suas primeiras cenas com carros, mas vai crescer. Em
breve, você comprará mais na rede do que fora dela. É
uma questão de tempo, apenas".
Novos dirigentes - Várias
empresas anunciam mudanças em seus quadros diretivos:
A
Attachmate, empresa de tecnologia de acesso a dados e gerenciamento de
programas de computador, contratou o engenheiro eletrônico Carlos
Katsumi Hamatsu para coordenar a nova área de consultoria para projetos
especiais da unidade brasileira.
A
Adobe
Systems anunciou a nomeação de Alfonso Sort como Diretor
Geral da Adobe Systems para a América Latina. Ele já cuidava
da região ibérica (Espanha e Portugal) e passa a acumular
as novas funções, substituindo Javier Vargas, que deixou
o cargo após 11 anos na companhia, para se dedicar a outras atividades.
A
provedora de soluções para o mercado corporativo Disoft contratou
André Neri (ex-Telemar, IBM) como líder de negócios,
encarregado de estruturar a área de Conectividade, que deverá
representar cerca de 20% do faturamento da empresa após sua consolidação.
Prêmios - A Paradigma
foi a vencedora da categoria E-Commerce Solution of the Year no Fusion
2001, evento da Microsoft Corporation. As premiações foram
anunciadas em 15/7/2001, em Anaheim, Califórnia, nos Estados Unidos.
O produto Paradigma WBC Public foi contemplado como melhor solução
de comércio eletrônico sobre plataforma Microsoft. Totalmente
amparado no cumprimento às exigências da Lei Federal 8.666/93,
o WBC Public é um sistema eletrônico de compras especializado
no suporte às negociações da administração
pública. O Fusion é um evento de grande importância
para esse segmento e reúne os parceiros mundiais da Microsoft, que
possui subsidiárias em 70 países e atua em 120 com seus parceiros.
Participaram do evento mais de 3,5 mil parceiros certificados e com certificação
Gold da Microsoft, vendedores independentes de programas, provedores de
aplicação de serviços e revendedores.
Já
a Impsat, provedora de transmissão
de dados em banda larga e serviços de telecomunicações
privadas com operações na América Latina e nos Estados
Unidos, recebeu no dia 27/7/2001, em Campinas/SP, o IV Prêmio Top
de Qualidade. Essa premiação é uma iniciativa do IQ
- Instituto de Estudos e Pesquisa da Qualidade, em parceria com a Camplux
Editora e Publicações. No mesmo concurso, a EMC
Brasil, especialista no fornecimento de soluções de armazenamento
de informações, recebeu o Top de Qualidade 2001, prêmio
que reconhece as 100 empresas que mais se destacaram no mercado nacional
durante o ano de 2000.
A
CPM,
que já possuía o título de parceira Silver da Cisco
Systems, conquistou mais pontos em excelência. Por ter cumprido todos
os critérios de avaliação, tornou-se Cisco Systems
Partner Gold Certified. Trata-se de uma certificação que
reconhece organizações com experiência em aspectos
específicos do negócio da multinacional, como sistema de
vendas, suporte, desenho e gestão de rede e soluções
globais de rede. Na América do Sul, apenas quatro empresas possuem
essa certificação, segundo a Cisco.
A
pesquisa de reconhecimento de marcas feita pela revista Supermercado
Moderno junto ao setor supermercadista, que fatura cerca de R$ 70 bilhões
ao ano, classificou, no primeiro semestre de 2001, a Metron Computadores
como a
fornecedora Top Five 2001/2002.
A empresa foi eleita uma das cinco melhores na categoria "Computador Doméstico".
A
MicroStrategy
Inc., especialista em soluções de inteligência
de negócios, recebeu a premiação Editor’s Choice,
concedida pela revista PC Magazine em sua edição de
8/2001, em análise realizada com os mais importantes programas de
inteligência de negócios disponíveis no mercado. A
plataforma escalonável MicroStrategy 7, especialmente desenvolvida
para a Web, recebeu a mais alta pontuação, quatro estrelas,
em teste que incluiu também as plataformas Cognos, Brio Enterprise
6.2.2 e Crystal Enterprise 8.0.
E a premiada premia: em 9/2001 ocorreu a etapa final do Prêmio Melhores
Práticas MicroStrategy, onde profissionais da empresa e participantes
do Grupo de Usuários MicroStrategy do Brasil, organizado pela coordenadora
de DataWarehouse da Companhia Paranaense de Energia (Copel), Luciane Chaves
de Sousa, viram as apresentações de Tecnologia da Informação
das três empresas finalistas. Sérgio Lopes dos Santos, do
Pão de Açúcar, foi o grande vencedor, com o tema "Tunning
e performance". Ele participará do MicroStrategy World, em Washington
D.C./EUA, com passagem, hospedagem e inscrição no evento
pagos pela MicroStrategy.
A
Patagon
foi escolhida como o melhor portal financeiro do Brasil, em pesquisa realizada
pelo site de finanças pessoais Financenter, que avaliou o serviço
de 38 corretoras independentes e pertencentes a grandes bancos que fazem
parte do sistema de corretoras domésticas da Bolsa de Valores -
que permite a compra e venda de ações pela Internet. A pesquisa
teve como principais critérios de avaliação a quantidade
e qualidade de informações prestadas ao usuário, a
facilidade de uso, os recursos do site, o relacionamento com o cliente
e o custo para o investidor. Os pesquisadores do Financenter navegaram
nos sites das corretoras e atribuíram notas de 0 a 10 para cada
um dos quesitos, que foram ponderadas para formar a classificação
final.
