Brasil terá 42,3 milhões
na Internet em 2006
Estudo indica que o número
de internautas crescerá cerca de 23% ao ano
Com taxa
de crescimento anual média de 22,8%, o Brasil chegará a 2006
com 42,3 milhões de usuários de Internet, quase o triplo
do número previsto para o final de 2001. A previsão é
da consultoria e instituto de pesquisa Yankee Group. Batizado de A Second
Wave: The Brazilian Internet User Forecast (Uma Segunda Onda: A
Pesquisa de Usuários da Internet Brasileira), o estudo aponta
que a segunda onda de usuários de Internet será composta
principalmente por internautas das camadas sócio-econômicas
B e C.
Segundo Raphael Duailibi, analista
do grupo no Brasil, a facilidade de acesso à Internet nas escolas,
em locais públicos e empresas contribuirá decisivamente para
o crescimento da base de internautas no país. Já o acesso
à Internet por usuários domésticos terá uma
média de crescimento anual de 20,8% até 2006. A queda no
preço dos equipamentos e a oferta de modelos de financiamento mais
atrativos são os principais condutores desse crescimento.
O número de usuários
corporativos que se conectarão à Web a partir de seus locais
de trabalho deverá crescer, em média, 22,8% ao ano no mesmo
período. A pesquisa prevê ainda crescimento anual de 27% do
número de pessoas que utilizam a Internet a partir de escolas.
"Apesar do crescimento da base de
usuários ser uma boa notícia para todo o mercado, não
há garantias de que todas as companhias estejam aptas a transformar
o aumento do tráfego em receitas”, afirma Raphael Duailibi. “As
empresas precisam reavaliar suas estratégias para a Internet. As
mais beneficiadas com a segunda onda serão aquelas que estiverem
aptas a atender às necessidades dos novos internautas brasileiros”,
finaliza Duailibi.
98,3% de acertos - Há
30 anos no mercado de telecomunicações e Internet, o grupo
comemora o sucesso dos resultados das pesquisas que realizou mundialmente
neste tempo. Acertos de 99%, 98,1%, 99,4%, 97%, 98% marcam algumas das
mais recentes previsões do grupo, resultando na média de
98,3% de acertos.
Tendo o pioneirismo como marca registrada
– foi fundado em 1970 e foi a primeira empresa de pesquisa e consultoria
estratégica - e o maior número de pesquisas entre os institutos
de mercado em 2001 (só na América Latina serão 75
pesquisas em 2001, 30 para o Brasil), o Yankee Group credita o segredo
de seu sucesso a três palavras chaves: Exatidão, Confiança
e Experiência. A empresa é subsidiária da Reuters Enterprise
e possui sede em Boston, Massachusetts (EUA). No Brasil, está em
atividade desde 1992, tendo como foco de seus serviços os mercados
de telecomunicações, Internet e tecnologia da informação
corporativa.
Para o diretor executivo Berge Ayvazian,
os analistas têm responsabilidades muito importantes: entregar com
exatidão, confiança e clareza as pesquisas e não permitir
a influência de publicidade, manter a independência em qualquer
trabalho. Ele afirma que o mercado de pesquisas está sendo desvalorizado
por alguns analistas que abusam de exageros e aumentam a verdade. “O Yankee
Group preserva a exatidão, confiança e experiência.
Nossa maneira tradicional, imparcial e focada no cliente serve de base
para o sólido relacionamento da empresa com seus clientes”, diz.
Dentre algumas previsões e
acertos do Yankee Group, que comprovam a exatidão e a eficiência
de suas pesquisas destacam-se:
Previu
US$ 9 bilhões de vendas conectadas no varejo, para o quarto trimestre
de 2000. O U.S. Census Bureau do Department of Commerce anunciou em 16/2/2001
que as vendas no varejo de comércio eletrônico para o quarto
trimestre de 2000 foram de US$ 8,7 bilhões. 97% foi a margem de
acerto do Yankee Group. Além disso, o grupo projetou que as vendas
conectadas no varejo para 2000 continuariam representando menos de 1% de
toda a venda no varejo dos Estados Unidos. A exatidão desta previsão
confirmou com os dados divulgados pelo Department of Commerce: vendas conectadas
representaram 0,8% do total das vendas no varejo em 2000.
