Reviravolta no mercado de acesso
ATM
A Rad
Data Communications anunciou uma grande expansão do desenvolvimento
e na mercadologia de seus produtos de acesso ATM (modo de transferência
assíncrono), prevendo um crescimento de vendas de até 60%
ainda este ano. O anúncio segue-se ao fechamento pela Cisco de sua
divisão de acesso ATM em Israel (criada pela aquisição
da Hynex) e o encerramento pela Lucent de sua linha de produtos
PSAX 600 (baseada na linha anterior de produtos Sahara), além do
encerramento pela Nortel de suas operações com soluções
de acesso (com base
na linha anterior de produtos Sonoma).
Esses três eventos deixaram a Rad na liderança em acesso ATM,
e, em particular, na arena de equipamentos inteligentes para a instalação
na premissa do usuário (customer location equipments).
"Ao contrário da Cisco, Lucent
e Nortel, que vão concentrar o negócio principal integralmente
no backbone, a Rad continuará se concentrando exclusivamente
em acesso e vai se beneficiar da nova situação para consolidar
uma liderança folgada no segmento", afirma John Columban Hoe, diretor
da empresa no Brasil.
Ano importante - A decisão
da Rad de aumentar sua presença no mercado de ATM acontece após
um exercício que representou um marco para os negócios da
empresa no nicho de equipamentos CLE. Ao longo de 2000, o carro-chefe dessa
empresa em acesso ATM – família de dispositivos ACE – apresentou
um crescimento de vendas considerado espetacular, com salto de 390% em
relação a exercício anterior.
A família ACE compreende equipamentos
escaláveis de acesso ATM promovendo o tráfego de TDM, IP,
LAN e ATM em redes de banda larga ATM. Grandes operadoras Internacionais
como France Telecom, British Telecom, Deutsche Telecom e Japan Telecom
estabeleceram como padrão as soluções e a tecnologia
dos produtos ATM dessa empresa.
"A sobrecarga de tráfego IP
e os grandes atrasos encontrados pelas empresas de telecomunicações
em todo mundo tornaram o ATM a solução preferida tanto para
hoje quanto para o futuro próximo", afirma Hoe. "E, apesar da desaceleração
global no mercado de telecomunicações, a Rad está
confiante, numa previsão cautelosa, em que as vendas de seus produtos
ATM aumentarão em mais 50% a 60% ainda este ano".
Em resposta à previsão
de altas, a Rad está acelerando o passo no desenvolvimento de produtos
ATM. A família ACE em breve será ampliada, com a introdução
da unidade de terminação ACE-50 ATM-Aware Network Termination.
Desenvolvido com a consultoria de uma das principais operadoras da Europa,
o ACE-50 é projetado para definir pontos demarcadores gerenciáveis
entre redes ATM públicas e privadas.
Além disso, a empresa planeja
acrescentar funções e capacidades visando a novas aplicações
- como suporte STM-4, funcionalidade aprimorada IP/LAN e pontes com base
em VLAN - à família ACE, em cooperação estreita
com as principais operadoras do mundo.
Sua estratégia de mercado
também está sendo ampliada para incluir novos mercados adicionais,
com ênfase especial no mercado celular. A família ACE está
agora sendo apresentada às operadoras de celulares que buscam otimizar
o gerenciamento ao mesmo tempo que reduzem os custos de investimento em
novos equipamentos e custos com linhas alugadas. "A família ACE
oferece a emulação de circuito necessária para conectar
tráfego GSM baseado em TDM em ATM, e é, portanto, uma solução
ideal para co-locação de transporte celular de segunda e
terceira gerações", conclui Columban Hoe.
A empresa - Fundada em 1981,
a empresa privada Rad Data Communications integra
o Grupo Rad, avaliado em US$ 600 milhões, especializado em soluções
de produtos para redes, e vem se destacando como grande fabricante de equipamentos
de acesso de alta velocidade para aplicações de comunicações
de dados e telecomunicações. Essas soluções
atendem às necessidades de acesso por voz e dados das prestadoras
de serviços, operadoras novas e já em atividade, e redes
empresariais, reduzindo os custos de investimento em infra-estrutura ao
mesmo tempo que alavanca a competitividade e lucratividade.
A base instalada da empresa excede
4 milhões de unidades e inclui mais de 150 operadoras em todo o
mundo. Esses clientes têm o apoio de 18 escritórios da Rad
e mais de 200 distribuidores em 109 países. No mundo todo, as vendas
chegaram a US$ 200 milhões em 2000. |