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Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 10/04/01 14:35:42
Bips 

Teste de segurança - A própria Microsoft está colocando à disposição dos usuários do Windows 2000 um teste que ajuda a evitar falhas de segurança no sistema. Inclui dicas e correções para programas como Outlook, NetMeeting, Internet Explorer e o próprio sistema operacional. Na página Web com o teste, o usuário deve clicar em [Scan Now] para iniciar os testes e, se for necessária a instalação de algum certificado que seu sistema operacional não identifique, confirme a instalação. Terminado o teste, aparece uma lista de possíveis vulnerabilidades a serem corrigidas. 

Quem tiver dúvidas ou não se sentir seguro para fazer as alterações por conta própria deve buscar ajuda técnica, embora as explicações apresentadas sejam preparadas para permitir que o trabalho seja feito por usuários comuns. Dica de Omar Queiroz, diretor de tecnologia e planejamento estratégico da Active Brasil Soluções Competitivas.

Leão não quer comer... - Nem mesmo o atual secretário da Receita Federal, Everardo Maciel - que todos reconhecem como um especialista em inventar impostos - é favorável à cobrança de impostos sobre a Internet, como queriam os famintos secretários estaduais de Fazenda. 

Everardo argumentou que a Internet é um meio de comunicação, como o rádio, e portanto não deve sofrer a cobrança de impostos. Além do quê, para tributar é preciso verificar que uma transação ocorreu, e isso não é simples de fazer, já que em muitos casos o próprio produto é entregue eletronicamente, como a permissão de cópia de um arquivo.

Celso Calheiros comenta essa polêmica, em texto no Diário de Pernambuco, de Recife: "Suas dúvidas estão na base da discussão. E estão de certa forma atrasadas. Ninguém quer impostos, mas não se deve pensar numa sociedade em que não se tribute o consumo. Em pouco tempo, parte do que compramos na loja e nos centros de compras vai ser transferida para a Web. O movimento começa pelas músicas (você faz o seu CD), tem suas primeiras cenas com carros, mas vai crescer. Em breve, você comprará mais na rede do que fora dela. É uma questão de tempo, apenas".

Novos dirigentes - Várias empresas anunciam mudanças em seus quadros diretivos:

Carlos Katsumi Hamatsu, agora na AttachmateA Attachmate, empresa de tecnologia de acesso a dados e gerenciamento de programas de computador, contratou o engenheiro eletrônico Carlos Katsumi Hamatsu para coordenar a nova área de consultoria para projetos especiais da unidade brasileira.

A Adobe Systems anunciou a nomeação de Alfonso Sort como Diretor Geral da Adobe Systems para a América Latina. Ele já cuidava da região ibérica (Espanha e Portugal) e passa a acumular as novas funções, substituindo Javier Vargas, que deixou o cargo após 11 anos na companhia, para se dedicar a outras atividades.

A provedora de soluções para o mercado corporativo Disoft contratou André Neri (ex-Telemar, IBM) como líder de negócios, encarregado de estruturar a área de Conectividade, que deverá representar cerca de 20% do faturamento da empresa após sua consolidação.

Prêmios - A Paradigma foi a vencedora da categoria E-Commerce Solution of the Year no Fusion 2001, evento da Microsoft Corporation. As premiações foram anunciadas em 15/7/2001, em Anaheim, Califórnia, nos Estados Unidos. O produto Paradigma WBC Public foi contemplado como melhor solução de comércio eletrônico sobre plataforma Microsoft. Totalmente amparado no cumprimento às exigências da Lei Federal 8.666/93, o WBC Public é um sistema eletrônico de compras especializado no suporte às negociações da administração pública. O Fusion é um evento de grande importância para esse segmento e reúne os parceiros mundiais da Microsoft, que possui subsidiárias em 70 países e atua em 120 com seus parceiros. Participaram do evento mais de 3,5 mil parceiros certificados e com certificação Gold da Microsoft, vendedores independentes de programas, provedores de aplicação de serviços e revendedores.

Já a Impsat, provedora de transmissão de dados em banda larga e serviços de telecomunicações privadas com operações na América Latina e nos Estados Unidos, recebeu no dia 27/7/2001, em Campinas/SP, o IV Prêmio Top de Qualidade. Essa premiação é uma iniciativa do IQ - Instituto de Estudos e Pesquisa da Qualidade, em parceria com a Camplux Editora e Publicações. No mesmo concurso, a EMC Brasil, especialista no fornecimento de soluções de armazenamento de informações, recebeu o Top de Qualidade 2001, prêmio que reconhece as 100 empresas que mais se destacaram no mercado nacional durante o ano de 2000. 

