Maya é estrela de Final
Fantasy
Programa de animação
profissional 3D é responsável pelo modelamento e animação
da superprodução virtual
Foram
necessários quatro de anos de produção e um investimento
de US$ 200 milhões, quase a mesma quantia de Titanic, para
a realização de Final Fantasy - The Spirits Within,
a superprodução virtual que estreou no dia 11/7/2001 nos
EUA e deve
chegar às telas brasileiras em 8/2001. Os 97 minutos da fita foram
totalmente gerados em estúdios digitais e todos os personagens são
virtuais, graças ao uso do programa de animação profissional
tridimensional Maya, da Alias/Wavefront.
Famoso pela composição de efeitos especiais para animação,
como nos flimes Mar em Fúria e Star Wars, o programa
é usado pelos principais estúdios de cinema do mundo.
Todos os atores de Final Fantasy
são virtuais e tão perfeitos como os de carne e osso. Cabelos
ao vento, rugas e sorrisos, foram reproduzidas com a tecnologia do Maya.
Um exemplo da complexidade da produção é o movimento
dos 60 mil fios de cabelo da heroína Aki, que exigiu dez meses de
trabalho ininterruptos.
O filme conta a história de
Aki Ross que vive na Terra no ano de 2065. A musa cibernética precisa
expulsar milhões de extraterrestres que invadiram o planeta. Para
isso, contará com a ajuda de um esquadrão militar liderado
pelo capitão Gray Edward, seu par romântico. A dupla terá
que lutar também contra o general Hein, que fabricou uma arma mortal
para matar extraterrestres e humanos.
A Alias/Wavefront lançou em
5/2001 a versão 4.0 do Maya, com nova interface e facilidades de
renderização e animação, tornando-se mais prático
e completo. O Maya está disponível nos sistemas Windows,
Irix, Linux e logo no Mac OS X.
A Alias/Wavefront é uma empresa
canadense independente na área de programas da Silicon Graphics
Inc. (SGI). É especialista na tecnologia gráfica em 2D e
3D e desenvolve também programas para os mercados de filme e vídeo,
mídia interativa, desenho industrial e visualização.
Tem sede em Toronto e está presente no Brasil desde 12/1998. Entre
seus clientes na área de filme e vídeo estão ABC,
CBS, CNN, Digital Domain, NBC, Pacific Data Images (PDI), Pixar, Sony Pictures
Imageworks, The Walt Disney Company, e Warner Feature Animation.
O portifólio de clientes interativos/jogos
inclui a Capcom, Eletronics Arts Inc., Iguana Entertainment, Interplay,
Lucas Arts Entertainment Company LLC, Nintendo, Rare Ltd., Retro Studios
Inc., Sega Corporation, Single Trac, Sony Computer Entertainment, Square
Co., Timeline Studios, Relic Entertainment and Westwood Studios, entre
outros. |