Clique aqui para voltar à página inicial  http://www.novomilenio.inf.br/ano01/0109cpub.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 09/20/01 16:49:48
Publicações 

Diversas obras sobre informática e negócios, especialmente as ligadas à Nova Economia Eletrônica, foram lançadas no Brasil pela editora Pearson Makron Books. Entre eles: "E-service", "Liderança no Limite", "A energia nuclear para o Brasil", "O dilema da inovação", e "Aplicações comerciais da Internet sem fio (wireless technology)":

E-Service - Velocidade, Tecnologia e Definição de Preços - O comércio eletrônico é um negócio que notadamente cresce a cada dia. As estimativas indicam que, até 2002 cerca de 490 milhões de pessoas em todo o mundo terão acesso à Internet. Em 2004, o comércio na  Web deverá atingir US$ 184 bilhões. O e-service, que ainda não corresponde ao gigantismo da rede, vai ser o diferencial. A questão é: como oferecer o melhor serviço? A resposta está na obra de John Tschohl, o guru dos serviços ao cliente, que detalha passo a passo como entrar e se destacar nessa nova modalidade, oferecendo serviços que diferenciarão seu negócio.

"Nenhuma empresa pode se dar ao luxo de ficar de fora" -  é o título do primeiro capítulo do livro, em que o autor mostra que o comércio eletrônico está criando uma explosão nova e distinta, mudando rapidamente a Economia, a Sociedade e a Política. O relatório do Departamento de Comércio dos Estados Unidos constatou: a Internet cresce mais rapidamente que todas as tecnologias que a precederam. O rádio precisou de 38 anos para ser ouvido regularmente por 50 milhões de pessoas e a televisão levou 13 anos para atingir esta marca. A Internet precisou de apenas quatro anos.

Feita esta consideração, o autor constata que os serviços eletrônicos ainda são deploráveis e a proposta deste livro de 146 páginas é justamente mudar tal quadro. Principais pontos da obra: atrair e manter funcionários de serviços eletrônicos  de alto desempenho; cortar custos para sobreviver; a extinção de limites geográficos; serviço ao cliente e lucro; tecnologia de telefone; desenvolver trabalhadores de serviço. 

John Tschohl, há mais de 20 anos no ramo, foi apontado pelas revistas Time e Entrepreneur como o "guru" dos serviços ao cliente; é fundador e presidente do Service Quality Institute, de Minneapolis, Estados Unidos, destaque mundial em serviços ao cliente, além de ser palestrante e consultor de gerenciamento internacional. 

Liderança no limite - Este livro de Dennis N. T. Perkins conta uma das mais impressionantes histórias de sobrevivência de todos os tempos: como um grupo de marinheiros se manteve durante dois anos na inóspita Ilha do Elefante, na turbulência do Oceano Atlântico Sul, com seus gigantescos bancos de gelo. A sobrevivência só foi possível graças a vigorosa liderança de um homem. A obra de 230 páginas mostra em detalhes como o marinheiro Ernest Shackleton conduziu seu grupo com vigor, criatividade e perspicácia.

A saga de Shackleton, como ficou conhecida, começou em 5 de dezembro de 1914, quando a Expedição Imperial Transantártica, comandada por Shackleton, partiu da Ilha Geórgia do Sul, no Atlântico Sul, com a missão de fazer a primeira travessia por terra do continente Antártico. Curiosamente, outra expedição partira antes com missão parecida, explorar o Ártico. O desfecho das histórias foi completamente antagônico embora as dificuldades tenham sido bastante semelhantes. Numa, não houve sobreviventes. Os da outra narram a história deste livro. As estratégias de liderança, narradas e analisadas nesta obra, foram o diferencial. 

Dennis N.T. Perkins , mestre em Administração de Empresas pela Universidade de Harvard, doutor em Psicologia pela Universidade de Michigan e bacharel em Ciências pela Academia Naval dos Estados Unidos, preside o Syncretics Group, consultoria que foca a liderança eficiente em ambientes exigentes. Entre seus clientes figuram Johnson & Johnson, Marriott, Citibank e Xerox Corporation.

