Clique aqui para voltar à página inicial  http://www.novomilenio.inf.br/ano01/0107cpub.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 07/21/01 22:53:22
Publicações 
Info Exame - Ao mesmo tempo em que debate o que realmente economiza energia, a revista de 7/2001 da Editora Abril apresenta 101 dos principais programas de uso livre (freewares) que podem ser copiados pela Internet e permitem montar um escritório completo no computador.

A publicação testou o sistema Multilink de acesso à Internet em banda larga, e mostra também que na área musical o Napster (programa de troca de arquivos de música entre os internautas) pode até desaparecer que nem fará falta, há outros do gênero disponíveis na Web. Analisando os equipamentos compactos 4 em 1 (fax, telefone, impressora e digitalizador de imagens), a publicação constata que sua qualidade evoluiu, já sendo boa opção para escritórios com pouco espaço.

Revista da Web! - Na edição de 7/2001, o tema de capa é a redução dos preços nos produtos oferecidos via Internet, que permite boa economia a quem compra através do computador. Além de oferecer um manual sobre como comprar em segurança pela Web, a publicação da Editora Abril também testou os sites de namoro na Internet e as impressoras coloridas de baixo custo.

Entre outros temas, reportagem sobre os hackers brasileiros, campeões mundiais de invasão de computadores. Consoles para jogos Playstation 2, Cube e Game Boy Advance são também destacados, junto com relações de sites divididas por temas e diversos artigos, além dos endereços na Internet preferidos pela garota da capa, a modelo Daniela Cicarelli.

Link - Na edição de 6/2001, a publicação da Plano Editorial mostra como o protocolo Internet vem dando nova força ao mercado de redes virtuais privativas (VPNs), com as operadoras investindo em sistemas de segurança para oferecer o serviço. Em outra matéria, a revista mostra que o gerenciamento de relações com os consumidores (CRM) só é eficiente num ambiente bem preparado. 

E destaca que a instalação da rede local (LAN) faz a diferença em ambiente de clientes magros (thin clients), quando o grosso do processamento ocorre no servidor, simplificando a vida de usuários e administradores de rede. Na seção Perfil, mostra os trunfos da Telefônica para o crescimento além de sua área de concessão: sinergia e redes de terceiros.

O Dilema da Inovação - Com 261 páginas, a obra de Clayton M. Christensen (professor adjunto da Harvard Business Scholl), lançada no Brasil pela Pearson Makron Books, é considerada o mais revolucionário livro de negócios dos últimos anos. Figura como um dos campeões de vendagem entre os mais de 2,5 milhões de títulos da Amazon.com – a maior livraria virtual do mundo, onde obteve a classificação máxima de cinco estrelas. Sucinto e claro, está próximo de atingir a marca de 1 milhão de cópias vendidas, além de ser o livro de cabeceira de alguns dos homens mais importantes do mundo, como os Bill: Clinton e Gates.

O texto apresenta um paradoxo: grandes empresas fracassam porque fazem tudo certo – mantêm uma antena competitiva ligada, ouvem os clientes e investem agressivamente em novas tecnologias –, mas sofrem o dilema da inovação, porque ignoram quando e como inovar.

Detalhando o estudo de casos de companhias líderes, o livro apresenta um conjunto de regras para capitalizar o fenômeno da inovação, orientando os administradores a escolher o momento certo para ouvir clientes e para investir no desenvolvimento.

Principais pontos:
Como grandes empresas podem fracassar? 
Igualar o tamanho da organização ao tamanho do mercado; 
Descobrir mercados novos e emergentes; 
Estimular as capacidades de sua organização; e 
Desempenho Fornecido, Demanda de Mercado e Ciclo de Vida do Produto. 

e-Marketing Estratégico -  Também da Pearson Makron Books, o livro de 306 páginas escrito por Frank Fiore apresenta os caminhos para a próxima geração do comércio eletrônico: as estratégias de mercadologia. O livro é leitura obrigatória para todos os homens de negócios eletrônicos que queiram sair na frente e descobrir como posicionar, estabelecer preços e promover suas empresas dentro da natureza mutante da Internet.

Amparado por sua larga experiência em negócios eletrônicos, o autor define que vender qualquer coisa, em qualquer lugar, a qualquer hora e a qualquer preço serão as determinantes para fazer negócios na rede. O livro detalha as regras para se sobressair nessa nova realidade. 

Principais pontos:
dez regras para fazer negócios na nova economia; 
como proteger sua empresa, sua marca e o seu cliente; 
como adquirir clientes com mercadologia viral (propaganda "de boca a rede"), de permissão e afiliado; e
como lidar com a determinação dinâmica de preço, robôs de compras e estratégias de compras sem fio. 

Em todos os capítulos, são analisados exemplos de empresas reais relacionadas com os temas apresentados. Frank Fiore, presidente e co-fundador da Concurrent Commerce Technologies, representante conectado do Shopping Guide para a About, é consultor em comércio eletrônico, autor de vários livros e fonte de referência para a imprensa de todo o mundo.