Clique aqui para voltar à página inicial  http://www.novomilenio.inf.br/ano01/0106d024.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 06/28/01 16:47:00
Home PNA facilita instalação de redes caseiras

Para facilitar a instalação de redes de computadores dentro de casa, está sendo lançada a Home PNA. O produto, importado pela empresa Deltatronic, nada mais é que uma placa responsável por ligar em rede os micros de residências, condomínios e pequenas empresas. E isso utilizando os cabos telefônicos já instalados em todas os imóveis. O desenvolvimento desta tecnologia surgiu da constatação de um fato curioso: 60% dos usuários americanos que compram computador já possuem outro em casa.

As vantagens da integração de computadores domésticos são muitas: num prédio, os moradores podem assinar uma única conta de acesso à internet e compartilhar a navegação. Isso significa economia para todos. A mesma coisa pode ser feita numa pequena empresa. Para este tipo de situação, além da placa em cada computador, é preciso instalar um dispositivo chamado switch (comutador), que permite a integração de até 10 linhas telefônicas. Já dentro de casa, só a placa basta. Instalando uma em cada micro, é possível, por exemplo, compartilhar arquivos, impressoras e acesso à Internet.

A inovação está na transmissão de dados, que acontece na rede de telefone sem nenhuma interferência na comunicação de voz. Trata-se de uma solução totalmente transparente para os serviços de voz baseados em linhas telefônicas, tais como tecnologias xDSL e ISDN. A velocidade de transmissão supera as expectativas: é possível trabalhar a uma velocidade de 1 Mbps simultaneamente com o serviço de voz, compartilhando acesso à Internet, periféricos, arquivos, aplicações e jogos em rede. Isso representa um desempenho 18 vezes superior aos modems de 56 Kbps. 

Funcionamento - Esta solução é implementada da seguinte maneira: instala-se um comutador HomePNA no quadro de entrada telefônica. Neste switch, é possível conectar um serviço de acesso de alta velocidade à Internet (através de um gateway), servidores de aplicações ou câmeras de segurança e integrar a rede telefônica a uma rede de dados local ou de longa distância. Em cada apartamento ou escritório, conecta-se os computadores à linha telefônica através de uma placa de rede na tecnologia HomePNA. Assim, esses equipamentos terão, instantaneamente, acesso aos serviços que estiverem disponíveis no comutador da entrada de telefonia, bem como todos os benefícios de uma rede de dados.

Mineira - A Deltatronic foi fundada em 1986 em Belo Horizonte, Minas Gerais. Recentemente, inaugurou filiais na própria capital mineira, além de Brasília, Recife, Fortaleza, São Paulo e Rio de Janeiro. A empresa fornece equipamentos e elementos de conectividade para integração de redes e cabeamento, além de soluções para telecomunicações, back up e proteção de equipamentos. Em 2000, consolidou-se nacionalmente e hoje conta com faturamento anual global de US$ 12,2 milhões.

Entre os principais produtos distribuídos estão: hubs, comutadores e roteadores; gateways de acesso à Internet em banda larga;  placas de rede e cartões PCMCIA; servidores de impressão; server-switches (comutadores de CPU); componentes de cabeamento (tomadas, conectores, patch panel etc..); racks, cabos UTP e cabos ópticos; testadores de cabos e certificadores de rede; no-breaks, filtros de linha e protetores; alojamentos portáteis para HD e CD-ROM. Para oferecer esta variedade de produtos, a DELTATRONIC firmou parcerias com grandes fabricantes, como Planet, Nexans, Ortronics, Brady, Microtest, Aten, ZyXEL, SMS, H-Net, AMP, 3Com etc. Considerando matriz e filiais, o estoque da empresa ocupa uma área útil em torno dos 4.500 m², com aproximadamente 3.000 itens para pronta entrega. 

A empresa conta com uma equipe de engenheiros e técnicos com conhecimentos específicos de conectividade e microinformática que totalizam aproximadamente 100 colaboradores. Assim, atende a mais de 3.000 clientes em todo o Brasil. Entre eles estão integradores, instaladores, revendas no mercado de Tecnologia da Informação (TI) e grandes empresas de diversos segmentos. 

Em 1998, 1999 e 2000, esteve presente entre as 200 maiores empresas de tecnologia do Brasil na classificação da revista Info Exame. Em 1999, foi a 4ª empresa brasileira em excelência empresarial, no segmento de redes locais da mesma publicação. Em 1999 e 2000, esteve entre as 250 maiores do Anuário de Informática 2000, da revista Informática Hoje (da editora Plano Editorial). Em 2000, recebeu o prêmio Master Tecnologia, do Instituto de Estudos e Pesquisa da Qualidade.