A energia nuclear para o Brasil - No momento em que o governo brasileiro admite a possibilidade de implementar a construção da usina Angra 3, esta obra de Yuji Ishiguro mostra que a energia nuclear não é necessariamente danosa ou perigosa ao meio ambiente e nem à saúde da população. E pode ser a chance de livrar o País da ameaça do apagão. O autor enfatiza que a necessidade de uma outra fonte de energia para o futuro do País é óbvia e que a energia nuclear pode suprir esta necessidade. 

O que é, de fato, a energia nuclear; quais os riscos que apresenta; suas vantagens e desvantagens estão detalhadas nas 252 páginas deste livro. O autor faz ainda uma análise sobre outras fontes de energia – como carvão, petróleo e gás natural –
utilizadas em vários países, e que dificilmente seriam a solução para o Brasil, que não possui reservas suficientes destas fontes e precisaria importá-las, onerando a balança comercial. Entre os principais tópicos, destacam-se: energia e padrão de vida: necessidade da energia nuclear; situação energética brasileira; radiação na vida humana; rejeitos radioativos; capacidade nuclear brasileira. 

Yuji Ishiguro, formado em Física no Japão e com doutorado em Energia Nuclear nos Estados Unidos, é pesquisador do Instituto de Estudos Avançados no Centro Técnico Aeroespacial de São José dos Campos, em São Paulo.

O dilema da inovação - Escrito por Clayton M. Christensen (professor adjunto da Harvard Business Scholl), é considerado o mais revolucionário livro de negócios dos últimos anos. Figura como um dos campeões de vendas entre os mais de 2,5 milhões de títulos da Amazon.com – a maior livraria virtual do mundo, onde obteve a classificação máxima de cinco estrelas. Sucinto e claro, está próximo de atingir a marca de 1 milhão de cópias vendidas, além de ser o livro de cabeceira de alguns dos homens mais importantes do mundo, como os Bill: Clinton e Gates.

A obra de 261 páginas apresenta um paradoxo: grandes empresas fracassam porque fazem tudo certo – mantêm uma antena competitiva ligada, ouvem os clientes e investem agressivamente em novas tecnologias –, mas sofrem o dilema da inovação, porque ignoram quando e como inovar. Detalhando o estudo de casos de companhias líderes, o livro apresenta um conjunto de regras para capitalizar o fenômeno da inovação, orientando os administradores a escolher o momento certo para ouvir clientes e para investir no desenvolvimento. 

Principais tópicos: como grandes empresas podem fracassar?; igualar o tamanho da organização ao tamanho do mercado; descobrir mercados novos e emergentes; estimular as capacidades de sua organização; e desempenho fornecido, demanda de mercado e ciclo de vida do produto. 

Aplicações comerciais da Internet sem fio (wireless technology) - Com 285 páginas, o livro do especialista Chetan Sharma é um guia completo sobre como implementar um plano comercial de Internet sem fio, aplicando as últimas tendências em equipamentos e programas, soluções e serviços. Nesta obra, o autor apresenta as novidades em aplicações de dados sem fios e ensina como utilizá-las nos negócios. Mostra como enviar e receber dados usando uma grande variedade de dispositivos, como PCs portáteis, pagers, telefones móveis, assistentes pessoais digitais (PDAs) etc. A leitura e compreensão são facilitadas com ilustrações em todos os capítulos, destacando-se os tópicos: visão do funcionamento do sóbrio global, como aplicações e serviços sem fio; aplicações comerciais da Internet sem fio; o panorama das aplicações e serviços da Internet sem fio; estendendo um correio eletrônico de plataforma; interfaces para dispositivos portáteis; tecnologia de semicondutores; e aplicações empresariais e aplicações verticais da indústria.

Chetan Sharma fundou e preside o Pervasive Computing Practice, na Luminant Worldwide - uma das empresas de serviços profissionais sobre Internet mais experientes do mundo - onde identifica e estabelece parcerias avançadas na indústria, supervisiona as adesões globais de clientes e proporciona liderança à indústria. Fonte de referência para a mídia mundial, é constantemente chamado para fazer palestras em todo o mundo sobre tecnologias sem fio. É MSEE pela Kansas State University, dos Estados Unidos, e BSEE do University of Roorkee, da Índia.