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Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 07/14/01 02:32:46
Maya é estrela de Final Fantasy

Programa de animação profissional 3D é responsável pelo modelamento e animação da superprodução virtual

Foram necessários quatro de anos de produção e um investimento de US$ 200 milhões, quase a mesma quantia de Titanic, para a realização de Final Fantasy - The Spirits Within, a superprodução virtual que estreou no dia 11/7/2001 nos EUA e deve chegar às telas brasileiras em 8/2001. Os 97 minutos da fita foram totalmente gerados em estúdios digitais e todos os personagens são virtuais, graças ao uso do programa de animação profissional tridimensional Maya, da Alias/Wavefront. Famoso pela composição de efeitos especiais para animação, como nos flimes Mar em Fúria e Star Wars, o programa é usado pelos principais estúdios de cinema do mundo. 

Todos os atores de Final Fantasy são virtuais e tão perfeitos como os de carne e osso. Cabelos ao vento, rugas e sorrisos, foram reproduzidas com a tecnologia do Maya. Um exemplo da complexidade da produção é o movimento dos 60 mil fios de cabelo da heroína Aki, que exigiu dez meses de trabalho ininterruptos. 
 

O filme conta a história de Aki Ross que vive na Terra no ano de 2065. A musa cibernética precisa expulsar milhões de extraterrestres que invadiram o planeta. Para isso, contará com a ajuda de um esquadrão militar liderado pelo capitão Gray Edward, seu par romântico. A dupla terá que lutar também contra o general Hein, que fabricou uma arma mortal para matar extraterrestres e humanos. 

A Alias/Wavefront lançou em 5/2001 a versão 4.0 do Maya, com nova interface e facilidades de renderização e animação, tornando-se mais prático e completo. O Maya está disponível nos sistemas Windows, Irix, Linux e logo no Mac OS X. 
 

A Alias/Wavefront é uma empresa canadense independente na área de programas da Silicon Graphics Inc. (SGI). É especialista na tecnologia gráfica em 2D e 3D e desenvolve também programas para os mercados de filme e vídeo, mídia interativa, desenho industrial e visualização. Tem sede em Toronto e está presente no Brasil desde 12/1998. Entre seus clientes na área de filme e vídeo estão ABC, CBS, CNN, Digital Domain, NBC, Pacific Data Images (PDI), Pixar, Sony Pictures Imageworks, The Walt Disney Company, e Warner Feature Animation. 

O portifólio de clientes interativos/jogos inclui a Capcom, Eletronics Arts Inc., Iguana Entertainment, Interplay, Lucas Arts Entertainment Company LLC, Nintendo, Rare Ltd., Retro Studios Inc., Sega Corporation, Single Trac, Sony Computer Entertainment, Square Co., Timeline Studios, Relic Entertainment and Westwood Studios, entre outros.