Centrais de chamadas faturam R$
40 bilhões
Terceirização
do setor fatura R$ 1,8 bilhão por ano
Segundo
pesquisa realizada pelo portal CallCenter,
o mercado de terceirização de serviços de atendimento
a clientes fatura aproximadamente R$ 1,8 bilhão por ano. Para o
levantamento dos dados foram consideradas informações concernentes
como número de posições de atendimento (PAs), média
de preços cobrados pelos serviços e o faturamento das empresas
de centrais de chamadas e telemercadologia. O portal também usou
como parâmetro pesquisa da Associação Brasileira de
Telemarketing (ABT), que avalia que a terceirização desses
serviços abrange cerca de 5% da atividade, que movimenta algo próximo
a R$ 40 bilhões, ou 5% do PIB.
Para chegar aos dados sobre o número
de PAs disponíveis entre as empresas de terceirização,
os responsáveis pela pesquisa usaram como parâmetro o levantamento
realizado pelo portal, que é a maior referência do mercado
de informações sobre centrais de chamadas, como explica o
diretor e fundador, Vilnor Grube.
“Esse levantamento foi iniciado há
três anos e hoje contabiliza 120 empresas e cerca de 40 mil posições
de atendimento disponíveis. Quando foi lançado na Web, contava
com 48 empresas. Isso mostra claramente o crescimento que o mercado de
atendimento vem experimentando nos últimos anos”, avalia Vilnor.
Atualização
- O que garante a veracidade dos dados da pesquisa é a constante
atualização das informações contidas na classificação
do site, que fornece informações como número de PAs,
número de operadores, dados operacionais e serviços prestados.
Outra contribuição para o resultado dos estudos foi a seqüência
de matérias que abordou as dez maiores empresas de centrais de chamadas
do Brasil.
“Esse fator foi decisivo na elaboração
dos resultados, pois aproximadamente 50% do faturamento do mercado é
representado por essas empresas. É o caso de gigantes como a Atento,
que fatura algo próximo de R$ 500 milhões, e também
da Contax, empresa recém lançada pela Telemar, que espera
faturar R$ 200 milhões ainda este ano”, explica Vilnor.
Outra grande novidade é o
rápido crescimento das demais empresas e a velocidade com que trocam
de posicionamento na classificação. Muitas grandes e importantes
como Teletech, Sitel e Ckapt/Teleperformance não figuram entre as
10 maiores, mas têm muito potencial para crescer. “A certeza é
que a atividade está se consolidando e ainda tem 95% do mercado
a ser explorado. A partir de agora, o mercado de centrais de chamadas ganha
um novo parâmetro”, conclui Vilnor. |