US$
109,2 bilhões foi a previsão de movimentação
nos EUA do mercado de telecomunicações de longa distância.
A Federal Communications Commission (FCC) comprovou: em 1999 o mercado
movimentou US$ 108,2 bilhões. O acerto foi de 99%. O grupo também
previu que as receitas de serviços do mercado estadunidense seriam
de US$ 113,9 bilhões em 1999. Novamente a previsão correspondeu
aos resultados divulgados pelo FCC, que reportou US$ 111,8 bilhões,
um acerto de 98,1%.
A
previsão do Yankee Group foi que os Estados Unidos teriam 14,5 milhões
de assinantes de DBS residenciais, no ano de 2000. Os provedores confirmaram
14,8 milhões. A margem de acerto da pesquisa foi de 98%.
O
grupo previu que em 2004 os serviços de dados sem fio representariam
25% das receitas do mercado europeu de operadoras sem fio. Em março
de 2001 a Vodafone, maior operadora de serviços sem fio da região,
realizou sua própria pesquisa e previu que os serviços de
dados representarão entre 20% e 25% das receitas.
No
final de 1999, o grupo previu que o Brasil teria 172 mil usuários
residenciais de banda larga (ISDN, ADSL e modem a cabo) em 2000. Operadoras
brasileiras confirmaram: o Brasil alcançou 171 mil usuários,
resultando em 99,4% de margem de acerto.
A exatidão das previsões
é o que faz com que as análises da empresa sirvam como o
principal recurso de consulta dos clientes para a tomada de decisão.
“A cada ano, o Yankee Group realiza diversas análises de mercado
e todas são muito consistentes. Estas análises são
verificadas sistematicamente, para - com resultados confiáveis -
atender às necessidades do cliente e ajudá-lo a entender
seu público alvo, a demanda tecnológica e a movimentação
de mercado. Estas informações permitem traçar estratégias
de negócios de sucesso”, declara Dário Dal Piaz, vice-presidente
do Yankee Group para a América Latina. Alguns trabalhos, são
prova da confiança dos resultados e experiência em pesquisas:
Por
15 anos a pesquisa Technologically Advanced Family (TAF) complementou as
análises do mercado, mensurando os hábitos do consumidor
e suas escolhas por mais de 100 produtos e serviços de comunicação
e tecnologia. Um questionário, realizado com 2.500 famílias
americanas, permite que o Yankee Group analise o ponto de vista dos consumidores
em relação às tecnologias e serviços que seus
clientes estão oferecendo ou avaliando.
A
pesquisa anual de usuários móveis, realizada pelo Yankee
Group há 11 anos, é uma amostra de mais de 5.000 usuários
de equipamentos sem fio por toda América do Norte e oferece uma
visão das tendências e demandas dos dispositivos móveis
e do mercado de Internet sem fio.
Por
mais de nove anos, a pesquisa Global Network Strategies (GNS) tem avaliado
o comportamento do usuário final em relação às
redes corporativas globais e analisado as tendências e oportunidades
emergentes, traçando o futuro do mercado internacional para as soluções
de redes corporativas.
Segundo a entidade, conhecimento,
análise crítica e comprometimento com a veracidade das informações
diferenciam o grupo na capacidade de entregar pesquisas e realizar consultorias
estratégicas que direcionam as decisões de negócio
de seus clientes. Seu diretor executivo, Brian Adamik, observa: “a empresa
sempre produziu informações à sua maneira e nunca
realizou pesquisas e análises com o objetivo de publicidade. Nossos
analistas são íntegros em suas previsões. Continuaremos
construindo a barreira da exatidão, confiança e experiência
no mercado de pesquisas e consultoria, nos diferenciando pela exatidão
de nossas pesquisas e previsões e pelo relacionamento individualizado
com nossos clientes”. |