Publicações
|
Info Exame - Ao mesmo tempo
em que debate o que realmente economiza energia, a revista
de 7/2001 da Editora Abril apresenta 101 dos principais programas de uso
livre (freewares) que podem ser copiados pela Internet e permitem
montar um escritório completo no computador.
A publicação testou
o sistema Multilink de acesso à Internet em banda larga, e mostra
também que na área musical o Napster (programa de troca de
arquivos de música entre os internautas) pode até desaparecer
que nem fará falta, há outros do gênero disponíveis
na Web. Analisando os equipamentos compactos 4 em 1 (fax, telefone, impressora
e digitalizador de imagens), a publicação constata que sua
qualidade evoluiu, já sendo boa opção para escritórios
com pouco espaço. |
|
Revista da Web! - Na edição
de 7/2001, o tema de capa é a redução dos preços
nos produtos oferecidos via Internet, que permite boa economia a quem compra
através do computador. Além de oferecer um manual sobre como
comprar em segurança pela Web, a publicação
da Editora Abril também testou os sites de namoro na Internet e
as impressoras coloridas de baixo custo.
Entre outros temas, reportagem sobre
os hackers brasileiros, campeões mundiais de invasão de computadores.
Consoles para jogos Playstation 2, Cube e Game Boy Advance são também
destacados, junto com relações de sites divididas por temas
e diversos artigos, além dos endereços na Internet preferidos
pela garota da capa, a modelo Daniela Cicarelli. |
|
Link - Na edição
de 6/2001, a publicação da Plano
Editorial mostra como o protocolo Internet vem dando nova força
ao mercado de redes virtuais privativas (VPNs), com as operadoras investindo
em sistemas de segurança para oferecer o serviço. Em outra
matéria, a revista mostra que o gerenciamento de relações
com os consumidores (CRM) só é eficiente num ambiente bem
preparado.
E destaca que a instalação
da rede local (LAN) faz a diferença em ambiente de clientes magros
(thin clients), quando o grosso do processamento ocorre no servidor,
simplificando a vida de usuários e administradores de rede. Na seção
Perfil, mostra os trunfos da Telefônica para o crescimento além
de sua área de concessão: sinergia e redes de terceiros. |
O Dilema da Inovação
- Com 261 páginas, a obra de Clayton M. Christensen (professor adjunto
da Harvard Business Scholl), lançada no Brasil pela Pearson
Makron Books, é considerada o mais revolucionário livro
de negócios dos últimos anos. Figura como um dos campeões
de vendagem entre os mais de 2,5 milhões de títulos da Amazon.com
– a maior livraria virtual do mundo, onde obteve a classificação
máxima de cinco estrelas. Sucinto e claro, está próximo
de atingir a marca de 1 milhão de cópias vendidas, além
de ser o livro de cabeceira de alguns dos homens mais importantes do mundo,
como os Bill: Clinton e Gates.
O texto apresenta um paradoxo: grandes
empresas fracassam porque fazem tudo certo – mantêm uma antena competitiva
ligada, ouvem os clientes e investem agressivamente em novas tecnologias
–, mas sofrem o dilema da inovação, porque ignoram quando
e como inovar.
Detalhando o estudo de casos de companhias
líderes, o livro apresenta um conjunto de regras para capitalizar
o fenômeno da inovação, orientando os administradores
a escolher o momento certo para ouvir clientes e para investir no desenvolvimento.
Principais pontos:
Como
grandes empresas podem fracassar?
Igualar
o tamanho da organização ao tamanho do mercado;
Descobrir
mercados novos e emergentes;
Estimular
as capacidades de sua organização; e
Desempenho
Fornecido, Demanda de Mercado e Ciclo de Vida do Produto.
e-Marketing Estratégico
- Também da Pearson Makron
Books, o livro de 306 páginas escrito por Frank Fiore apresenta
os caminhos para a próxima geração do comércio
eletrônico: as estratégias de mercadologia. O livro é
leitura obrigatória para todos os homens de negócios eletrônicos
que queiram sair na frente e descobrir como posicionar, estabelecer preços
e promover suas empresas dentro da natureza mutante da Internet.
Amparado por sua larga experiência
em negócios eletrônicos, o autor define que vender qualquer
coisa, em qualquer lugar, a qualquer hora e a qualquer preço serão
as determinantes para fazer negócios na rede. O livro detalha as
regras para se sobressair nessa nova realidade.
Principais pontos:
dez
regras para fazer negócios na nova economia;
como
proteger sua empresa, sua marca e o seu cliente;
como
adquirir clientes com mercadologia viral (propaganda "de boca a rede"),
de permissão e afiliado; e
como
lidar com a determinação dinâmica de preço,
robôs de compras e estratégias de compras sem fio.
Em todos os capítulos, são
analisados exemplos de empresas reais relacionadas com os temas apresentados.
Frank Fiore, presidente e co-fundador da Concurrent Commerce Technologies,
representante conectado do Shopping Guide para a About, é consultor
em comércio eletrônico, autor de vários livros e fonte
de referência para a imprensa de todo o mundo. |