Digital é a tendência
da PhotoImageBrazil
Organizada
e promovida pela Alcântara Machado Feiras de Negócios, será
realizada de 14 a 17/8/2001 a Feira Internacional da Imagem (PhotoImageBrazil),
com três eventos paralelos, que prometem agitar o mercado fotográfico.
Em seu 10º ano de realização, a feira mudou de nome:
"Incluímos a palavra Image no nome PhotoBrazil porque o advento
do setor digital aproximou segmentos da imagem antes considerados distintos.
Eles passaram a interagir, ampliando as possibilidades na produção
de imagem, o que inclui seu tratamento, impressão, dimensões
e transmissão por meios mais velozes", explica a diretora do evento
Duda Escobar. São esperados 25 mil profissionais visitantes nos
quatro dias de evento, que ocorre no Centro de Convenções
Imigrantes (km 1,5 da Rodovia dos Imigrantes).
Na feira, serão 250 empresas
e marcas expositoras distribuídas pelos 18 mil m² do Centro
de Exposições e Convenções Imigrantes, em São
Paulo. Entre as marcas presentes, nomes como Fuji, Kodak, Canon, Olympus,
Sony e HP trarão entre seus lançamentos, desde câmaras
digitais de última geração, digitalizadores e plotters
de alta resolução, backs digitais, lentes, papéis
fotográficos, impressoras, estações de transferência
de imagens, minilabs digitais e muito mais. A feira pode ser visitada
das 14 às 21 horas, mediante apresentação de convite
ou comprovante de vínculo com o setor (é proibida a entrada
de menores de 14 anos de idade). Mais detalhes com a organizadora, por
correio
eletrônico, pelo telefone (0**11) 3826.9111 ramais 230 e 280
e pelo fax (0**11) 3666.6094.
A Kodak, por exemplo, lança
no Brasil a linha Easyshare, que são câmeras digitais da linha
de consumo com resolução de imagem de até 2,2 megapíxel.
Outra novidade da empresa é uma estação para facilitar
a transferência de fotos para o computador. As câmeras DX 3500
e DX 3600, da linha Easyshare, já têm essa tecnologia.
A FujiFilm apresenta em primeira
mão a sua câmera digital topo de linha no segmento profissional,
a FinePix S1 Pro. Com corpo Nikon e Super CCD com 3,4 milhões de
pixels, a máquina gera imagens de 6,1 milhões de pixels.
Na linha amadora, lança a FinePix 2300, câmera digital com
resolução de 2,11 megapíxel, objetiva de 36 mm e zoom
digital de 2x.
Câmeras populares, femininas
e esportivas também terão destaque no evento. Canon, Mirage
e Yashica apresentam máquinas populares, que além de serem
compactas e com visual diferenciado, têm como grande atrativo o preço.
A Mirage Titanium Cromo, por exemplo, vem com redutor de olhos vermelhos
e rebobinamento semi-automático e custa R$ 60.
O público visitante, que deve
chegar a 25 mil profissionais, também poderá conferir os
lançamentos na área de impressão digital, minilabs
e backs digitais. Empresas como Kodak, Gretag e Mundo Export trazem impressoras
com diferentes tecnologias e resolução variável. A
linha Netprinter, da Gretag, é composta por impressoras digitais
para papéis fotográficos de até 30x45, com resolução
variável de até 500 dpi. Já a Kodak, lança
a Led Printer, impressora de grande porte para ampliações
e alta tiragem.
Outro destaque é o back
digital, aparelho de interface que possibilita a digitalização
perfeita da imagem obtida por câmeras tradicionais (é uma
peça colocada atrás da câmera, para receber a imagem
que normalmente sensibilizaria o filme convencional). Os fotógrafos
não precisam se desfazer de seus equipamentos para acompanharem
a evolução do setor. O Pro Back, back digital lançamento
da Kodak, tem a resolução mais alta do mercado, 16 megapíxels.
"A PhotoImageBrazil é o lugar perfeito para quem procura soluções
rápidas e muitas vezes econômicas para migrar para o digital.
São produtos para todos os gostos e bolsos", diz Duda Escobar, diretora
do evento.
Várias atividades paralelas
estão programadas:
Workshop Técnica &
Performance - Na sua 4ª edição, o evento trará
quatro assuntos de interesse para fotógrafos profissionais e estudantes
de fotografia. Além de ter como temas "Editorial de Moda", "A Arte
do Retrato" e "Nu Artístico", o dia 15/8/2001 será voltado
especialmente para o setor digital, abordando a "Imagem digital - captação,
tratamento e leitura de portifólio".