Resultados - Por falar em
finanças, várias empresas anunciam seus resultados parciais:
A
produtora japonesa de programas antivírus Trend
Micro Inc. anunciou que suas vendas alcançaram os 12,939 milhões
de ienes (103,5 milhões de dólares) no primeiro semestre
de 2001, 34.8% a mais que os 9,600 milhões de ienes (76,7 milhões
de dólares) conseguidos no mesmo período do ano anterior.
O significativo crescimento foi motivado pelo rápido aumento das
vendas na América do Norte e Europa.
E
a Adobe Systems Incorporated informou
que no terceiro trimestre fiscal, encerrado em 31/8/2001, atingiu receitas
de US$ 292,1 milhões, comparados aos US$ 329,9 milhões divulgados
no mesmo período do ano fiscal anterior e US$ 344,1 milhões
reportados no segundo trimestre do ano fiscal de 2001. O lucro líquido
por ação durante este terceiro trimestre, excluindo os ganhos
e perdas não operacionais, foi de US$ 0,28.
PsicoNet - O Conselho Regional
de Psicologia de São Paulo está promovendo uma enquete entre
os psicólogos, via Internet, para conhecer a posição
da categoria quanto ao atendimento psicológico através da
rede mundial de computadores.
"O crescimento vertiginoso da informática
nas últimas décadas tem promovido uma revolução
nas comunicações e nas práticas profissionais, incluindo
a Psicologia. No amplo universo de possibilidades que envolve as relações
humanas mediadas pelo computador, uma área em especial tem provocado
polêmicas: a prática da psicoterapia pela Internet", lembra
o CRP-SP na introdução do tema.
Além disso, lembra que em
2000 o Conselho Federal de Psicologia (CFP) editou a resolução
n.º 003/2000, reconhecendo "os serviços psicológicos
mediados por computador,
desde que não psicoterapêuticos, tais como orientação
psicológica e afetivo-sexual, nos casos pontuais e informativos
(...)". Por essa resolução, a prática de serviço
da psicoterapia via Internet, ainda carente de embasamento científico,
só é reconhecida enquanto pesquisa com protocolo aprovado
pelo Conselho Nacional de Saúde. Admite, no entanto, a orientação
psicológica via Internet, determinando ainda que todo serviço
prestado deve estar devidamente cadastrado nos respectivos conselhos, e
recebendo um selo de autenticação do CFP."
Como esses serviços de orientação
devem ser estruturados é a principal questão debatida no
Fórum Temático do site PSI/CRP-SP.
A enquete com os psicólogos internautas quer saber: "Que serviços
psicológicos são mais viáveis na Internet? Orientação
psicológica pontual e informativa, gratuita ou cobrada? Orientação
profissional, de caráter educativo ou trabalho de caráter
psicoterapêutico, desde que pesquisas comprovem sua viabilidade?".
Ponto quente - A rede de varejo
Ponto Frio anunciou que as vendas realizadas através de seu site
na Internet ultrapassaram os R$ 20 milhões no primeiro semestre
de 2001, e devem chegar ainda aos R$ 45 milhões até o final
do ano (contra R$ 26 milhões em todo o ano 2000). Esse valor, entretanto,
corresponde só a 1,5% das vendas tradicionais da empresa, que tem
presença na rede desde 1995 e pratica o comércio eletrônico
desde 1997.
Nova diretoria - A Associação
Brasileira de Telemarketing (ABT) – elegeu em 28/9/2001, em evento na capital
paulista, seu novo quadro dirigente, que pretende intensificar os programas
de comunicação entre associados, mídia, mercado e
entidades governamentais, além de criar comitês para debate
de assuntos relevantes do mercado, expandir as atividades da ABT para outras
regiões do País e atualizar o código de ética
da entidade.
Pedro Renato Eckersdorff, da Editora
Páginas Amarelas, fica no lugar de Alexandre Accioly como presidente
da entidade. Assumem também: vice-presidente administrativo-financeiro,
Gilson Feix (Work Telemarketing e Serviços S/C Ltda.); vice-presidentes:
Alexandre Accioly Rocha (Quatro/A Participações Ltda.), Ana
Maria Monteiro (Am3 Telemarketing S/C Ltda.), Carlos Umberto Allegretti
(G&P – Projetos e Sistemas S/C Ltda.), Carlos Villar (Criativa Telemarketing),
José Luiz Sanchez (Red Line Teleservices), Luiz Guilherme Prates
(Contax S/A), Onez Mario da Silva (Softmarketing Marketing Direto).
O Conselho Fiscal tem, como titulares
Adrien Cunha (Vermont Serviços de Retaguarda Ltda.), Joel Ramos
dos Santos (Itcon Inteligência e Tecnologia) e Martinho Alves da
Costa (Editora NDJ Ltda.); como suplentes, Carmen Murnikas (A&C Marketing
e Eventos Ltda.), Fernanda Avanzi (Customer First) e Maria de Fátima
Gallo (Call Station Marketing Direto S/C Ltda.).
E o Conselho Consultivo conta com
Celina Beatriz Gazeti (Vox Soluções em Telemarketing), Fernando
Abreu (Lebre Tecnologia e Informática Ltda.), Flávio
Difini Leite (Classimarketing Publicidade e Marketing), Izidro Pedro S.
C. Filho (Macrolog Teleinformática Ltda.), Joel Osório Alves
(Teltec Telemarketing Sist. e Assessoria), José Eduardo R. de Lima
(ACS Algar Call Center Services Ltda.), Márcio Valente (Plano Editorial
Ltda.), Maria Inês Moraes (Ckapt Teleperformance), Mario Sérgio
de Camargo (Teleação) e Wellington Antonio Longo (CSU Telesystem). |