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Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 06/28/01 10:36:46
Reviravolta no mercado de acesso ATM 

A Rad Data Communications anunciou uma grande expansão do desenvolvimento e na mercadologia de seus produtos de acesso ATM (modo de transferência assíncrono), prevendo um crescimento de vendas de até 60% ainda este ano. O anúncio segue-se ao fechamento pela Cisco de sua divisão de acesso ATM em Israel (criada pela aquisição da Hynex) e o encerramento pela Lucent de sua linha de produtos PSAX 600 (baseada na linha anterior de produtos Sahara), além do encerramento pela Nortel de suas operações com soluções de acesso (com base
na linha anterior de produtos Sonoma). Esses três eventos deixaram a Rad na liderança em acesso ATM, e, em particular, na arena de equipamentos inteligentes para a instalação na premissa do usuário (customer location equipments).

"Ao contrário da Cisco, Lucent e Nortel, que vão concentrar o negócio principal integralmente no backbone, a Rad continuará se concentrando exclusivamente em acesso e vai se beneficiar da nova situação para consolidar uma liderança folgada no segmento", afirma John Columban Hoe, diretor da empresa no Brasil.

Ano importante - A decisão da Rad de aumentar sua presença no mercado de ATM acontece após um exercício que representou um marco para os negócios da empresa no nicho de equipamentos CLE. Ao longo de 2000, o carro-chefe dessa empresa em acesso ATM – família de dispositivos ACE – apresentou um crescimento de vendas considerado espetacular, com salto de 390% em relação a exercício anterior.

A família ACE compreende equipamentos escaláveis de acesso ATM promovendo o tráfego de TDM, IP, LAN e ATM em redes de banda larga ATM. Grandes operadoras Internacionais como France Telecom, British Telecom, Deutsche Telecom e Japan Telecom estabeleceram como padrão as soluções e a tecnologia dos produtos ATM dessa empresa.

"A sobrecarga de tráfego IP e os grandes atrasos encontrados pelas empresas de telecomunicações em todo mundo tornaram o ATM a solução preferida tanto para hoje quanto para o futuro próximo", afirma Hoe. "E, apesar da desaceleração global no mercado de telecomunicações, a Rad está confiante, numa previsão cautelosa, em que as vendas de seus produtos ATM aumentarão em mais 50% a 60% ainda este ano".

Em resposta à previsão de altas, a Rad está acelerando o passo no desenvolvimento de produtos ATM. A família ACE em breve será ampliada, com a introdução da unidade de terminação ACE-50 ATM-Aware Network Termination. Desenvolvido com a consultoria de uma das principais operadoras da Europa, o ACE-50 é projetado para definir pontos demarcadores gerenciáveis entre redes ATM públicas e privadas.

Além disso, a empresa planeja acrescentar funções e capacidades visando a novas aplicações - como suporte STM-4, funcionalidade aprimorada IP/LAN e pontes com base em VLAN - à família ACE, em cooperação estreita com as principais operadoras do mundo.

Sua estratégia de mercado também está sendo ampliada para incluir novos mercados adicionais, com ênfase especial no mercado celular. A família ACE está agora sendo apresentada às operadoras de celulares que buscam otimizar o gerenciamento ao mesmo tempo que reduzem os custos de investimento em novos equipamentos e custos com linhas alugadas. "A família ACE oferece a emulação de circuito necessária para conectar tráfego GSM baseado em TDM em ATM, e é, portanto, uma solução ideal para co-locação de transporte celular de segunda e terceira gerações", conclui Columban Hoe.

A empresa - Fundada em 1981, a empresa privada Rad Data Communications integra o Grupo Rad, avaliado em US$ 600 milhões, especializado em soluções de produtos para redes, e vem se destacando como grande fabricante de equipamentos de acesso de alta velocidade para aplicações de comunicações de dados e telecomunicações. Essas soluções atendem às necessidades de acesso por voz e dados das prestadoras de serviços, operadoras novas e já em atividade, e redes empresariais, reduzindo os custos de investimento em infra-estrutura ao mesmo tempo que alavanca a competitividade e lucratividade.

A base instalada da empresa excede 4 milhões de unidades e inclui mais de 150 operadoras em todo o mundo. Esses clientes têm o apoio de 18 escritórios da Rad e mais de 200 distribuidores em 109 países. No mundo todo, as vendas chegaram a US$ 200 milhões em 2000.