Pesquisas da Web têm números
conflitantes
Números
no mínimo curiosos - para não dizer bastante contraditórios
- foram apurados por dois conhecidos institutos de pesquisa sobre a Internet
Brasileira em 6/2001.
Novo Milênio colocou os dados de ambos
numa tabela, para comparação, deixando que o internauta tire
suas próprias conclusões:
Dados
da Jupiter Media Matrix |
Dados
do Ibope/NetRatings |
Domínio |
acessos*mil |
%
|
Domínio |
acessos
|
%
|
UOL |
3.868 |
65,9
|
UOL |
3.443.287 |
62.16
|
MSN |
2.949 |
50,3
|
BOL |
2.350.093 |
42.43
|
BOL |
2.728 |
46,5
|
HpG |
2.152.769 |
38.86
|
ICQ |
2.714 |
46,3
|
Cadê |
2.012.199 |
36.33
|
Yahoo |
2.549 |
43,4
|
Terra |
1.986.827 |
35.87
|
HpG |
2.444 |
41,7
|
Starmedia |
1.925.301 |
34.76
|
IG |
2.406 |
41,0
|
IG |
1.851.346 |
33.42
|
Cadê |
2.361 |
40,2
|
Geocities |
1.733.277 |
31.29
|
Terra |
2.342 |
39,9
|
Zip.net |
1.693.996 |
30.58
|
Microsoft |
1.948 |
33,2
|
Globo |
1.642.646 |
29.66
|
Na pesquisa de audiência divulgada
pela Jupiter Media Metrix, o MSN, portal de serviços e conteúdo
da Microsoft, ocupa o 2º lugar na classificação de domínios
globais, que reúne os domínios de mesma marca mais acessados
por internautas brasileiros. Perdendo apenas para o UOL (que registrou
3,8 milhões de internautas, ou um alcance de 65,9%), o portal ficou
à frente do BOL, ICQ, Yahoo, Hpg, iG, Cadê e Terra. No período
analisado, o MSN teve alcance de 50,3% dos 5,8 milhões de visitantes
brasileiros que acessaram a Web, totalizando 2,9 milhões de usuários
únicos. O serviço MSN Messenger foi o aplicativo que mais
cresceu no período (12%) com 764 mil usuários. Nessa pesquisa,
que a Microsoft comemora, seu próprio site aparece em décimo
lugar.
Outros números - Por
sua vez, o Ibope eRatings.com, por meio do serviço Nielsen/NetRatings,
destaca que, entre os dez principais domínios da Internet brasileira,
o HpG foi considerado a grande supresa. Em 6/2001, a classificação
dos domínios foi ocupada pelos mesmos nomes do mês anterior,
apresentando apenas algumas alterações na posição:
Uol e Bol mantiveram a primeira e segunda posições, respectivamente,
com pequena perda de alcance. O HpG subiu uma posição e ganhou
mais de 2% na fatia dos internautas ativos, além de 100 mil novos
usuários. Ao lado do IG, foram os únicos domínios
que cresceram neste item entre os dez maiores. Já o buscador Cadê
subiu uma posição em relação ao mês anterior,
passando a ocupar o quarto lugar, seguido por Terra, que caiu da terceira
para a quinta posição. Do sexto ao décimo lugar na
classificação, houve apenas uma inversão de posições:
IG subiu de oitavo para sétimo, movimento inverso de Geocities.
Para analisar o comportamento da Web brasileira, o Ibope eRatings.com utiliza
um painel residencial de 5.283 indivíduos, representando todo o
território nacional.
O Ibope eRatings.com afirma que a
Internet brasileira continua atraindo novos usuários. Em 6/2001,
o Brasil alcançou 11,3 milhões de usuários, contra
11,1 milhões do mês anterior. "O fluxo de novos usuários
não pára de crescer, beneficiado por todas as promoções
e financiamentos para aquisição de novos equipamentos e também
pelo fato de ser a Internet muito importante para todos, de estudantes
a donas de casa", avalia Alexandre Magalhães, analista de Internet
do Ibope eRatings.com.
Racionamento - Surpreendendo
os analistas, continuou estável o comportamento dos usuários
ativos, que acessaram a Web pelo menos uma vez no mês. Apesar da
crise de energia e sobretaxa nas contas de luz, praticamente não
ocorreram alterações no uso da Internet por eles. "Acreditamos
que em julho, quando os internautas souberem se atingiram ou não
suas metas de consumo de energia, muitos voltarão a usar a Rede
em suas residências", prevê Alexandre.
Em 6/2001, a participação
das mulheres caiu consideravelmente na composição dos usuários
residenciais, de 42,5% (5/2001) para 40,2%. Outra mudança, também
atribuída como reflexo da crise energética, foi a diminuição
no número de sessões e tempo gasto na Internet em 6/2001.
Por faixa etária, um aumento isolado ocorreu entre os adultos acima
de 65 anos de idade: elevaram o número de sessões mensais
de 10 para 13 e o tempo de navegação de 4h41 para 5h11. Por
grau de instrução, a maior queda na utilização
da Internet residencial ocorreu entre os estudantes do segundo grau: passaram
de 16 para 10 sessões, de 10h15 para 6h12 e reduziram as páginas
vistas de 1.241 para 602. |