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Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 07/30/01 14:18:42
FENASOFT 2001
Petrobrás prevê que portal reduzirá custos

Estatal brasileira com receita de US$ 27,2 bilhões e lucro de US$ 5 bilhões em 2000, a Petrobrás começará a negociar com parte de seus fornecedores pela  Internet. A iniciativa, pioneira no segmento de óleo e gás no país, poderá gerar uma economia de 25% sobre o custo total do processo de compra de produtos e serviços da companhia, que anualmente gira em torno de US$ 6,3 bilhões. Em 10/2001, a companhia já iniciará parte das transações eletrônicas de compra (e-procurement), com a previsão de reduzir em até 6% o preço final de cerca de US$ 500 milhões gastos em produtos adquiridos. Este projeto-piloto contemplará inicialmente a Distribuidora BR. Toda a holding poderá usufruir destes benefícios já no início de 2002.

O caso de implantação de negócios entre empresas da Petrobrás será detalhado, pela primeira vez para o público brasileiro, durante o Congresso Fenasoft 2001. Com o tema "Iniciativas de e-procurement da Petrobrás", a palestra ministrada pelo próprio gerente de tecnologia de negócios eletrônicos da companhia, Flávio Baruzzi, será realizada no dia 1/8/2001, das 17h20 às 18h10, na sala 1.

Economia - A expectativa é que as transações de negócios entre empresas economizem US$ 30 milhões para a estatal. Segundo Flávio, a Internet será usada inicialmente para compras de peças de equipamentos e material de escritório. "Nosso objetivo é ambicioso. Dos 1,2 mil fornecedores cadastrados, esperamos ter mais de 60% na Internet até julho de 2002", calcula o gerente. 

O mecanismo permitirá que determinados usuários autorizem, com extrema facilidade de busca, a compra de alguns produtos. O portal disponibilizará serviços como catálogo de produtos, leilão reverso com a possibilidade de fazer cotações em envelopes fechados. Os compradores ainda poderão fazer consórcios de compras para a redução dos preços. 

Além disso, o crescimento do portal prevê agregar outros serviços, como logística e financiamento. Em breve, a iniciativa se tornará em um completo mercado eletrônico vertical da indústria de óleo e gás. O resultado será uma das mais amplas redes de comunicação pela Internet, incluindo refinarias, fornecedores, distribuidores e diversos parceiros da Petrobrás com sistemas interligados para as mais diversas transações conectadas.

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