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Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 07/23/01 23:06:04
CPM cria solução para seguradoras de autos 

A  integradora independente de tecnologia CPM é responsável pela criação, implantação e manutenção de um projeto automatizado de avaliação e orçamento de veículos batidos para o Cesvi Brasil (Centro de Experimentação de Segurança Viária). Único laboratório de teste de colisão (crash test), o Cesvi é composto pelas oito maiores seguradoras de automóveis: AGF Brasil, Bradesco, HSBC, Itaú, Real, Sul América, Unibanco AIG e Vera Cruz.

"A solução permite à seguradora analisar e auditar os sinistros de veículos, baseada em informações e estatísticas confiáveis. É uma verdadeira revolução na realização de orçamentos visando a reparação de automóveis batidos", comenta Paulo Araújo, diretor de inteligência de negócios da CPM.

Para o presidente da Cesvi Brasil, Marcelo Rutigliano Varella, a escolha da CPM para o desenvolvimento da solução foi fundamental no sucesso do trabalho. "Estávamos à procura de uma empresa sólida, com segurança, estrutura e experiência no mercado. A CPM apresentou a solução completa, da implementação do programa ao respaldo no funcionamento do produto", destaca.

Menor custo - O objetivo do programa de computador é implementar uma nova relação entre as seguradoras, oficinas e clientes baseada em informações confiáveis e precisas, bem como reduzir os gastos com reembolso em sinistros de automóveis. A solução de inteligência de negócios funciona com base em uma metodologia científica de reparação de veículos denominada "Baremo", exclusividade da Cesvi do Brasil.

Por meio desta solução, o perito fotografa o carro batido e joga os dados e as imagens do veículo para uma aplicação em computador portátil, que sugere peças e serviços necessários para a reparação dos danos e, conseqüentemente, calcula os custos do conserto do carro. As imagens são transferidas para as seguradoras junto com o orçamento calculado pelo programa.

As seguradoras passam então a analisar e interpretar os dados estatísticos fornecidos pelo "Baremo" a seu favor. Essas informações são fundamentais para as empresas reduzirem custos, melhorando e agilizando os reparos em veículos sinistrados.

Gestão do conhecimento - As empresas devem fazer coisas antigas de maneiras diferentes e fazer coisas novas desenvolvendo conceitos e ganhando vantagem competitiva. Para atender a essa necessidade, a CPM criou o Soma (Software Maintenance Application). Trata-se de uma ferramenta que gerencia o relacionamento com os clientes, permitindo o envio de solicitações de serviços e o acompanhamento dos projetos pela Web. O principal fator crítico para o sucesso de projetos é a habilidade das equipes, que é monitorada pelo Soma, que possibilita a identificação dos perfis e facilita a criação de mecanismos de atração e retenção de bons profissionais, entre outras funções.

Ao permitir um melhor planejamento das atividades e dos projetos do cliente, por meio da modernização de estrutura da informação, o Soma possui um módulo especial que aplica o conceito de gerenciamento do conhecimento (KM - knowledge management). A principal característica do programa é conhecer melhor os talentos da empresa e classificá-los em suas habilidades. O módulo também tem capacidade para medir o nível de conhecimento das equipes e definir planos de treinamento dos profissionais. "Um dos fatores que leva ao crescimento de uma empresa está em seu capital intelectual. Portanto, criar mecanismos de retenção de bons profissionais é o que pode determinar sua sobrevivência", explica Maurício Minas, vice-presidente de operações da CPM.

O KM está dividido em dois sub-módulos - gestão de recursos e treinamento. O primeiro permite a gestão integral de um profissional, por meio de registros e acompanhamento de grupos de informações, com ênfase em registrar o conhecimento existente. As associações são feitas de acordo com ramos de conhecimentos, formação acadêmica, treinamento, idiomas e demais atribuições. Já o segundo sub-módulo registra e controla ciclos de treinamento fornecidos aos profissionais da empresa, levando em consideração fornecedores e instrutores.

Antes de partir para a comercialização do Soma, a CPM aplicou o conceito em sua própria equipe de profissionais. Como resultado, a integradora observou um alto grau de capacitação de seus técnicos e apontou que, dos profissionais pesquisados, 68% têm formação superior, 21% segundo grau completo, 10% possuem pós-graduação, mestrado e doutorado e apenas 2% o ensino fundamental. "Por meio do KM, tivemos condições de definir melhor nossas equipes de trabalho e aplicar o melhor gestor de recursos humanos, que é estar em contato direto com nossos profissionais", conclui Minas.

Empresa - Fundada em 1982, a CPM se especializou em integração independente de tecnologia, desenvolvendo projetos norteados unicamente pelas necessidades de cada cliente corporativo. No Brasil, atua com cinco competências específicas: info-estrutura, serviços profissionais, sistemas aplicativos, negócios eletrônicos e inteligência de negócios eletrônicos. A companhia, que apresentou crescimento de 29% nos últimos três anos, conta com uma carteira de mais de 200 clientes entre as 500 maiores empresas atuantes no Brasil. Em 2000, o faturamento da CPM atingiu a cifra de R$ 390 milhões. 

A CPM possui 2.400 profissionais, seis fábricas de programas, 17 centros de atendimento técnico com cobertura em 150 cidades, quatro sedes em São Paulo e 11 filiais no Brasil. Com operações nos Estados Unidos e Chile, inaugurou sua filial na Argentina em janeiro de 2001 e, para dar continuidade ao processo de expansão, já se prepara para avaliar projetos em outros mercados. Seus acionistas são Deustche Bank Capital Partners (51%) e Bradesco (49%).