Os fotógrafos e produtores
de imagem da Flux Imagem Digital - empresa especializada no tratamento,
manipulação e fusão de imagens - Fujocka Neto e Scott
Scholtens apresentarão o encontro em duas partes. Na primeira, Scott
abordará as novas tecnologias, equipamentos fotográficos
digitais e programas para edição de imagens.
Na segunda parte, Fujocka apresentará
os trabalhos criados com o uso dessas ferramentas e os comparará
com imagens sem tratamento. O profissional falará também
sobre o mercado digital na publicidade e no fotojornalismo. Realizado das
15 às 19 horas, o evento tem informações e inscrições
pelos telefones (0**11) 3826.9111, ramal 243, ou 3826.8628, fax (0**11)
3666.6094 e correio
eletrônico.
I Congresso Internacional da Imagem
- Junto com a mudança de conceito do evento, será lançada
a primeira edição do congresso, cujo foco será o tratamento
da imagem no segmento fotográfico, de impressão, vídeo
e Web. O congresso surgiu da necessidade de atualização dos
profissionais de imagem que, para acompanhar o desenvolvimento do mercado,
estão substituindo a tecnologia analógica pela digital.
Entre os temas abordados estarão
assuntos como "Captura e Gerenciamento de Imagens", "Técnicas para
Ilustradores", "Web", "Vídeo Não-Linear", "Corel Draw 10",
"Curso Avançado Photoshop 6.0" e outros. Realizado das 8 às
18 horas, pela DeskTop Publishing, tem informações e inscrições
pelos telefones (0**11) 4022.8534 e 4022.8535, fax (0**11) 4023.0714 e
correio
eletrônico.
27º Congresso Brasileiro
de Fotografia e Vídeo - Voltado para lojistas e fotógrafos
sociais (de eventos), o Congresso mostrarará as mudanças
que a tecnologia digital vai trazer para os pequenos e médios empresários
desse mercado. As palestras abordarão assuntos como "O impacto da
fotografia digital no mercado brasileiro", "O mercado e as oportunidades
do digital na fotografia profissional", "Como deve ser uma loja completamente
digital", "Informatização para melhor gerenciamento de suas
atividades" e "Vídeo digital - Uma realidade sem volta".
Ocorrerá das 8h30 às
12 horas, promovido pelo Sindicato das Empresas de Artes Fotográficas
do Estado de São Paulo (Seafesp), com detalhes e inscrições
pelo telefone (0**11) 259.3422, fax (0**11) 259.3825 e correio
eletrônico.
Números - Os organizadores
desses eventos divulgaram alguns números do mercado fotográfico
em 2000, obtidos através de estudo da Performa. No ano 2000, as
câmaras chegaram à resolução de 6 megapixels,
enquanto as amadoras atingem os 3 megapixels, os preços continuaram
caindo e os serviços digitais nas lojas de fotografia atingem 5%,
existindo 30 laboratórios de grande porte se especializando em foto
eletrônica em todo o mundo.
No Brasil, o faturamento global do
setor fotográfico foi de R$ 3,3 bilhões; cerca de 45% das
vendas de produtos fotográficos acontecem de dezembro a março;
o Brasil é o 8º maior mercado fotográfico do mundo,
com um consumo de filmes por habitante da ordem de 0,5 filme por ano (considerada
a população população brasileira de 169,5 milhões).
Foram vendidas 2,22 milhões de câmeras, sendo 2 milhões
de máquinas compactas 35 mm (foco fixo e auto-foco), 160 mil compactas
de 35 mm com zoom, 30 mil do tipo APS e 18 mil digitais.
Estão com tendência
de crescimento: os pedidos de CD-ROM e DVD nas reportagens de casamento;
o uso de câmaras digitais na documentação científica,
jornalismo e publicidade; e o uso de computador e Adobe Photoshop pelos
fotógrafos profissionais.
Ainda segundo o estudo Performa,
o mundo tem 800 milhões de câmaras 35 mm ativas; 10 milhões
de câmaras digitais ativas; 170 mil minilabs instalados; 3 mil minilabs
digitais em operação; 220 mil lojas de fotografia e 30 mil
quiosques digitais instalados. |
|