Bips
Real virtual - Cada vez mais,
vai ficando difícil separar o virtual do real, o que existe de fato
e o que é criado por computador. Essa confusão começou
quase 70 anos atrás, quando a população norte-americana
entrou em pânico durante a transmissão de uma novela radiofônica
em que Orson Welles narrava com grande dose de realismo a invasão
do planeta por marcianos.
Evoluiu depois com os efeitos especiais
no cinema, a possibilidade de gravação de voz e vídeo
para reprodução posterior, o merchandising (inserção
de publicidade disfarçada nas cenas de um programa (como quando,
sem mais nem porquê, o galã da novela repentinamente abandona
a amada na alcova para fazer um depósito no banco, e ela dá
uma escapada... para comprar sabão em pó que lava mais branco,
e que está em promoção im-per-dí-vel no supermercado
da esquina...)
Agora, a mais recente arma dos publicitários
está em uma ferramenta de computação que permite introduzir
painéis de publicidade em cenas transmitidas ao vivo, como um jogo
de futebol. Então, aqueles anúncios ao lado do gol, parecendo
tão sólidos que uma cabeçada neles mandaria o jogador
em coma para o hospital, são facilmente atravessados pelo futebolista.
A sensação é
a mesma como se víssemos Gasparzinho, o fantasma camarada, atravessando
uma parede: o painel de publicidade parece tão sólido que
pensamos que o jogador é que é o fantasma, irreal.
Pensando bem, a julgar pelo desempenho
desses atletas nas últimas partidas, bem que o técnico podia
convocar alguns fantasmas do passado para melhorar nossa seleção:
dá uma saudade dos dribles do Garrincha...
Chateando o cliente - Uma das
principais redes de lojas de roupas do Brasil, a C&A
divulga estar atendendo mais da metade dos clientes de seu site de comércio
eletrônico via chat.
O sistema implantado em 4/2001 emprega ferramentas da Customer
First (em bom português: cliente primeiro...) que permitem atendimento
simultâneo via chat a vários pedidos, com troca de vínculos,
imagens, tabelas e gráficos entre atendente e consumidor. São
mais de 500 consultas diárias, via correio eletrônico, telefone
e chat. Antes das novas ferramentas, a grande maioria dos clientes
internautas era atendida pelo serviço telefônico gratuito
de prefixo 0800. Com o chat, o atendimento via telefone passou para
menos de 20%, e via correio eletrônico, para 30%.
Parabéns pelo sucesso, mas
não extensivo a todas as empresas que usam tais serviços.
Agora mesmo, em uma lista de debates sobre negócios, o internauta
se queixava de que o atendente do chat, em vez de resolver o problema,
disse para o cliente ligar para o telefone 0800. Ora, o atendente do 0800
deve ter as mesmas ferramentas de informação que o do chat,
sendo que o funcionário que chateou o cliente já estava à
frente de uma tela de computador, onde deveria poder buscar a informação
desejada (se o plano de saúde tinha convênio com determinado
médico).
Exemplo típico de pérolas
aos porcos: tal empresa se orgulha de possuir moderna tecnologia, mas não
tem a mínima idéia de como usá-la para melhor atender
seus clientes - antes pelo contrário, deixa-os frustrados com tanta
burrice...
Aliás: perdão, burros,
vocês são bem mais inteligentes que os responsáveis
por tais empresas...
Osteoporose - Cerca de 40
médicos brasileiros se reuniram em São Paulo em 8/2001 para
(pela primeira vez no País) traçar diretrizes independentes
para diagnóstico, prevenção e tratamento da osteoporose.
Os participantes do encontro são membros das associações
brasileiras das seguintes especialidades: osteoporose, climatério,
endocrinologia, ortopedia, geriatria, densitometria clínica, radiologia,
estudo do metabolismo ósseo e mineral.
Naquela reunião de consenso,
resolveram colocar na Internet o texto resultandte das discussões,
para viabilizar o recebimento de opiniões de um maior número
de médicos. Assim, durante 40 dias, a partir do final de 9/2001,
o texto básico do Consenso Brasileiro de Osteoporose estará
disponível em página
especial na Web. Depois, haverá um encontro entre os participantes
da reunião de agosto para uma reavaliação das sugestões
e a finalização do documento.
