Publicações
Diversas
obras sobre informática e negócios, especialmente as ligadas
à Nova Economia Eletrônica, foram lançadas no Brasil
pela editora Pearson Makron Books.
Entre eles: "E-service", "Liderança
no Limite", "A energia nuclear
para o Brasil", "O dilema da inovação",
e "Aplicações comerciais da Internet
sem fio (wireless technology)":
E-Service - Velocidade, Tecnologia
e Definição de Preços - O comércio eletrônico
é um negócio que notadamente cresce a cada dia. As estimativas
indicam que, até 2002 cerca de 490 milhões de pessoas em
todo o mundo terão acesso à Internet. Em 2004, o comércio
na Web deverá atingir US$ 184 bilhões. O e-service,
que ainda não corresponde ao gigantismo da rede, vai ser o diferencial.
A questão é: como oferecer o melhor serviço? A resposta
está na obra de John Tschohl, o guru dos serviços ao cliente,
que detalha passo a passo como entrar e se destacar nessa nova modalidade,
oferecendo serviços que diferenciarão seu negócio.
"Nenhuma empresa pode se dar ao luxo
de ficar de fora" - é o título do primeiro capítulo
do livro, em que o autor mostra que o comércio eletrônico
está criando uma explosão nova e distinta, mudando rapidamente
a Economia, a Sociedade e a Política. O relatório do Departamento
de Comércio dos Estados Unidos constatou: a Internet cresce mais
rapidamente que todas as tecnologias que a precederam. O rádio precisou
de 38 anos para ser ouvido regularmente por 50 milhões de pessoas
e a televisão levou 13 anos para atingir esta marca. A Internet
precisou de apenas quatro anos.
Feita esta consideração,
o autor constata que os serviços eletrônicos ainda são
deploráveis e a proposta deste livro de 146 páginas é
justamente mudar tal quadro. Principais pontos da obra: atrair e manter
funcionários de serviços eletrônicos de alto
desempenho; cortar custos para sobreviver; a extinção de
limites geográficos; serviço ao cliente e lucro; tecnologia
de telefone; desenvolver trabalhadores de serviço.
John Tschohl, há mais de 20
anos no ramo, foi apontado pelas revistas Time e Entrepreneur
como o "guru" dos serviços ao cliente; é fundador e presidente
do Service Quality Institute, de Minneapolis, Estados Unidos, destaque
mundial em serviços ao cliente, além de ser palestrante e
consultor de gerenciamento internacional.
Liderança no limite
- Este livro de Dennis N. T. Perkins conta uma das mais impressionantes
histórias de sobrevivência de todos os tempos: como um grupo
de marinheiros se manteve durante dois anos na inóspita Ilha do
Elefante, na turbulência do Oceano Atlântico Sul, com seus
gigantescos bancos de gelo. A sobrevivência só foi possível
graças a vigorosa liderança de um homem. A obra de 230 páginas
mostra em detalhes como o marinheiro Ernest Shackleton conduziu seu grupo
com vigor, criatividade e perspicácia.
A saga de Shackleton, como ficou
conhecida, começou em 5 de dezembro de 1914, quando a Expedição
Imperial Transantártica, comandada por Shackleton, partiu da Ilha
Geórgia do Sul, no Atlântico Sul, com a missão de fazer
a primeira travessia por terra do continente Antártico. Curiosamente,
outra expedição partira antes com missão parecida,
explorar o Ártico. O desfecho das histórias foi completamente
antagônico embora as dificuldades tenham sido bastante semelhantes.
Numa, não houve sobreviventes. Os da outra narram a história
deste livro. As estratégias de liderança, narradas e analisadas
nesta obra, foram o diferencial.
Dennis N.T. Perkins , mestre em Administração
de Empresas pela Universidade de Harvard, doutor em Psicologia pela Universidade
de Michigan e bacharel em Ciências pela Academia Naval dos Estados
Unidos, preside o Syncretics Group, consultoria que foca a liderança
eficiente em ambientes exigentes. Entre seus clientes figuram Johnson &
Johnson, Marriott, Citibank e Xerox Corporation.
A energia nuclear para o Brasil
- No momento em que o governo brasileiro admite a possibilidade de implementar
a construção da usina Angra 3, esta obra de Yuji Ishiguro
mostra que a energia nuclear não é necessariamente danosa
ou perigosa ao meio ambiente e nem à saúde da população.
