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Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 07/18/01 21:07:56
Pesquisas da Web têm números conflitantes 

Números no mínimo curiosos - para não dizer bastante contraditórios - foram apurados por dois conhecidos institutos de pesquisa sobre a Internet Brasileira em 6/2001. Novo Milênio colocou os dados de ambos numa tabela, para comparação, deixando que o internauta tire suas próprias conclusões:
 

 Dados da Jupiter Media Matrix Dados do Ibope/NetRatings
Domínio acessos*mil
%
Domínio
acessos
%
UOL 3.868
65,9
UOL 3.443.287
62.16
MSN 2.949
50,3
BOL 2.350.093
42.43
BOL 2.728
46,5
HpG 2.152.769
38.86
ICQ 2.714
46,3
Cadê 2.012.199
36.33
Yahoo 2.549
43,4
Terra 1.986.827
35.87
HpG 2.444
41,7
Starmedia 1.925.301
34.76
IG 2.406
41,0
IG 1.851.346
33.42
Cadê 2.361
40,2
Geocities 1.733.277
31.29
Terra 2.342
39,9
Zip.net 1.693.996
30.58
Microsoft 1.948
33,2
Globo 1.642.646
29.66

Na pesquisa de audiência divulgada pela Jupiter Media Metrix, o MSN, portal de serviços e conteúdo da Microsoft, ocupa o 2º lugar na classificação de domínios globais, que reúne os domínios de mesma marca mais acessados por internautas brasileiros. Perdendo apenas para o UOL (que registrou 3,8 milhões de internautas, ou um alcance de 65,9%), o portal ficou à frente do BOL, ICQ, Yahoo, Hpg, iG, Cadê e Terra. No período analisado, o MSN teve alcance de 50,3% dos 5,8 milhões de visitantes brasileiros que acessaram a Web, totalizando 2,9 milhões de usuários únicos. O serviço MSN Messenger foi o aplicativo que mais cresceu no período (12%) com 764 mil usuários. Nessa pesquisa, que a Microsoft comemora, seu próprio site aparece em décimo lugar.

Outros números - Por sua vez, o Ibope eRatings.com, por meio do serviço Nielsen/NetRatings, destaca que, entre os dez principais domínios da Internet brasileira, o HpG foi considerado a grande supresa. Em 6/2001, a classificação dos domínios foi ocupada pelos mesmos nomes do mês anterior, apresentando apenas algumas alterações na posição: Uol e Bol mantiveram a primeira e segunda posições, respectivamente, com pequena perda de alcance. O HpG subiu uma posição e ganhou mais de 2% na fatia dos internautas ativos, além de 100 mil novos usuários. Ao lado do IG, foram os únicos domínios que cresceram neste item entre os dez maiores. Já o buscador Cadê subiu uma posição em relação ao mês anterior, passando a ocupar o quarto lugar, seguido por Terra, que caiu da terceira para a quinta posição. Do sexto ao décimo lugar na classificação, houve apenas uma inversão de posições: IG subiu de oitavo para sétimo, movimento inverso de Geocities. Para analisar o comportamento da Web brasileira, o Ibope eRatings.com utiliza um painel residencial de 5.283 indivíduos, representando todo o território nacional.

O Ibope eRatings.com afirma que a Internet brasileira continua atraindo novos usuários. Em 6/2001, o Brasil alcançou 11,3 milhões de usuários, contra 11,1 milhões do mês anterior. "O fluxo de novos usuários não pára de crescer, beneficiado por todas as promoções e financiamentos para aquisição de novos equipamentos e também pelo fato de ser a Internet muito importante para todos, de estudantes a donas de casa", avalia Alexandre Magalhães, analista de Internet do Ibope eRatings.com.

Racionamento - Surpreendendo os analistas, continuou estável o comportamento dos usuários ativos, que acessaram a Web pelo menos uma vez no mês. Apesar da crise de energia e sobretaxa nas contas de luz, praticamente não ocorreram alterações no uso da Internet por eles. "Acreditamos que em julho, quando os internautas souberem se atingiram ou não suas metas de consumo de energia, muitos voltarão a usar a Rede em suas residências", prevê Alexandre.

Em 6/2001, a participação das mulheres caiu consideravelmente na composição dos usuários residenciais, de 42,5% (5/2001) para 40,2%. Outra mudança, também atribuída como reflexo da crise energética, foi a diminuição no número de sessões e tempo gasto na Internet em 6/2001. Por faixa etária, um aumento isolado ocorreu entre os adultos acima de 65 anos de idade: elevaram o número de sessões mensais de 10 para 13 e o tempo de navegação de 4h41 para 5h11. Por grau de instrução, a maior queda na utilização da Internet residencial ocorreu entre os estudantes do segundo grau: passaram de 16 para 10 sessões, de 10h15 para 6h12 e reduziram as páginas vistas de 1.241 para 602.