Tão logo pronto, ainda em
11/2001, o texto final do Consenso Brasileiro de Osteoporose será
enviado à Associação Médica Brasileira, ao
Ministério da Saúde e a todas as associações
médicas brasileiras.
Pulso firme - A Pulso Tecnologia
se classificou em terceiro lugar como a "melhor empresa brasileira de programas
de computador", atrás apenas das gigantes multinacionais Microsoft
e Broadvision, na lista "As 200 maiores empresas de tecnologia
do Brasil – Info Exame". Além disso, registrou o sexto maior crescimento,
situando–se entre as 20 mais rentáveis. No segmento de fornecedores
de programas de computador, a companhia é a primeira posicionada,
com a melhor liquidez, aparecendo em segundo lugar em crescimento, com
385% entre 1999 e 2000, e é a sexta mais rentável do Brasil.
Neste ano, quer dobrar o faturamento para atingir os R$ 10 milhões
e em 2002 pretende repetir o feito.
Especializada em soluções
de segurança, computação móvel e sistemas transacionais
de missão crítica, aplicadas a variados setores, desenvolveu
o segundo sistema de Internet Banking do mundo e primeiro da América
Latina, para o Bradesco, também utilizado por outras instituições
financeiras, como ABN AmroBank), e saiu na frente ao introduzir o Wap Banking
no Brasil. Além disso, desenvolveu a primeira plataforma de comércio
eletrônico genuinamente brasileira.
Troca de lugares - Mais empresas
anunciam contratação e/ou substituição de executivos
(engraçado: não existem mais diretores, todos agora são
chamados num dialeto cacarejante, COO, CTO, CFO, CEO...):
A
Redback Networks contratou como CEO (diretor executivo...) Kevin DeNuccio,
que até recentemente era vice-presidente mundial de operações
para provedores de serviços na Cisco Systems Inc. Antes de sua passagem
de seis anos pela Cisco, foi fundador, presidente e principal executivo
da Bell Atlantic Network Integration Inc., uma subsidiária da Bell
Atlantic (hoje Verizon Communications). Kevin se tornou membro do conselho
administrativo da Redback e Pierre Lamond permanece como presidente do
conselho. Marco Wanders (ex-Cisco Systems e StrataCom) é o novo
vice-presidente para Europa, Oriente Médio e Ásia; John Dale
(ex-Nortel, Bay Networks, BellSouth e AT&T) é o novo diretor
de parcerias estratégicas; Joshua Chao (ex-Lucent) é o novo
presidente para Ásia e Pacífico.
A
e.Business Factory (e.BF) - unidade de negócios do MadiaMundoMarketing
especializada em consultoria de mercadologia para empresas das áreas
de tecnologia,
telecomunicações, tecnologia da informação
e companhias de Internet - contratou como gerente Jair Paulo Gonçalves
(ex-Real/ABN AmroBank).
O MadiaMundoMarketing é um
espaço empresarial onde convivem 11 unidades de negócios
especializadas nas ferramentas de mercadolgoia de vanguarda: Icomp – inteligência
competitiva; Imagic – gestão institucional de imagem de celebridades;
Madia Associados – consultoria;
Madia & Barna – Mercadologia legal; Marcom - câmara de arbitragem
em mercadologia e comunicação; Mass – pesquisas e estudos
de mercado; MMS – Madia Marketing School; One-to-One – comunicação
empresarial; RHMC – recursos humanos
em Mercadologia e comunicação e Somma – consultoria em fusões,
aquisições e parcerias.
Se a moda pega... - Sessões
gratuitas de "filme-terapia" foram oferecidas pela rede de cinemas Golin,
em Camarillo, estado norte-americano da Califórnia, para os desempregados
de empresas ponto.com: apresentando um antigo comprovante de pagamento
da empresa de Internet em que trabalhou, quem comprar um ingresso para
ver o filme "Starup" ganha outro bilhete de entrada.
O filme, que estreou em 8/2001 nos
EUA, conta a história de dois empresários que resolvem criar
uma empresa ponto.com de sucesso, mostrando as dificuldades que eles enfrentam
para obter investimentos e como a empresa fechou as portas. A dona da rede
de cinemas, Lyndon Golin, considerou que de certa forma o filme funciona
como uma terapia, pois muitas pessoas podem se identificar com a história. |