FENASOFT 2001
Petrobrás prevê que
portal reduzirá custos
Estatal
brasileira com receita de US$ 27,2 bilhões e lucro de US$ 5 bilhões
em 2000, a Petrobrás começará a negociar com parte
de seus fornecedores pela Internet. A iniciativa, pioneira no segmento
de óleo e gás no país, poderá gerar uma economia
de 25% sobre o custo total do processo de compra de produtos e serviços
da companhia, que anualmente gira em torno de US$ 6,3 bilhões. Em
10/2001, a companhia já iniciará parte das transações
eletrônicas de compra (e-procurement), com a previsão
de reduzir em até 6% o preço final de cerca de US$ 500 milhões
gastos em produtos adquiridos. Este projeto-piloto contemplará inicialmente
a Distribuidora BR. Toda a holding poderá usufruir destes
benefícios já no início de 2002.
O caso de implantação
de negócios entre empresas da Petrobrás será detalhado,
pela primeira vez para o público brasileiro, durante o Congresso
Fenasoft 2001. Com o tema "Iniciativas de e-procurement da Petrobrás",
a palestra ministrada pelo próprio gerente de tecnologia de negócios
eletrônicos da companhia, Flávio Baruzzi, será realizada
no dia 1/8/2001, das 17h20 às 18h10, na sala 1.
Economia - A expectativa é
que as transações de negócios entre empresas economizem
US$ 30 milhões para a estatal. Segundo Flávio, a Internet
será usada inicialmente para compras de peças de equipamentos
e material de escritório. "Nosso objetivo é ambicioso. Dos
1,2 mil fornecedores cadastrados, esperamos ter mais de 60% na Internet
até julho de 2002", calcula o gerente.
O mecanismo permitirá que
determinados usuários autorizem, com extrema facilidade de busca,
a compra de alguns produtos. O portal disponibilizará serviços
como catálogo de produtos, leilão reverso com a possibilidade
de fazer cotações em envelopes fechados. Os compradores ainda
poderão fazer consórcios de compras para a redução
dos preços.
Além disso, o crescimento
do portal prevê agregar outros serviços, como logística
e financiamento. Em breve, a iniciativa se tornará em um completo
mercado eletrônico vertical da indústria de óleo e
gás. O resultado será uma das mais amplas redes de comunicação
pela Internet, incluindo refinarias, fornecedores, distribuidores e diversos
parceiros da Petrobrás com sistemas interligados para as mais diversas
transações conectadas.
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