JOGOS
BraSoft lança O Caminho
para El Dorado
Túlio
e Miguel. Quem já viu o desenho "Caminho para El Dorado", da Dreamworks,
sabe quanta encrenca e aventura significam esses dois nomes. Pois bem,
os dois pilantras mais divertidos da era dos grandes descobrimentos estão
de volta. Desta vez, no jogo Ouro e Glória - O Caminho para El
Dorado, que a Ubi Soft e a Pi
Editora/BraSoft lançam com exclusividade no Brasil. O jogo,
todo em gráficos 3D, é repleto de ação, muita
correria e enigmas de rachar o cérebro.
Tudo começa na Espanha, na
época em que grandes galeões partiam para as terras ainda
desconhecidas do Novo Continente, a tal América. Mas é claro
que Túlio e Miguel não começam o jogo com grandes
preocupações geográficas. Na verdade, a atenção
dos dois está numa partida de dados, cuja aposta é um mapa
muito interessante.
Túlio é um farsante,
um cínico otimista, obcecado por fama e fortuna. Miguel é
um aventureiro galante, sedento por glória e aventuras. Por isso,
dado vai, dado vem, os dois simpáticos vigaristas não conseguem
tirar o olho do mapa que contém o caminho para a lendária
El Dorado, a Cidade de Ouro. No fim, de maneira não muito honesta,
eles arrebatam a peça. Junto com ela ganham a ira da multidão
que assistia ao jogo. Desconfiada, a população decide fazer
justiça com as próprias mãos. Começam aí
as inúmeras confusões da dupla, e também a diversão
do jogo.
Viagem inesperada - Fugindo desesperadamente,
os dois acabam se escondendo em dois barris. Só que os barris são
transportados. Não para uma adega, mas sim para abastecer o navio
do ignóbil conquistador Cortez, cujo destino são as terras
inexploradas do Novo Mundo. Resultado: os dois vão parar na prisão
do navio.
A partir daí, o jogador deve
utilizar não só a força, mas também o cérebro.
A primeira missão: escapar do navio. A segunda, quando (e se) chegarem
às praias da América, é alcançarem a mítica
El Dorado. As perspectivas, ao menos na visão de Túlio, são
excelentes. Basta atravessar uma selva repleta de animais selvagens, escapar
de centenas de índios furiosos e despistar o vingativo Cortez, que
os persegue em busca de vingança. Tudo muito simples, não?
Daí para frente, os perigos
são tantos que qualquer um perde o fôlego. Só para
que o jogador tenha uma noção da arapuca em que está
entrando, são mais de 30 tipos diferentes de adversários,
que vão desde guerreiros nativos e soldados espanhóis até
touros ensandecidos, cobras e até, quem diria, um rinoceronte. Isso
sem falar nos temidos "chefões de fase", inimigos tão poderosos
que obrigarão Túlio e Miguel a utilizar o limite de suas
forças para tentar vencê-los. A garantia de tanta emoção?
A poderosa Inteligência Artificial, cujo engine foi importado
do também badaladíssimo In Cold Blood.
Enigmas - Aliás, esse
jogo pode se tornar diabólico, caso o jogador não saiba também
utilizar astúcia e sabedoria. Pois o que não faltam são
enigmas. E pobre do jogador se pensa que tudo se resolve pegando um personagem
qualquer e mandando-o escolher portas, combinar pedras ou puxar qualquer
alavanca.
Alguns quebra-cabeças são
tão geniais que só podem ser resolvidos com o uso dos dois
personagens de maneira combinada. Isso torna Tulio e Miguel verdadeiramente
únicos no jogo, pois confere personalidade e habilidades diferentes
a cada um. E prova também que apenas a cooperação
entre os dois pode levar ao êxito. E haja companheirismo para tanta
aventura: no total, são cinco grandes mundos, divididos em quase
40 fases. A Espanha, O Navio, A Selva, O Jaguar de Pedra e, ao final, a
tão almejada cidade de El Dorado. Todos com exuberantes gráficos
3D - marca inconfundível da Ubi Soft.
Na verdade, o trabalho artístico
é tão fino, que os personagens receberam um tratamento gráfico
similar ao que foi dado no filme. Tulio, Miguel e todos os outros personagens
foram compostos a partir de um refinado jogo de luz e sombra. Isso torna
um desenho tão real que parece que a animação é
uma pessoa de carne e osso. E, como se não fosse suficiente, a própria
Dreamworks cedeu os cenários de fundo, transformando essa aventura
num verdadeiro delírio gráfico.
Enfim, Ouro e Glória - O Caminho
para El Dorado é mais do que uma mera aventura. Tal como o filme,
é um jogo cheio de peripécias, de perigos, de enigmas indecifráveis,
no qual será necessário reunir toda a coragem, ousadia, astúcia
e inteligência. E qual aventureiro não gostaria de viver essa
odisséia no coração das selvas tropicais?
Com documentação em
português, o jogo requer PC Pentium 233 MHz (Pentium II 400 MHz recomendado),
Windows 95/98/Me, 32 MB de RAM (64 MB recomendados), 470 MB de espaço
livre no disco rígido, MMX, leitor de CDs 4X (8x recomendados),
placa de vídeo de 8 MB 32 bits de cor e resolução
de 640 x 480 (16 MB recomendados) e placa de som 100% compatível
com DirectX 7.
Empresas - A Pi Editora detém
a licença de uso dos produtos BraSoft, marca que tem 50% do
mercado de programas de entretenimento no Brasil. Entre os mais de 10 milhões
de produtos BraSoft comercializados no Brasil, estão o WordStar
- primeiro processador de textos totalmente em português, lançado
em 1984; o padrão de rede local Ethernet, introduzido em 1986, e
o primeiro jogo para computador em 1990. Além da edição
e distribuição de jogos de gigantes mundiais como Havas/Sierra,
Hasbro/Microprose, Novalogic e Ubisof, a Pi Editora produz no Brasil os
equipamentos de captura e edição de áudio/vídeo
para computadores, da Pinnacle Systems, e distribui as versões em
português do RealPlayer Plus e do RealJukebox Plus, produtos da Real
Networks, especializada em mídia via Internet. Com atuação
em todo o território nacional, a Pi Editora tem uma rede composta
por mais de 1.200 revendedores entre lojas de informática, magazines
e hipermercados.
Já o Ubi Soft Entertainment
é um produtor, editor e distribuidor de programas interativos de
entretenimento, com diversificada gama de produtos para as mais diversas
plataformas, sendo que entre os jogos para PC figuram campeões de
vendas como Rayman, Myst, F1 Racing Simulation e Rainbow
Six. Fundada em 1986 na França, a Ubi Soft conta com 18 escritórios
nos cinco continentes, incluindo Estados Unidos, Brasil, Marrocos, Alemanha
e China e com redes de distribuição atuando em 52 países.
O resultado da empresa foi de US$ 230 milhões em 2000/2001, com
um crescimento de 39,7% em relação ao ano anterior. Baseada
em São Paulo, a Ubi Soft Brasil foi criada em 1999 e cuida das operações
de toda América Latina. |