Software reduz preço
de remédios
Desde
4/2001, os produtos comercializados pela Rimed, distribuidora atuante no
setor médico-hospitalar, estão, em média, 10% mais
baratos. A redução foi possível graças à
implantação de um programa de computador exclusivo que calcula
o preço do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias
e Serviços (ICMS) do produto de acordo com o destino (região).
A Rimed comercializa mais de 6 mil itens.
Antes, o imposto era cobrado sobre
a alíquota de 18% praticada no Estado de São Paulo, a mais
alta do Brasil. Em Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande
do Sul e Santa Catarina, a alíquota vigente é de 12%. Na
região Nordeste e demais estados é de apenas 7%. De acordo
com Ari Pereira Martins, diretor-administrativo da Rimed, os preços
da empresa, que já eram um dos melhores do mercado, passam a ser
ainda mais competitivos e acaba com uma certa relutância por parte
dos clientes de outros estados por causa da alíquota alta do imposto.
"Os preços diminuíram significativamente. Agora existe uma
administração eficiente nos cálculos do ICMS por regiões."
16 preços - Para mostrar
a complexidade dos cálculos e a importância do software,
Martins lembra que um único produto chega a ter 16 preços
diferentes, variando de acordo com o tipo de cliente (revendedor, consumidor,
hospitais) e a região do País. "Se o cliente é um
hospital, portanto isento do ICMS, concedemos um outro tipo de benefício".
A implantação do Sistema
Rimed para Vendas com Diferencial de ICMS por Regiões é resultado
de vários meses de estudos e investimento em software, desenvolvido
pelo setor de informática da Rimed. O ICMS é a principal
fonte de recursos dos Estados. Em São Paulo, responde por cerca
de 95% da arrecadação. O imposto deve render ao governo do
Estado de São Paulo algo em torno de R$ 24 bilhões este ano.
A União tem proposta de centralizar a legislação do
ICMS. Com isso, a tarifa passaria a ser unificada. A Secretaria da Fazenda
do governo paulista acredita que a idéia colocaria em risco o equilíbrio
orçamentário e o cumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal.
Além dos diversos clientes
em todo o Brasil, a Rimed tem cinco lojas franqueadas (quatro no Estado
de São Paulo e uma no Paraná) e uma rede de cinco lojas próprias.
A empresa também conta com o Centro de Distribuição,
que tem estrutura para atender de Norte a Sul do Brasil, otimizando as
entregas e diminuindo os custos operacionais e do serviço. Em 2000,
a Rimed investiu pesado em novos segmentos de negócios e em melhorias
internas, que devem ser os grandes responsáveis pelo faturamento
de R$ 67,5 milhões previsto para 2001, o que significa uma expectativa
de crescimento de 35%. |