Imarés e IVC: parceria para
medir audiência
Novo sistema não aplaca
a onda de críticas ao instituto
O Grupo
Imarés, especializado em Tecnologia da Informação,
implementará a nova solução tecnológica que
o Instituto Verificador de Circulação (IVC) adotou para a
medição de audiência nos sites brasileiros. Isso significa
que o IVC estará apto para, já em 8/2001, fazer uma medição
mais precisa de visitantes únicos, impressão de páginas
e tempo de permanência do internauta nos sites. A notícia
foi anunciada no dia 25/7/2001 pelos dois parceiros, num evento em São
Paulo que reuniu mais de 100 pessoas.
"Efetuamos uma extensa pesquisa e
qualificação de soluções de mercado", observa
Marcos Watanabe, diretor de Soluções Eletrônicas do
Grupo Imarés. Depois da avaliação
das soluções apresentadas para verificação
de visitação nos sites, em um modelo site centric,
o IVC optou pela solução Webtrends Enterprise Supporting
System (ERS). Para Ricardo da Costa Silva, diretor técnico do IVC,
"esta nova tecnologia foi adotada para que possamos acompanhar com precisão
o índice de audiência nos sites, que contam hoje com linguagens
avançadas e se modernizam a cada dia".
A solução terá
duas versões: uma, para sites de pequeno e médio volume de
visitas, que contarão com um servidor para analisar os dados colhidos
a partir dos registros dos servidores do site; e outra, que fará
a coleta de dados a partir de informações postadas pelo navegador
do visitante, para grandes sites e portais. Para isso, serão usados
cookies
temporários que ficarão na máquina do usuário,
sem armazenar nenhum dado do internauta ou da informação
que estava buscando, para assegurar sua privacidade. Os sites associados
ao IVC poderão adquirir a solução a partir de US$
6 mil. A integração e o suporte também serão
realizados pelo Grupo Imarés.
Imarés - Há
23 anos no mercado de Tecnologia da Informação, o Grupo Imarés
atende cerca de 150 contratos contínuos de serviços nas mais
diferentes corporações. Sua linha de serviços profissionais
envolve desde a infra-estrutura de Tecnologia da Informação,
com destaque para a gestão de plataforma em computadores de mesa,
até terceirização da operação de sistemas,
serviços de treinamento, aplicações personalizadas
para o negócio e consultoria de sistemas de informação.
A dinamização dos projetos
permite criar, desenvolver e implementar um projeto único para cada
corporação, cujo maior benefício é alinhar
os negócios com a nova estratégia promovida pela Internet.
Entre seus clientes, destacam-se empresas como Lucent, Embraer, Motorola,
Pão de Açúcar, Natura e BMW.
Críticas - O anúncio
da mudança no sistema de medição de audiência
em sites usado pelo IVC surpreendeu o mercado, mas não aplacou as
críticas do mercado, destacados principalmente na decisão
do megaprovedor Universo On Line (UOL) de solicitar a suspensão
da divulgação do IVC, pelo fato do instituto inflar os relatórios
ao somar os acessos dos usuários via protocolo Internet e via registro
do servidor Web, contando cada quadro e atualização como
novo acesso, por exemplo. O programa que passa a ser utilizado mantém
essas características, além de se destacar pelo alto custo
(US$ 6 mil em sites pequenos) e pelo tamanho ocupado.
Megaprovedores como Terra e UOL terão
dificuldades adicionais para processar os arquivos de registro (cada ítem
acessado pelo internauta em uma página gera cerca de duas linhas
como estas no arquivo de registro, e uma só tela pode conter dezenas
de quadros, imagens, arquivos de atualização contínua
etc.). |