A CPM, que já possuía o título de parceira Silver da Cisco Systems, conquistou mais pontos em excelência. Por ter cumprido todos os critérios de avaliação, tornou-se Cisco Systems Partner Gold Certified. Trata-se de uma certificação que reconhece organizações com experiência em aspectos específicos do negócio da multinacional, como sistema de vendas, suporte, desenho e gestão de rede e soluções globais de rede. Na América do Sul, apenas quatro empresas possuem essa certificação, segundo a Cisco. 

A pesquisa de reconhecimento de marcas feita pela revista Supermercado Moderno junto ao setor supermercadista, que fatura cerca de R$ 70 bilhões ao ano, classificou, no primeiro semestre de 2001, a Metron Computadores como a 
fornecedora Top Five 2001/2002. A empresa foi eleita uma das cinco melhores na categoria "Computador Doméstico".

A MicroStrategy Inc., especialista em soluções de inteligência de negócios, recebeu a premiação Editor’s Choice, concedida pela revista PC Magazine em sua edição de 8/2001, em análise realizada com os mais importantes programas de inteligência de negócios disponíveis no mercado. A plataforma escalonável MicroStrategy 7, especialmente desenvolvida para a Web, recebeu a mais alta pontuação, quatro estrelas, em teste que incluiu também as plataformas Cognos, Brio Enterprise 6.2.2 e Crystal Enterprise 8.0. 

E a premiada premia: em 9/2001 ocorreu a etapa final do Prêmio Melhores Práticas MicroStrategy, onde profissionais da empresa e participantes do Grupo de Usuários MicroStrategy do Brasil, organizado pela coordenadora de DataWarehouse da Companhia Paranaense de Energia (Copel), Luciane Chaves de Sousa, viram as apresentações de Tecnologia da Informação das três empresas finalistas. Sérgio Lopes dos Santos, do Pão de Açúcar, foi o grande vencedor, com o tema "Tunning e performance". Ele participará do MicroStrategy World, em Washington D.C./EUA, com passagem, hospedagem e inscrição no evento pagos pela MicroStrategy. 

A Patagon foi escolhida como o melhor portal financeiro do Brasil, em pesquisa realizada pelo site de finanças pessoais Financenter, que avaliou o serviço de 38 corretoras independentes e pertencentes a grandes bancos que fazem parte do sistema de corretoras domésticas da Bolsa de Valores - que permite a compra e venda de ações pela Internet. A pesquisa teve como principais critérios de avaliação a quantidade e qualidade de informações prestadas ao usuário, a facilidade de uso, os recursos do site, o relacionamento com o cliente e o custo para o investidor. Os pesquisadores do Financenter navegaram nos sites das corretoras e atribuíram notas de 0 a 10 para cada um dos quesitos, que foram ponderadas para formar a classificação final.

Resultados - Por falar em finanças, várias empresas anunciam seus resultados parciais:

A produtora japonesa de programas antivírus Trend Micro Inc. anunciou que suas vendas alcançaram os 12,939 milhões de ienes (103,5 milhões de dólares) no primeiro semestre de 2001, 34.8% a mais que os 9,600 milhões de ienes (76,7 milhões de dólares) conseguidos no mesmo período do ano anterior. O significativo crescimento foi motivado pelo rápido aumento das vendas na América do Norte e Europa.

E a Adobe Systems Incorporated informou que no terceiro trimestre fiscal, encerrado em 31/8/2001, atingiu receitas de US$ 292,1 milhões, comparados aos US$ 329,9 milhões divulgados no mesmo período do ano fiscal anterior e US$ 344,1 milhões reportados no segundo trimestre do ano fiscal de 2001. O lucro líquido por ação durante este terceiro trimestre, excluindo os ganhos e perdas não operacionais, foi de US$ 0,28.

PsicoNet - O Conselho Regional de Psicologia de São Paulo está promovendo uma enquete entre os psicólogos, via Internet, para conhecer a posição da categoria quanto ao atendimento psicológico através da rede mundial de computadores.

