Clique aqui para voltar à página inicial  http://www.novomilenio.inf.br/ano01/0107d039.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 08/02/01 16:25:21
FENASOFT 2001
Metacapitalismo é abordado em palestra 

Com o tema "Metacapitalismo: a revolução dos negócios eletrônicos", o diretor de Estratégias de Tecnologia da Informação da empresa PricewaterhouseCoopers, Cezar Taurion, apresenta na Fenasoft as transformações do modelo atual de comércio eletrônico, os principais conceitos que direcionarão as empresas e como o mercado está reagindo a estas mudanças.

Questionado sobre o significado do conceito Metacapitalismo e sobre como ele está revolucionando o setor, Cezar explicou: "Metacapitalismo é uma mudança nos conceitos, organização e processos das empresas. É uma transformação do modelo atual onde a ênfase é nos bens de capital para um modelo de comunidade de valor agregado onde em um conjunto de empresas cada uma contribua para o todo, com o que faz de melhor. Neste modelo, vemos a transformação da empresa de foco em função para processos; de produtos para cliente e de verticalizada, para virtualizada".

Segundo o palestrante, o mercado está começando a tomar consciência destas transformações: "Ele sabe que tem de mudar, pois o modelo atual é lento no time-to-market (tempo para disponibilização aos clientes) e as cadeias de valor são muito longas e ineficientes. Veja que em alguns casos, como a cadeia automobilística americana, se alguém fizer um pedido especial na concessionária, o veiculo levará quase 60 dias para chegar ao cliente, sendo que apenas 1 dia é o tempo de fabricação. O restante é a demora da cadeia em responder. O modelo atual, chamado de push (empurrar) claramente está dando mostra de obsolescência e começa-se a adotar o modelo de build-to-order, pull, onde a demanda direciona a produção. Vemos também modelos similares em outros segmentos de negocio, como o ECR no varejo". 

Cezar comenta ainda os principais conceitos que nortearão as empresas nos próximos anos, nessa área: "As transformações dentro e fora da empresa e a constatação que quem compete não é a empresa, mas a cadeia de valor. E indiscutivelmente que o catalisador das mudanças é a tecnologia da informação e os processo eletrônicos B2B". 

Quanto às estratégias que precisarão ser adotadas para a transformação com sucesso dos modelos de negócios entre empresas, ele recomenda: "Antes de mais nada, entender seus gargalos e depois desenhar uma estratégia para chegar ao metacapitalismo. É o que abordaremos na palestra: os conceitos e como chegar lá".

Veja mais:
Fenasoft realiza a 15ª exposição