Motorola oferece soluções
completas em Java
Disposta
a incentivar os principais desenvolvedores de aplicativos para aparelhos
com a tecnologia Java Micro Edition J2ME, a Motorola realizou em São
Francisco o JavaOne Developer Conference, evento que mostrou ao mercado
internacional como anda o desenvolvimento de programas de suporte e novos
aplicativos nesta área.
A iniciativa faz parte do programa mundial
de suporte especialmente criado pela empresa, em parceria com a Sun Microsystems,
que visa estimular desenvolvedores de aplicativos para a sua nova geração
de telefones sem fio com plataforma Java. O projeto reduz as barreiras
comuns no desenvolvimento de programas, otimizando custos e agilizando
a comercialização, além de ser o único da indústria
que oferece apoio nas áreas de mercadologia, vendas, distribuição
e suporte ao consumidor final.
No Brasil, a Motorola, através
de Kirk Meyer, gerente de Desenvolvimento de Aplicações de
Dados, encabeça as iniciativas locais com desenvolvedores voltadas
às necessidades brasileiras. É possível se inscrever
através de registro no site
especial, que exporá ao potencial desenvolvedor as várias
ferramentas disponíveis, além de outras informações.
Kirk já adianta que uma conferência brasileira está
sendo planejada.
Além disso, para manter-se
conectada com o futuro, a Motorola aliou-se a grande número de empresas,
buscando oferecer soluções para seu novo terminal com plataforma
J2ME. Trata-se do i85s, telefone móvel que combina num único
aparelho funções de um computador de mão, rádio
bidirecional, mensagens de texto interativas no visor do aparelho e acesso
à Internet, lançado em 4/2001 em parceria com a Nextel. Entre
as suas inúmeras vantagens, o aparelho também pode ser programado
sob medida e permite baixar e usar aplicativos locais e de rede.
Aplicativos - A Flashline,
por exemplo, desenvolveu um aplicativo que permite controlar remotamente
um robô Lego Mindstorms através do i85. Os componentes de
software reutilizáveis deste aplicativo, baseados na tecnologia
Java, podem ser usados em outros programas, economizando tempo para os
desenvolvedores.
Já a PointBase criou um aplicativo
de banco de dados para o aparelho Motorola i85s que irá ajudar usuários
a navegarem em locais não conhecidos, que possibilita ao usuário
inserir, consultar e armazenar dados em seu terminal de telefone.
Com a Sybase, a Motorola firmou um
acordo de licenciamento de uma solução que permitirá
aos desenvolvedores criarem aplicativos de acesso a dados corporativos
armazenados em servidores. O iResponse pode aumentar a produtividade, reduzindo
o tempo de resposta de profissionais em trânsito mediante a ofertas
das informações que necessitam.
A empresa se uniu também à
TriTech para desenvolver um aplicativo que oferece aos policiais o uso
dos aparelhos Motorola com plataforma J2ME para acesso às bases
de dados estaduais e federais. Além disso, a HillCast desenvolveu
um conjunto de aplicativos financeiros móveis que fornece notícias
financeiras sob medida, informações sobre bolsas/ações
e gráficos em tempo real para os usuários dos terminais Motorola.
Empresa - A Motorola
é especializada em soluções integradas de comunicação
e de eletrônica. As vendas mundiais da empresa em 2000 foram de US$
37,6 bilhões. Desde 1995, a Motorola vem investindo cerca de US$
210 milhões, principalmente na instalação de um complexo
industrial (localizado em Jaguariúna, no interior de São
Paulo) e na ampliação de sua capacidade produtiva e tecnológica.
Com fábricas de celulares,
equipamentos iDEN, rádios bidirecionais e infra-estrutura celular
(estações rádio base), o Campus ainda conta com um
Centro de Tecnologia de Semicondutores, um Centro de Pesquisa e Desenvolvimento
de Terminais Celulares em equipamentos, programas, mecânica e desenho
industrial, além de uma base da Motorola University, voltada para
o treinamento de funcionários, clientes e fornecedores. A empresa
também atua fortemente no País comercializando semicondutores,
equipamentos para trabalho em rede, Internet e multimídia, além
de desenvolver muitas outras soluções para os mercados corporativo
e de comunicação pessoal.
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