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Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 07/22/01 00:47:12
Centrais de chamadas faturam R$ 40 bilhões 

Terceirização do setor fatura R$ 1,8 bilhão por ano

Segundo pesquisa realizada pelo portal CallCenter, o mercado de terceirização de serviços de atendimento a clientes fatura aproximadamente R$ 1,8 bilhão por ano. Para o levantamento dos dados foram consideradas informações concernentes como número de posições de atendimento (PAs), média de preços cobrados pelos serviços e o faturamento das empresas de centrais de chamadas e telemercadologia. O portal também usou como parâmetro pesquisa da Associação Brasileira de Telemarketing (ABT), que avalia que a terceirização desses serviços abrange cerca de 5% da atividade, que movimenta algo próximo a R$ 40 bilhões, ou 5% do PIB.

Para chegar aos dados sobre o número de PAs disponíveis entre as empresas de terceirização, os responsáveis pela pesquisa usaram como parâmetro o levantamento realizado pelo portal, que é a maior referência do mercado de informações sobre centrais de chamadas, como explica o diretor e fundador, Vilnor Grube. 

“Esse levantamento foi iniciado há três anos e hoje contabiliza 120 empresas e cerca de 40 mil posições de atendimento disponíveis. Quando foi lançado na Web, contava com 48 empresas. Isso mostra claramente o crescimento que o mercado de atendimento vem experimentando nos últimos anos”, avalia Vilnor.

Atualização - O que garante a veracidade dos dados da pesquisa é a constante atualização das informações contidas na classificação do site, que fornece informações como número de PAs, número de operadores, dados operacionais e serviços prestados. Outra contribuição para o resultado dos estudos foi a seqüência de matérias que abordou as dez maiores empresas de centrais de chamadas do Brasil. 

“Esse fator foi decisivo na elaboração dos resultados, pois aproximadamente 50% do faturamento do mercado é representado por essas empresas. É o caso de gigantes como a Atento, que fatura algo próximo de R$ 500 milhões, e também da Contax, empresa recém lançada pela Telemar, que espera faturar R$ 200 milhões ainda este ano”, explica Vilnor.

Outra grande novidade é o rápido crescimento das demais empresas e a velocidade com que trocam de posicionamento na classificação. Muitas grandes e importantes como Teletech, Sitel e Ckapt/Teleperformance não figuram entre as 10 maiores, mas têm muito potencial para crescer. “A certeza é que a atividade está se consolidando e ainda tem 95% do mercado a ser explorado. A partir de agora, o mercado de centrais de chamadas ganha um novo parâmetro”, conclui Vilnor.