Microsoft apresenta programas educacionais
ao governo brasileiro
Em audiência
no dia 20/8/2001 com o presidente da República, Fernando Henrique
Cardoso, o diretor executivo da Microsoft Corporation, Steve Ballmer, anunciou
o programa Windows Shared Source Program, que permitirá a abertura
de partes do código-fonte do sistema operacional Windows às
universidades brasileiras. É a primeira vez que a empresa disponibiliza
as principais linhas de código de seu produto para a comunidade
acadêmica na América Latina.
Iniciativas
semelhantes já existem em dezenas de universidades, em países
como Espanha, Estados Unidos, Inglaterra, Itália, entre outros.
“Pretendemos estimular a pesquisa e o surgimento de novas aplicações
de tecnologia da informação, colocando o Brasil na vanguarda
do desenvolvimento de software”, afirmou Mauro Muratório
Not, diretor de estratégias corporativas da Microsoft Corporation.
O anúncio, que tem apoio do
Ministério da Ciência e Tecnologia e do Ministério
da Educação, permitirá a realização
de novas pesquisas utilizando as linhas de desenvolvimento do sistema operacional
Windows. “Nossa idéia é aplicar o programa em regiões
que possuam maior concentração de pesquisas em tecnologia,
como Sudeste, Sul, Brasília e na região Nordeste”, justificou.
Centros de competência
- A Microsoft Corporation também divulgou que instalará seis
centros de competência em programas de computador no Brasil nos próximos
24 meses. A iniciativa capacitará a comunidade acadêmica já
familiarizada com tecnologia, além dos profissionais com atuação
direta no mercado de tecnologia da informação.
Uma das principais metas é
inserir os profissionais brasileiros na nova geração de Internet,
proporcionada pelo surgimento do XML (eXtensible Markup Language). Este
padrão funcionará como a língua franca da Internet,
possibilitando que as informações sejam acessadas a partir
de qualquer computador ou dispositivo. “Existem no Brasil 220 mil programadores
e 90% deles não estão preparados para esta nova geração
de programação por objetos”, explica Rodrigo Costa, diretor-geral
da Microsoft Brasil.
Compromisso social - A Microsoft
Brasil tem realizado diversas ações para combater a exclusão
digital. Mais de US$ 15 milhões foram investidos nos últimos
três anos em projetos que levam a tecnologia a comunidades carentes,
em parceria com organizações como CDI – Comitê para
Democratização da Informática, Instituto Ayrton Senna,
Projeto Aprendiz, Meninos do Morumbi e Sampa.org.
Recentemente, a empresa editou um
livro com os principais projetos no qual tem participação,
além de investir na qualificação profissional com
o apoio de parceiros de treinamento. Nos últimos três anos,
a Microsoft foi reconhecida como a empresa mais admirada do Brasil, em
pesquisa conduzida com lideranças empresarias pelo Instituto Interscience
e revista Carta Capital. Na última edição do
prêmio INFO 200, promovido pela revista INFO Exame, a Microsoft
Brasil foi apontada como a melhor empresa de programas de computador do
País.
Em todo o mundo, a Microsoft possui
relacionamento com parceiros locais e com a comunidade de cada país
onde mantém operações. A subsidiária brasileira
foi inaugurada em setembro de 1989 e ocupa a 9ª posição
entre as 70 filiais da empresa. Nestes 12 anos, conseguiu atingir a marca
de 45 mil pessoas que, de alguma forma, desenvolvem programas de computador,
serviços, treinam e capacitam profissionais na plataforma Microsoft.
Este contingente está espalhado por 10 mil empresas brasileiras,
gerando transferência de tecnologia e capacitação profissional
para a população. Além de um escritório central,
em São Paulo, possui filiais em Belo Horizonte, Brasília,
Curitiba, Porto Alegre, Recife e Rio de Janeiro.
Palestra - Durante a visita
ao Brasil, Steve Ballmer participou de diversas atividades e encontros
de negócios, proferindo inclusive palestra no fórum internacional
de negócios Information Management 2001, no hotel paulistano Transamérica,
com a presença de mil executivos e líderes empresariais.
Durante a apresentação "Building the Agile Organization",
o executivo falou sobre a próxima geração tecnológica
e o que as corporações devem fazer para manter a competitividade
e tomar decisões corretas em um mercado de mudanças constantes. |