Clique aqui para voltar à página inicial  http://www.novomilenio.inf.br/ano01/0106d017.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 06/27/01 21:26:40
Software reduz preço de remédios 

Desde 4/2001, os produtos comercializados pela Rimed, distribuidora atuante no setor médico-hospitalar, estão, em média, 10% mais baratos. A redução foi possível graças à implantação de um programa de computador exclusivo que calcula o preço do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) do produto de acordo com o destino (região). A Rimed comercializa mais de 6 mil itens.

Antes, o imposto era cobrado sobre a alíquota de 18% praticada no Estado de São Paulo, a mais alta do Brasil. Em Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Santa Catarina, a alíquota vigente é de 12%. Na região Nordeste e demais estados é de apenas 7%. De acordo com Ari Pereira Martins, diretor-administrativo da Rimed, os preços da empresa, que já eram um dos melhores do mercado, passam a ser ainda mais competitivos e acaba com uma certa relutância por parte dos clientes de outros estados por causa da alíquota alta do imposto. "Os preços diminuíram significativamente. Agora existe uma administração eficiente nos cálculos do ICMS por regiões."

16 preços - Para mostrar a complexidade dos cálculos e a importância do software, Martins lembra que um único produto chega a ter 16 preços diferentes, variando de acordo com o tipo de cliente (revendedor, consumidor, hospitais) e a região do País. "Se o cliente é um hospital, portanto isento do ICMS, concedemos um outro tipo de benefício". 

A implantação do Sistema Rimed para Vendas com Diferencial de ICMS por Regiões é resultado de vários meses de estudos e investimento em software, desenvolvido pelo setor de informática da Rimed. O ICMS é a principal fonte de recursos dos Estados. Em São Paulo, responde por cerca de 95% da arrecadação. O imposto deve render ao governo do Estado de São Paulo algo em torno de R$ 24 bilhões este ano. A União tem proposta de centralizar a legislação do ICMS. Com isso, a tarifa passaria a ser unificada. A Secretaria da Fazenda do governo paulista acredita que a idéia colocaria em risco o equilíbrio orçamentário e o cumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal. 

Além dos diversos clientes em todo o Brasil, a Rimed tem cinco lojas franqueadas (quatro no Estado de São Paulo e uma no Paraná) e uma rede de cinco lojas próprias. A empresa também conta com o Centro de Distribuição, que tem estrutura para atender de Norte a Sul do Brasil, otimizando as entregas e diminuindo os custos operacionais e do serviço. Em 2000, a Rimed investiu pesado em novos segmentos de negócios e em melhorias internas, que devem ser os grandes responsáveis pelo faturamento de R$ 67,5 milhões previsto para 2001, o que significa uma expectativa de crescimento de 35%.