Quer uma cerveja? Não, uma
fralda, por favor!
Omar Queiroz (*)
Colaborador
Pode parecer
estranho e até pouco tempo chamaríamos de ridículo,
mas esta pergunta já é respondida com naturalidade e seriedade
ímpar aos clientes da cadeia de lojas norte-americana, Wall-Mart,
uma espécie de "Lojas Americanas" daqui do Brasil.
Através das técnicas
de pesquisa e mineração de dados, tecnicamente conhecida
por "data mining", os executivos, gerentes, vendedores das lojas
sabem que homens entre trinta e quarenta e cinco anos, que compram cervejas
após as dezesseis horas, também compram fraldas. Resultado:
apenas uma mudança de lugar, colocando as fraldas ao lado de cervejas
nos pontos de venda, representou uma aumento de mais de quarenta por cento
nas vendas de fraldas. O que acha de possuir uma informação
como estas em mãos? Muitos achariam idiota, mas a Wall-Mart soube
tirar bom proveito dela!
Logicamente que a técnica
discutida aqui não é Santo Antônio e muito menos faz
milagres, mas é mais uma ferramenta valiosíssima que o empresário,
gerentes e executivos dispõe a seu favor em seus sistemas de apoio
a decisão (SAD). Explorar a técnica de data mining
permite aos executivos ganhar excelente vantagem competitiva e despontar
na frente da concorrência, descobrindo e explorando novos mercados,
abrindo trilhas mata adentro para beber água mais limpa.
Integração -
Mas as vantagens não param aqui. Além de ajudar a empresa
na antecipação e no descobrimento de novas tendências,
também é possível integrar a técnica com sistemas
de gerenciamento e gestão do cliente (CRM). É possível
descobrir clientes sensíveis a determinadas alterações
de preço, design, cor, estética etc., de um produto, linhas
de produtos ou serviços.
Também é possível
descobrir clientes que possivelmente rejeitarão ou ainda aqueles
terão uma tendência a reclamar de um produto, como por exemplo:
"Um cliente com renda mensal entre R$ 1.500,00 e R$ 2.800,00 e que compra
a bicicleta modelo X, tenderá a reclamar do pneu liso modelo Y".
Informações como esta são riquíssimas em detalhe
e facilita o processo de tomada de decisão, como neste caso, o pedido
de troca de pneus, antes mesmo do cliente fazer a reclamação.
Apesar da técnica ser pouco
difundida, relativamente nova e ainda com um custo elevado, não
desmerece a atenção. A empresa ou pessoas que trabalham com
ela, estão constantemente procurando nova formas de relacionar-se
com clientes e de conseguir diferenciais contínuos. Antecipar-se
à mudanças e tendências, confere às organizações
posições privilegiadas no mercado.
Imagine as possibilidades e os efeitos
competitivos que sua empresa pode ganhar ao saber que clientes que consomem
X, certamente consumirão W, ou que o produto que você produziu
irá causar um dano Z, mas que pode ser facilmente corrigido com
G. A informação é tudo que você precisa para
decidir estrategicamente, e esta técnica oferece o que você
precisa para competir com elegância e agressividade.
Técnica - O princípio
da tecnologia é baseado em análises críticas e detalhadas
do sistema de informações que qualquer empresa possui, seja
ele formal ou informal, digitalizado ou escrito a mão, de forma
sistemática. As informações são equacionadas,
testadas e cruzadas, de forma a oferecer resultados otimizadores, como
no caso da Wall-Mart.
É uma técnica avançada
que apóia e antecipa informações estratégicas,
porém de nada adiantará se a empresa não estiver preparada
para mudanças. Não me refiro aqui à mudanças
de ordem tecnológica ou física, mas sim conceituais, culturais
e estruturais de uma organização. O executivo, empresário,
gerentes e funcionários devem estar atentos a elas, pois caso contrário
todo o investimento feito em tecnologia para um sucesso empresarial, pode
se transformar rapidamente num "estrume elerônico".
Para finalizar, já que a importância
da tecnologia foi ressaltada, vale lembrar que ela está aí,
é uma realidade e traz diversos benefícios a quem a utiliza
corretamente. E o melhor: não está acessível somente
aos grandes! Tecnologia hoje é direito de todos os pequenos também.
São eles que respondem mais rapidamente às mudanças,
são mais ágeis e realistas com relação às
necessidades. Portanto, façam uso da técnica para ajudar
no sucesso do empreendimento! Pense nisto!
(*) Omar
Queieoz é diretor de tecnologia e planejamento estratégico
da Active Brasil Soluções
Competitivas e tem página
Web também para o esclarecimento de dúvidas de negócios.
Endereços Web sugeridos
pelo autor para aprofundamento do tema: Data
miners; Statsoft;
Celepar
e UFMG. |