Gestão de conhecimento chega
à advocacia
Especializada
em soluções de automação para escritórios
de advocacia, a BCS Informática
& Associados lançou uma solução que gerencia
todos os processos de negócios de escritórios de advocacia.
Trata-se do Worksite, da norte-americana iManage, formado por quatro módulos
de gestão de conteúdo e colaboração, incluindo
uma plataforma de negócios eletrônicos e componentes de integração
com sistemas legados, para permitir a conexão rápida a intranets
e extranets. Esta combinação permite compartilhar informações
via Web, colaborando efetivamente com clientes, parceiros de negócios,
advogados e filiais de qualquer lugar do mundo.
"Para dirigir os negócios, as
empresas precisam conectar sua cadeia de valores, tornar disponível
seu conhecimento e ter acesso a informações de mercado. Por
ser uma solução coesa, o Worksite permite tudo isto, simultaneamente.
Cria um portal, gerencia conhecimento e disponibiliza ferramentas de colaboração",
explica Henrique
Barreto de Aguiar, diretor de tecnologia e alianças estratégicas
da BCS.
Composto por quatro módulos
complementares, que podem ser implantados separadamente ou em conjunto,
faz desde o resgate de todo o capital intelectual da empresa até
a democratização de informações entre seus
públicos.
Os módulos são: o Portal
de Relacionamento - ponto central de acesso que ainda permite a criação
de componentes para integração com sistemas existentes, como
aplicações de acompanhamento de processos; Gestão
de Conhecimento - permite pesquisas conceituais nas bases locais e em várias
bases de dados externas ao mesmo tempo; Gerenciamento Eletrônico
de Documentos (GED) - organiza e recupera informações da
empresa; e o Workflow, que gerencia o fluxo e padroniza processos lógicos
de trabalho.
Interatividade - O Worksite
permite que empresas transformem sites estáticos em espaços
de trabalho interativo, em um ponto central, tanto para os diversos departamentos
do escritório entre si como com o público externo, viabilizado
por meio de senha, que restringe o acesso.
"Além disso, a solução
é estratégica para o gerenciamento de processos de negócios,
disponibilizando informações atuais e históricas,
que se tornam disponíveis a qualquer tempo e podem ser compartilhadas
de forma segura e em tempo real. Isso, aumenta a eficiência e, por
conseqüência, a lucratividade", salienta Henrique.
Outras funcionalidades consideradas
importantes são a manutenção de um estoque de conhecimento,
o sistema de busca e sua disponibilização para os públicos
do cliente, procuradores, advogados, parceiros e peritos, sem necessidade
de intermediários.
A solução ainda propicia
a integração completa, construindo blocos de aplicações
colaborativas de intranet e extranet; facilidade na configuração,
personalização e manutenção; estendendo segurança
e interatividade para extranets. E ainda provê extensão de
gerenciamento de conhecimentos (KM - knowledge managment) baseada
no conceito de busca, resumo de documentos, classificação
por relevância, busca unificada e categorização.
Incorpora tecnologias como portal
de gerenciamento de conteúdo, colaboração e mapeamento
do processo de negócios, desenvolvidas em uma plataforma altamente
escalável. O produto é baseado em padrões abertos
que incluem Java, J2EE, LDAP, COM, .Net, XML/XSL, HTTP/SSL, e suportado
em plataformas Microsoft Windows NT, Microsoft 2000, Solaris e Linux. |