E pode ser a chance de livrar o País da ameaça do apagão.
O autor enfatiza que a necessidade de uma outra fonte de energia para o
futuro do País é óbvia e que a energia nuclear pode
suprir esta necessidade.
O que é, de fato, a energia
nuclear; quais os riscos que apresenta; suas vantagens e desvantagens estão
detalhadas nas 252 páginas deste livro. O autor faz ainda uma análise
sobre outras fontes de energia – como carvão, petróleo e
gás natural –
utilizadas em vários países,
e que dificilmente seriam a solução para o Brasil, que não
possui reservas suficientes destas fontes e precisaria importá-las,
onerando a balança comercial. Entre os principais tópicos,
destacam-se: energia e padrão de vida: necessidade da energia nuclear;
situação energética brasileira; radiação
na vida humana; rejeitos radioativos; capacidade nuclear brasileira.
Yuji Ishiguro, formado em Física
no Japão e com doutorado em Energia Nuclear nos Estados Unidos,
é pesquisador do Instituto de Estudos Avançados no Centro
Técnico Aeroespacial de São José dos Campos, em São
Paulo.
O dilema da inovação
- Escrito por Clayton M. Christensen (professor adjunto da Harvard Business
Scholl), é considerado o mais revolucionário livro de negócios
dos últimos anos. Figura como um dos campeões de vendas entre
os mais de 2,5 milhões de títulos da Amazon.com – a maior
livraria virtual do mundo, onde obteve a classificação máxima
de cinco estrelas. Sucinto e claro, está próximo de atingir
a marca de 1 milhão de cópias vendidas, além de ser
o livro de cabeceira de alguns dos homens mais importantes do mundo, como
os Bill: Clinton e Gates.
A obra de 261 páginas apresenta
um paradoxo: grandes empresas fracassam porque fazem tudo certo – mantêm
uma antena competitiva ligada, ouvem os clientes e investem agressivamente
em novas tecnologias –, mas sofrem o dilema da inovação,
porque ignoram quando e como inovar. Detalhando o estudo de casos de companhias
líderes, o livro apresenta um conjunto de regras para capitalizar
o fenômeno da inovação, orientando os administradores
a escolher o momento certo para ouvir clientes e para investir no desenvolvimento.
Principais tópicos: como grandes
empresas podem fracassar?; igualar o tamanho da organização
ao tamanho do mercado; descobrir mercados novos e emergentes; estimular
as capacidades de sua organização; e desempenho fornecido,
demanda de mercado e ciclo de vida do produto.
Aplicações comerciais
da Internet sem fio (wireless technology)
- Com 285 páginas, o livro do especialista Chetan Sharma é
um guia completo sobre como implementar um plano comercial de Internet
sem fio, aplicando as últimas tendências em equipamentos e
programas, soluções e serviços. Nesta obra, o autor
apresenta as novidades em aplicações de dados sem fios e
ensina como utilizá-las nos negócios. Mostra como enviar
e receber dados usando uma grande variedade de dispositivos, como PCs portáteis,
pagers,
telefones móveis, assistentes pessoais digitais (PDAs) etc. A leitura
e compreensão são facilitadas com ilustrações
em todos os capítulos, destacando-se os tópicos: visão
do funcionamento do sóbrio global, como aplicações
e serviços sem fio; aplicações comerciais da Internet
sem fio; o panorama das aplicações e serviços da Internet
sem fio; estendendo um correio eletrônico de plataforma; interfaces
para dispositivos portáteis; tecnologia de semicondutores; e aplicações
empresariais e aplicações verticais da indústria.
Chetan Sharma fundou e preside o
Pervasive Computing Practice, na Luminant Worldwide - uma das empresas
de serviços profissionais sobre Internet mais experientes do mundo
- onde identifica e estabelece parcerias avançadas na indústria,
supervisiona as adesões globais de clientes e proporciona liderança
à indústria. Fonte de referência para a mídia
mundial, é constantemente chamado para fazer palestras em todo o
mundo sobre tecnologias sem fio. É MSEE pela Kansas State University,
dos Estados Unidos, e BSEE do University of Roorkee, da Índia. |