"O crescimento vertiginoso da informática nas últimas décadas tem promovido uma revolução nas comunicações e nas práticas profissionais, incluindo a Psicologia. No amplo universo de possibilidades que envolve as relações humanas mediadas pelo computador, uma área em especial tem provocado polêmicas: a prática da psicoterapia pela Internet", lembra o CRP-SP na introdução do tema.

Além disso, lembra que em 2000 o Conselho Federal de Psicologia (CFP) editou a resolução n.º 003/2000, reconhecendo "os serviços psicológicos mediados por computador, desde que não psicoterapêuticos, tais como orientação psicológica e afetivo-sexual, nos casos pontuais e informativos (...)". Por essa resolução, a prática de serviço da psicoterapia via Internet, ainda carente de embasamento científico, só é reconhecida enquanto pesquisa com protocolo aprovado pelo Conselho Nacional de Saúde. Admite, no entanto, a orientação psicológica via Internet, determinando ainda que todo serviço prestado deve estar devidamente cadastrado nos respectivos conselhos, e recebendo um selo de autenticação do CFP." 

Como esses serviços de orientação devem ser estruturados é a principal questão debatida no Fórum Temático do site PSI/CRP-SP. A enquete com os psicólogos internautas quer saber: "Que serviços psicológicos são mais viáveis na Internet? Orientação psicológica pontual e informativa, gratuita ou cobrada? Orientação profissional, de caráter educativo ou trabalho de caráter psicoterapêutico, desde que pesquisas comprovem sua viabilidade?".

Ponto quente - A rede de varejo Ponto Frio anunciou que as vendas realizadas através de seu site na Internet ultrapassaram os R$ 20 milhões no primeiro semestre de 2001, e devem chegar ainda aos R$ 45 milhões até o final do ano (contra R$ 26 milhões em todo o ano 2000). Esse valor, entretanto, corresponde só a 1,5% das vendas tradicionais da empresa, que tem presença na rede desde 1995 e pratica o comércio eletrônico desde 1997.

Nova diretoria - A Associação Brasileira de Telemarketing (ABT) – elegeu em 28/9/2001, em evento na capital paulista, seu novo quadro dirigente, que pretende intensificar os programas de comunicação entre associados, mídia, mercado e entidades governamentais, além de criar comitês para debate de assuntos relevantes do mercado, expandir as atividades da ABT para outras regiões do País e atualizar o código de ética da entidade. 

Pedro Renato Eckersdorff, da Editora Páginas Amarelas, fica no lugar de Alexandre Accioly como presidente da entidade. Assumem também: vice-presidente administrativo-financeiro, Gilson Feix (Work Telemarketing e Serviços S/C Ltda.); vice-presidentes: Alexandre Accioly Rocha (Quatro/A Participações Ltda.), Ana Maria Monteiro (Am3 Telemarketing S/C Ltda.), Carlos Umberto Allegretti (G&P – Projetos e Sistemas S/C Ltda.), Carlos Villar (Criativa Telemarketing), José Luiz Sanchez (Red Line Teleservices), Luiz Guilherme Prates (Contax S/A), Onez Mario da Silva (Softmarketing Marketing Direto).

O Conselho Fiscal tem, como titulares Adrien Cunha (Vermont Serviços de Retaguarda Ltda.), Joel Ramos dos Santos (Itcon Inteligência e Tecnologia) e Martinho Alves da Costa (Editora NDJ Ltda.); como suplentes, Carmen Murnikas (A&C Marketing e Eventos Ltda.), Fernanda Avanzi (Customer First) e Maria de Fátima Gallo (Call Station Marketing Direto S/C Ltda.).

E o Conselho Consultivo conta com Celina Beatriz Gazeti (Vox Soluções em Telemarketing), Fernando Abreu  (Lebre Tecnologia e Informática Ltda.), Flávio Difini Leite (Classimarketing Publicidade e Marketing), Izidro Pedro S. C. Filho (Macrolog Teleinformática Ltda.), Joel Osório Alves (Teltec Telemarketing Sist. e Assessoria), José Eduardo R. de Lima (ACS Algar Call Center Services Ltda.), Márcio Valente (Plano Editorial Ltda.), Maria Inês Moraes (Ckapt Teleperformance), Mario Sérgio de Camargo (Teleação) e Wellington Antonio Longo (CSU Telesystem).