CPM cria solução para
seguradoras de autos
A
integradora independente de tecnologia CPM
é responsável pela criação, implantação
e manutenção de um projeto automatizado de avaliação
e orçamento de veículos batidos para o Cesvi Brasil (Centro
de Experimentação de Segurança Viária). Único
laboratório de teste de colisão (crash test), o Cesvi
é composto pelas oito maiores seguradoras de automóveis:
AGF Brasil, Bradesco, HSBC, Itaú, Real, Sul América, Unibanco
AIG e Vera Cruz.
"A solução permite
à seguradora analisar e auditar os sinistros de veículos,
baseada em informações e estatísticas confiáveis.
É uma verdadeira revolução na realização
de orçamentos visando a reparação de automóveis
batidos", comenta Paulo Araújo, diretor de inteligência de
negócios da CPM.
Para o presidente da Cesvi Brasil,
Marcelo Rutigliano Varella, a escolha da CPM para o desenvolvimento da
solução foi fundamental no sucesso do trabalho. "Estávamos
à procura de uma empresa sólida, com segurança, estrutura
e experiência no mercado. A CPM apresentou a solução
completa, da implementação do programa ao respaldo no funcionamento
do produto", destaca.
Menor custo - O objetivo do
programa de computador é implementar uma nova relação
entre as seguradoras, oficinas e clientes baseada em informações
confiáveis e precisas, bem como reduzir os gastos com reembolso
em sinistros de automóveis. A solução de inteligência
de negócios funciona com base em uma metodologia científica
de reparação de veículos denominada "Baremo", exclusividade
da Cesvi do Brasil.
Por meio desta solução,
o perito fotografa o carro batido e joga os dados e as imagens do veículo
para uma aplicação em computador portátil, que sugere
peças e serviços necessários para a reparação
dos danos e, conseqüentemente, calcula os custos do conserto do carro.
As imagens são transferidas para as seguradoras junto com o orçamento
calculado pelo programa.
As seguradoras passam então
a analisar e interpretar os dados estatísticos fornecidos pelo "Baremo"
a seu favor. Essas informações são fundamentais para
as empresas reduzirem custos, melhorando e agilizando os reparos em veículos
sinistrados.
Gestão do conhecimento
- As empresas devem fazer coisas antigas de maneiras diferentes e fazer
coisas novas desenvolvendo conceitos e ganhando vantagem competitiva. Para
atender a essa necessidade, a CPM criou o Soma (Software Maintenance Application).
Trata-se de uma ferramenta que gerencia o relacionamento com os clientes,
permitindo o envio de solicitações de serviços e o
acompanhamento dos projetos pela Web. O principal fator crítico
para o sucesso de projetos é a habilidade das equipes, que é
monitorada pelo Soma, que possibilita a identificação dos
perfis e facilita a criação de mecanismos de atração
e retenção de bons profissionais, entre outras funções.
Ao permitir um melhor planejamento
das atividades e dos projetos do cliente, por meio da modernização
de estrutura da informação, o Soma possui um módulo
especial que aplica o conceito de gerenciamento do conhecimento (KM - knowledge
management). A principal característica do programa é
conhecer melhor os talentos da empresa e classificá-los em suas
habilidades. O módulo também tem capacidade para medir o
nível de conhecimento das equipes e definir planos de treinamento
dos profissionais. "Um dos fatores que leva ao crescimento de uma empresa
está em seu capital intelectual. Portanto, criar mecanismos de retenção
de bons profissionais é o que pode determinar sua sobrevivência",
explica Maurício Minas, vice-presidente de operações
da CPM.
O KM está dividido em dois
sub-módulos - gestão de recursos e treinamento. O primeiro
permite a gestão integral de um profissional, por meio de registros
e acompanhamento de grupos de informações, com ênfase
em registrar o conhecimento existente. As associações são
feitas de acordo com ramos de conhecimentos, formação acadêmica,
treinamento, idiomas e demais atribuições. Já o segundo
sub-módulo registra e controla ciclos de treinamento fornecidos
aos profissionais da empresa, levando em consideração fornecedores
e instrutores.
Antes de partir para a comercialização
do Soma, a CPM aplicou o conceito em sua própria equipe de profissionais.
Como resultado, a integradora observou um alto grau de capacitação
de seus técnicos e apontou que, dos profissionais pesquisados, 68%
têm formação superior, 21% segundo grau completo, 10%
possuem pós-graduação, mestrado e doutorado e apenas
2% o ensino fundamental. "Por meio do KM, tivemos condições
de definir melhor nossas equipes de trabalho e aplicar o melhor gestor
de recursos humanos, que é estar em contato direto com nossos profissionais",
conclui Minas.
Empresa - Fundada em 1982,
a CPM se especializou em integração independente de tecnologia,
desenvolvendo projetos norteados unicamente pelas necessidades de cada
cliente corporativo. No Brasil, atua com cinco competências específicas:
info-estrutura, serviços profissionais, sistemas aplicativos, negócios
eletrônicos e inteligência de negócios eletrônicos.
A companhia, que apresentou crescimento de 29% nos últimos três
anos, conta com uma carteira de mais de 200 clientes entre as 500 maiores
empresas atuantes no Brasil. Em 2000, o faturamento da CPM atingiu a cifra
de R$ 390 milhões.
A CPM possui 2.400 profissionais,
seis fábricas de programas, 17 centros de atendimento técnico
com cobertura em 150 cidades, quatro sedes em São Paulo e 11 filiais
no Brasil. Com operações nos Estados Unidos e Chile, inaugurou
sua filial na Argentina em janeiro de 2001 e, para dar continuidade ao
processo de expansão, já se prepara para avaliar projetos
em outros mercados. Seus acionistas são Deustche Bank Capital Partners
(51%) e Bradesco (49%). |